quinta-feira, 3 de março de 2022

5 Dicas para você ler a Bíblia de maneira piedosa



Ler a Bíblia é um dever de todo cristão que professa fé em Cristo Jesus. É impossível alguém se manter firme na fé, sem ler a Palavra de Deus, uma das características de quem foi alcançado pela graça é o seu prazer em alimenta-se das Sagradas Escrituras e colocá-la em prática no seu cotidiano. Em vista disso, vamos analisar cinco dicas para você ler a Bíblia piedosamente.

1. O que o texto está ensinando sobre o Deus trino

Entender o que o texto ensina sobre o Deus trino. Cada trecho da Bíblia que lemos nos ensinar sobre Deus e seus atributos. Por exemplo, quando você ler sobre as pragas que Deus enviou sobre o Egito. Aprendemos sobre um Deus poderoso que derrotou os deuses egípcios, operou milagres e mostrou sua justiça. Quando lemos sobre Deus tirando água da rocha, dando o Maná para o povo se alimentar, e fazendo com que a roupa do povo não desgastasse por quarenta anos, nos ensina o cuidado Deus por nós.

Quando você ler os textos bíblicos nessa direção, terá um entendimento mais aprofundado sobre Deus e seus atributos.

2. Quais exortações de Deus o texto apresenta

Segundo, ler o texto bíblico e verificar as exortações nelas contidas. Realizando perguntas como: o que esse texto está me ensinando sobre a prática de boas obras? Quais conselhos para uma vida de santidade essa passagem está me estimulando? Será que estou andando conforme os conselhos que o texto está apresentando?

Fazendo isso, você não apenas estará lendo as Escrituras, como procurando também viver na prática os ensinos bíblicos.

3. Quais bênçãos Deus promete 

Terceiro, analisar quais bênçãos Deus promete por atos de obediência. Um dos textos que podemos perceber isso, é no texto de Deuteronômio 28, Deus promete benção e maldição para o povo de Israel. Cada capitulo que você ler na Bíblia, perceba nela quais benção Deus concede por atos de obediência; paciência; misericórdia; socorro aos pobres; as bem-aventuranças bíblicas; zelo no serviço de Deus; fé e confiança em Deus.

Assim, a Bíblia não vai apenas ser um livro como os demais, mas um livro que vai te deixar mais próximo do Criador.

4. Leia a Bíblia com reverência

Quarto, leia a Bíblia com reverência como se Deus estivesse do seu lado falando as palavras do texto em que leu. Assim, as Escrituras Sagradas não serão apenas palavras ao seu coração e mente, mas a palavra do próprio Deus ditas pessoalmente a você! 

O objetivo disso, é leva-lo a prática da piedade e ter mais temor diante da Palavra de Deus.

5. Aplique as verdades da Palavra de Deus

Por último, aplique as verdades da Escritura ao seu coração. Não leia a Bíblia apenas como narrativas históricas, “porque tudo o que foi escrito nas Escrituras foi escrito para o nosso ensino” (Rm 15:4). Lembre-se, “toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3:16,17).

Ao aplicar a Palavra de Deus ao seu coração tenha esses dois objetivos: confirmar a sua fé e aumentar o seu arrependimento.

Conclusão

Essas, sãos às cinco dicas que farão você ler as Escrituras piedosamente. Lembre-se que a sua vida é curta, faça bom uso do seu tempo porque um dia prestaremos conta diante do Senhor, pois somos mordomos de Deus. Quanto tempo você dedica a leitura da Bíblia? Não deixe que no dia do juízo as suas redes sociais e séries condene você por falta de tempos para ler as Escrituras.

 

Sidney Muniz


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário