quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

10 razões por que as pessoas não conseguem ler a Bíblia hoje em dia


Seja sincero: você lê a Bíblia regularmente? Lê quanto: 1, 2 , 3, 5 vezes por semana? Consegue manter certa regularidade ou passa grandes períodos sem ler sequer um capítulo da Bíblia ou mesmo abrindo-a somente no culto de domingo? O fato é que hoje em dia lemos muito pouco a Palavra de Deus e com pouca regularidade. Mas quais seriam as razões que nos fazem ler tão pouco? Eu listei abaixo as 10 principais porque as pessoas não conseguem ler a Bíblia hoje em dia. É bom identificarmos essas razões para podermos combatê-las. Vamos lá, então!

1) Desorganização de tempo
Um dos fatores que mais pesam hoje em dia para uma pessoa fazer ou deixar de fazer determinada atividade é a organização de seu tempo. Uma pessoa que não é organizada com suas atividades, e que não planeja com sabedoria aquilo que considera importante que aconteça em seu dia, dificilmente conseguirá ler a Bíblia com constância e qualidade.
2) Procrastinação
Procrastinar é ficar adiando a execução de algo. É o famoso “ir empurrando com a barriga”. Amanhã farei, depois farei, daqui a pouco farei. Quando não assumimos uma postura firme na programação e realização de nossas tarefas, acabamos adiando coisas importantes como a leitura da Bíblia. Muitos não leem a Bíblia por causa disso, procrastinam demais e acabam adiando todos os dias seu momento de parar e ler a Bíblia.
3) Um propósito fraco
Um grande fato em nossa vida é que somente damos tudo de si quando achamos que algo é realmente importante para nós. Ou seja, muitos não leem a Bíblia porque, de verdade, ainda não colocaram isso em seu coração como uma coisa realmente importante. Dessa forma seu propósito acaba sendo fraco. É preciso fortalecer o propósito para conseguir ser um leitor assíduo da Bíblia.
4) Começar do jeito errado
Muitas pessoas não leem a Bíblia devido a não terem muita instrução da forma com que devem fazer isso. Acabam começando meio sem rumo e desanimam no caminho. Uma boa forma de fortalecer sua leitura da Bíblia é buscando saber, de acordo com a sua maturidade espiritual, por onde você deve começar e como deve fazer. Por exemplo, não é aconselhável que uma pessoa que acabou de se converter vá logo lendo o Antigo Testamento. O melhor é que essa pessoa começasse lendo os evangelhos, pois são de mais fácil compreensão e contém a essência do que se deve saber em primeiro lugar.
5) Não saber priorizar
Priorização é a mãe da organização das atividades. Isso porque você terá todos os dias centenas de atividades chamando a sua atenção e querendo que você as realize. Quais você vai escolher para fazer parte de seu dia? Aqui entra a priorização! Muitas pessoas não conseguem ler a Bíblia porque priorizam as coisas erradas, porque priorizam atividades supérfluas ao invés do que realmente é importante.
6) Não é cristão verdadeiro
Quando a leitura da Palavra de Deus não faz parte da nossa vida, quando ela não é a nossa prioridade, quando ela é algo que fazemos somente quando dá tempo, devemos parar e pensar se realmente tivemos um encontro verdadeiro com Deus. Pessoas que não são convertidas de verdade costumam não valorizar a Bíblia Sagrada, já os verdadeiros servos de Deus costumam ficar muito mal se não se dedicam a Palavra do Pai.
7) Valoriza mais as dificuldades (pessimismo demais)
O ser humano é pessimista e reclamão por natureza. Muitas pessoas não leem a Bíblia porque valorizam demais o poder das dificuldades. Ou melhor, conferem as dificuldades um poder que elas não têm. E quando conferem poder as dificuldades, elas ficam enormes e vencem a disposição da pessoa. Ou seja, a dificuldade se levanta e massacra o propósito de ler a Bíblia. Precisamos aprender a valorizar mais nossas metas e menos as dificuldades que se levantam. Otimismo é muito melhor que pessimismo.
8) Não é constante
A inconstância é muito poderosa para destruir os bons hábitos. Quando fazemos uma coisa com certa constância ela vira um hábito. É assim, por exemplo, com escovar os dentes, tomar banho, comer, etc. Mas quando somos inconstantes, isso fica complicado. Não criamos hábitos e ai aquela atividade acaba não fazendo parte do nosso dia. Se quisermos ser leitores da Bíblia, precisamos ler todos os dias, ainda que pequenas porções. Isso formará um hábito precioso em nossa rotina diária. Leitores bem sucedidos da Bíblia são constantes nessa tarefa.
9) Estão com uma vida espiritual destruída
Uma coisa que tem muito poder contra nós e nos desmotiva a ler a Bíblia é quando estamos com uma vida espiritual “mais ou menos”, ou seja, estamos em pecado, estamos sem comunhão na obra de Deus, não oramos, não jejuamos, não damos bons testemunhos, etc. Isso tudo nos distancia de Deus e faz com que nosso “fogo” para ler a Bíblia fique fraquinho ou até apagado. Ser frio ou morno não nos ajuda a sermos leitores da Bíblia.
10) Não abre mãos de outras coisas
Não podemos ser ingênuos e achar que a leitura da Bíblia será uma tarefa tão fácil. Teremos com certeza que abrir mão de algumas coisas para encaixar a leitura em nossa rotina. A pergunta é: você está disposto a abrir mão de alguma coisa para encaixar a leitura da Bíblia em seu dia a dia? Pessoas que não querem abrir mão de nada nunca conseguirão ser leitoras assíduas da Bíblia Sagrada. Abra mão das coisas certas para as coisas certas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário