sábado, 2 de abril de 2022

Comentário Bíblico Mensal: Abril/2022 - Capítulo 1 - Sofonias - Profeta de Excelência do Deus Vivo

 




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Sofonias 1.1-6

1. Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.

2. Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor.

3. Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o Senhor.

4. E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o nome dos sacerdotes dos ídolos, juntamente com os sacerdotes;

5. E os que sobre os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor, e juram por Milcom;

6. E os que deixam de andar em seguimento do Senhor, e os que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele.


Momento Interação

O estudo no Livro de Sofonias pode também ajudar os alunos a se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, que também é chamada de “O Dia do Senhor”. Os alunos vão aprender que, se eles se prepararem para a Segunda Vinda, arrependendo-se de seus pecados e voltando-se para Jesus Cristo, vão ter paz nesta vida e poderão esperar com alegria a Segunda Vinda. Ao estudarmos Livro do Profeta Sofonias, iremos aprender que não precisa seguir os costumes errados da sociedade em que vivem e que podemos buscar ao Senhor a despeito do que outros a sua volta escolham fazer. O comentarista deste mês é Leonardo Morais Pereira. Escritor, articulista, professor de teologia e de estudos bíblicos e editor do Ministério Evangelho Avivado. Que o Senhor Deus vos abençoe no prosseguimento dos estudos sobre o Profeta Sofonias.

Introdução

Durante o mês de Abril de 2022, estudaremos a respeito do Livro do Profeta Sofonias. Este arauto divino possui uma mensagem clara e bastante atual para o nosso tempo, sobretudo para a Igreja do Senhor Jesus Cristo: Exortação ao arrependimento, mudança de vida e de conduta, e também, prenúncios acerca da Segunda Vinda do Filho do Homem. Ainda que em um conteúdo profético, sua mensagem não pode ser ignorada, muito menos relativizada. A medida em que decorrermos os nossos estudos no livro do profeta que leva o seu nome, seremos poderosamente abençoados pela sua mensagem, bem como também capacitados à conhecermos cada vez mais ao Senhor, e nos prepararmos para os eventos futuros. No estudo desta semana, faremos um introdução a respeito do profeta Sofonias e da sua mensagem profética, tão preciosa e vital para os nossos dias.

I. O Profeta Sofonias

Antes de conhecermos a sua mensagem na obra profética, é-nos necessários conhecermos  a vida e o ministério do profeta Sofonias. À semelhança de muitos profetas do Antigo Testamento, o mensageiro do Senhor possui características que são bastantes sublime, de maneira que o possamos conhecê-lo profundamente. Muito da sua obra e do seu ministério revela o seu modo de viver, especialmente no que concerne ao seu ministério para com o Senhor. Busquemos conhecer ainda mais a vida e o ministério do profeta Sofonias.

1. O Nome do Profeta Sofonias. De acordo com o Pequeno Dicionário Bíblico de Orlando Boyer, o nome Sofonias tem por seu significado "Deus escondeu-se". O interessante é que o Criador do Universo e de Todas as Coisas contrasta o significado do profeta e do seu ministério com o seu nome. Sofonias será um dos maiores profetas da nação de Israel em evidência de modo a transmitir as nações, tanto em Israel quanto às estrangeiras, a poderosa Palavra do Senhor de maneira íntegra e fiel. O arauto do Senhor mostra uma modo peculiar de vida que se difere em muito do seu nome e de seu significado. Encontramos também outras referências do nome de Sofonias em outras passagens bíblicas das Escrituras Sagradas (cf. Jr 21.1; 2 Rs 25.18; 1 Cr 6.36; Zc 6.10,14).

2. A Vida do Profeta Sofonias. A conduta e o ministério profético de Sofonias provém de um tempo no período do reinado do rei Josias. De acordo como o decorrer do livro que leva o seu nome, Sofonias poderia ter sido um dos profetas que desencadearam um poderoso avivamento espiritual na nação de Israel. A temática profética de Sofonias não era somente de avivamento, mas também de arrependimento, confissão de pecados e conversão ao Deus Vivo e Poderoso de Abraão, de Isaque e Jacó (Sf 1.7-10; 14-16). Sofonias vivia para o ministério profético e devotava a sua vida a levar ao povo a mensagem divina. Para Sofonias, viver em prol da obra do Senhor era o alvo magno da sua vida.

3. Características do Profeta Sofonias. Assim como eram os profetas do Antigo Testamento, reconhecidos e autenticados por Deus, Sofonias era um autêntico profeta de Jeová. Uma grande questão que o diferenciava era a sua linhagem com a monarquia, sobretudo a de Judá. Sofonias era trineto do rei Ezequias (Sf 1.1), o qiue significa que ele era também parente do rei Josias (641-609 a.C.). Pela reflexão que fazemos do livro que leva o seu nome, Sofonias demonstra bastante objetividade pela sua forma de transmitir a mensagem divina, tanto no seu modo de falar quanto pelo seu modo de escrever. Também demonstra grande coragem e ousadia quando cumpre o seu ministério profético (Sf 1.14-17). O ministério de Sofonias é de aproximadamente entre 635-625 a.C., que o faz ser contemporâneo do profeta Jeremias.

II. Data, Autoria e Local do Livro

Conhecer a data, a autoria e a localidade em que uma das obras das Escrituras Sagradas estão inseridas é muito importante, pois nos leva à uma melhor compreensão dos textos bíblicos em sua época, bem como a sua relevância para os tempos atuais. Assim, seremos capacitados à conhecermos a Palavra do Senhor de maneira ampla, eficaz e estritamente edificante para todo o povo de Deus. Por isso, todo o contexto da sua época, data e autoria, são necessários para o nosso presente tempo na continuidade no estudo da Palavra de Deus.

1. A Data da Obra Profética. Assim como consideramos a sua obra em sua introdução (Sf 1.1), o autor data a sua obra no período do rei Josias (604-609 a.C.). No entanto, elementos encontrados neste livro indicam com clareza que o ministério profético iniciou-se em um período anterior às reformas de Josias em Judá (Sf 1.4-6; 3.1-7).

2. A Autoria da Obra Profética. Como é o caso nos escritos de todos os Doze Profetas Menores, essa profecia leva o nome de seu autor Sofonias (Sf 2.3). Sendo parente distante do rei Ezequas (715-868 a.C.) e também do rei Josias, isto faz de Sofonias um profeta palaciano, ou seja, um arauto do Senhor com descendência da linhagem real de Judá. Sua autoridade é amplamente aceita pelos pesquisadores e estudiosos da Palavra de Deus e a sua linhagem autentifica ainda mais a autoria desta belíssima e impactante obra profética.

3. A Localidade da Escrita da Obra Profética. No capítiulo 1 do Livro de Sofonias, o próprio profeta revela muitas informações importantes para o conhecimento da sua obra: "Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá" (Sf 1.1). A mensagem de Sofonias foi provavelmente escrita em Judá, palco dos eventos aonde ocorreram as reformas de Judá no período do rei Josias. Durante o período antes e depois das reformas, Sofonias descreveu com detalhes e pela plena vontade divina, a mensagem profética.

III. O Contexto do Tempo de Sofonias

Sofonias escreveu e profetizou em um período de forte idolatria e incredulidade tanto em Israel quanto para as nações estrangeiras. Naquele período de profunda escuridão moral e espiritual, o Senhor levanta um valente profeta para trazer a mensagem divina as nações daquele tempo. No entanto, a mensagem do profeta transpassou as fronteiras do tempo, chegando à nós como uma exortação e consolação em tempos tão difíceis em que vivemos. O contexto do tempo de Sofonias ajuda-nos à obtermos um entendimento melhor desta magnífica obra profética.

1. O Contexto de Israel na época de Sofonias. A decadente ruína dos Assírios em virtude do grande desenvolvimento militar e expansionista dos babilônios pelo mundo da época, indicava grandes sinais da independência de Judá perante Nínive (capital da Assíria), o que lhes conduzira à uma período de profundas transformações sociais (costumes da nação), morais (retorno do povo à Lei de Deus), e espirituais (o compromisso de Judá para com o Senhor). Com a chegada de Josias ao trono, os judeus uma vez mais, teriam um grande período de reformas desde o período do rei Ezequias. Podemos então compreender que à luz do período de Judá e do contexto bíblico de Sofonias, que o Altíssimo sabiamente estava preparando o cenário para um grande período de exortação com o seu povo e também com as nações estrangeiras.

2. O Contexto das Nações Estrangeiras na época de Sofonias. Conforme dito anteriormente, na época em que se passa o Livro de Sofonias, a Assíria estava perdendo o seu poder para a chegada do Império Babilônico. Isto foi um grande sinal de Deus para o seu povo, visto que Judá estava ganhando uma liberdade (independência) para que houvesse naquela região, um desenvolvimento e amadurecimento como nação que antes, pelo domínio dos Assírios, não era possível ocorrer. No entanto, as nações ainda estavam aderindo às idolatrias aos deuses falsos, com rituais pagãos e sacrifícios ilícitos dos quais o Senhor abomina. Deus também estava preparando nesta época Sofonias para transmitir mensagens para estas nações como forma de repreensão e exortação.

IV. A Mensagem do Profeta Sofonias

O Livro de Sofonias possui apenas três capítulos. Apesar de ser um livro pequeno, possui nesta mensagem profética ensinamentos grandiosos e necessários para os nossos dias. Ao meditarmos nesta obra, o profeta inspirando pelo Espírito Santo (2 Pe 1.21) conduz-nos à uma importante reflexão: nos conscientizarmos que o Senhor está sempre presente e que em breve virá para os seus e com juízo prudente. Este livro permanece tão claro e atual quanto no período em que ele foi escrito.

1. A Necessidade de um Concerto com o Senhor. Sofonias trata bastante em seu livro da temática exortação e concerto. No período em que a sua mensagem profética foi propagada, a nação de Judá e os povos estrangeiros se encontravam em uma completa idolatria e generalizado paganismo, condutas estas as quais o Senhor condena. Sofonias vai tratar em seu livro que é mister que reconheçamos os nossos erros e assim voltemos com humildade e quebrantamento de coração, aos caminhos do Todo-Poderoso.

2. A Consciência da Onipresença de Deus. A Onipresença de Deus é um dos atributos do Criador que permeia por toda a Bíblia Sagrada e no Livro de Sofonias, esta característica divina não é ignorada. O profeta poderosamente usado por Deus detalha com maestria as condições de Judá e das outras nações. Nada passa desapercebido pelo Senhor, nem uma iniquidade sequer. À semelhança dos tempos de Sofonias, Deus continua contemplando os corações dos maus e dos bons, estando sempre ciente do que acontece no mundo e fora dele e por isso, o Senhor continuamente no controle de todas as coisas.

3. O Dia do Senhor está Próximo. A expressão Dia do Senhor é frequentemente utilizada por Sofonias em todo seu livro (Sf 1.7; 2.3; 3.9-20). Esta expressão indica um dia muito próximo, de julgamento, juízo, repreensão, angústia, escuridão, lamento, indignação, desolação e de densas trevas. Um juízo rigoroso iria cair nas nações por não escutarem a voz do Senhor e continuarem com as suas más práticas. Este dia é marcado como um momento de repreensão e correção do Senhor para com os povos. Para os nossos dias, Sofonias assemelha muita a sua mensagem com a do apóstolo Pedro, quando o pescador de homens afirma em sua segunda epístola que "os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios" (2 Pe 3.7).

Conclusão

Neste capítulo conhecemos um pouco sobre o Livro de Sofonias. Certamente assim como os demais livros proféticos, este arauto do Senhor possui em sua obra e em sua mensagem, pérolas de ensinamentos bíblicos para nossas vidas. Sofonias nos ensina que a mensagem do Senhor é fiel, que Ele está sempre presente e em breve irá vir para buscar a sua Igreja e julgará os infiéis. O profeta também nos ensina a estarmos sempre prontos para nos apresentarmos diante do Altíssimo. Fazendo assim, nos manteremos dispostos sempre à cumprir a sua obra com excelência e integridade.


Recomendação de Leitura da Semana: SILVA, Oliveira. Arautos de Deus. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário