segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Breve resumo do Pentecostalismo no Brasil e o Legado para a Geração Atual

 




Por Carlos Junior



Sobre o Pentecostalismo Clássico No Brasil:

Desde a chegada dos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, a expansão do Pentecostalismo clássico cresceu territorialmente. Logo depois outras denominações evangélicas "Pentecostais" surgiriam no Brasil. No início do Movimento pentecostal, muitas coisas aconteceram, tais como:

  • Dia 18 de Junho de 1911, com 18 pessoas presentes mais Vingren e Berg, nasceu, na casa de Celina Albuquerque, a Missão de Fé Apostólica, que, em 11 de janeiro 1918, foi registada oficialmente como SOCIEDADE EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS. 
  • A Expansão territorial do Pentecostalismo No Brasil, alcançando os Estados do Brasil. 
  • Fundação do Jornais (Boa Semente, O Som Alegre, Mensageiro da Paz), criaram as lições Bíblicas para Escola Dominical, editaram os primeiros hinários, publicaram livros e folhetos evangelísticos e em 1940 fundaram a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
  • Há registros históricos, segundo consta na revista DEFESA DA FÉ edição especial (revista número 5), página 115, que: “Em 1923. Gunnar Vingren, um dos maiores fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, fora informado de que certo movimento pentecostal começava a alastrar-se por Santa Catarina. Sem perda de tempo Vingren deixou Belém do Pará, berço do pentecostalismo brasileiro, e embarcou para o Sul. No endereço indicado, veio ele a constatar: ‘Não se tratava de pentecostes, mas feitiçaria e baixo espiritismo”.
  • Seminários Teológicos surgiram ao longo da História do Pentecostalismo No Brasil, dentre eles, o mais conhecido (IBAD).

Como o passar do tempo, a imagem do Pentecostalismo No Brasil foi preservada por alguns e menosprezadas por outros, práticas deturpadas e antibíblicas à exemplo do "re-té-té", outras práticas surgiram no intitulado (movimento pentecostal atual). Dentre ele citamos, campanhas de prosperidade, quebra de maldição, A letra mata, modismos, elementos judaicos nas liturgias, unção do riso e outras bizarrices neopentecostais. Os cânticos da harpa foram trocados pelos louvores antropocêntricos, as pregações não são mais bíblicas, trocaram a expressão bíblica " Seja feita tua vontade" pelo EU DECRETO, RECEBA AGORA!, TA AMARRADO.....

Dentre muitos erros e distinções que surgiram no Pentecostalismo, venho dizer que ainda existe homens e mulheres de Deus, que prezam pela doutrina, ortodoxia, credo e visão bíblica.  Chamamos de Pentecostal " Clássico", devido ao fato de que, ainda obedecemos às escrituras e combatemos os erros e heresias que estão neste século!!  Que vivamos um evangelho genuíno e fervoroso no Espírito Santo.

A Situação do Pentecostalismo atual

Não defendo o Pentecostalismo por si só (placa), mas pela história e legado. Se estamos falando de VERDADEIRO PENTECOSTALISMO, devemos ser transparentes em tudo, quando começou e onde terminará.  Começamos com a Bíblia, em Atos 2, seguidos dos avivamentos da história da Igreja, em Azusa, e até a terras de Belém do Pará. Não obstante estamos presenciando os mais diversos ventos de doutrinas e modismo, o pentecostalismo em si não só ficou em Atos 2 ou no fechamento do Cânon do Novo testamento, ele permanece até o dia do arrebatamento. O grande problema é que algumas denominações foram influenciadas pelas Igrejas Americanas e alguns líderes, hoje estamos lutando para trazer novamente a herança pentecostal clássica nos dias atuais. 

A Reforma Protestante foi fundamental para nós, pentecostais, só que não nascemos de lá, cada grupo cristão ou denominacional, que professa uma fé ortodoxa foram nascidos pela Palavra de Deus, a diferença é, que, em cada época nasce uma confissão, credo e declarações de fé, em anos distintos, sendo assim cada uma originada pela Bíblia. Hoje estamos no século 21, onde vimos e veremos mais coisas acontecerem no que tange ao pentecostalismo, as novas gerações de pentecostais estão em toda parte, que Deus levante homens e mulheres com a finalidade de anunciar o verdadeiro pentecostalismo, tendo a Bíblia com a única regra de fé e conduta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário