quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O que é salvação pela graça ?



Queremos por meio desse tema, apresentar de forma sucinta o que é salvação pela graça. Iremos mostrar alguns pontos que nos ajudarão na compreensão do assunto.

1. Entender que somos pecadores.

A Bíblia ensina claramente que somos pecadores. Não há nada em nós que Deus olhe e que o impulsione a nos escolhermos. Os textos bíblico ensina que não há um justo, nem um sequer (Rm 3:10), toda nossa justiça são como trapos de imundícias aos olhos dEle (Is 64:6), o homem natural não entende as coisas de Deus (1Co 2:14), o homem está morto em seus delitos e pecados (Ef 2:1), somos filhos da ira (Ef 2:3), nascemos no pecado como disse Davi (Sl 51:4). Como disse Lutero: "Não tenho outro nome, senão o de pecador; pecador é meu nome; pecador, meu sobrenome". 

2. Fomos escolhidos por Ele

Jesus disse aos seus discípulos: “vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós.” (Jo 15:16), não tínhamos condições de escolhermos a Deus, até porque no ponto anterior fica evidente que o pecado nos privou do mesmo. Deus na sua rica misericórdia e graça nos escolheu; Paulo deixa isso claro escrevendo a Timóteo: “que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.” (Tm 1:9) 

Como disse Charles Spurgeon: “Eu creio na doutrina da eleição, porque estou bem certo que, se Deus não me tivesse escolhido, eu nunca O teria escolhido; e tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou caso contrário Ele nunca teria me escolhido depois; e Ele deve ter me eleito por razões desconhecidas por mim, porque eu nunca pude encontrar qualquer razão em mim mesmo pela qual Ele devesse me olhar com especial amor.”

3. Cristo morreu no nosso lugar 

Tínhamos uma dívida alta para com Deus, o homem não tinha como pagar. Jesus na cruz pagou todos os nossos pecados, a ira de Deus foi removida de nossas vidas, agora temos livre acesso para chegar no trono da graça. Quando Deus olhava antes, era somente o pecado que Ele via, mas agora o que o Senhor ver é a justiça de Cristo em nossas vidas.
Veja afirmação de Lutero sobre a morte de Jesus na cruz:

“A morte de Cristo é a morte do pecado, e Sua ressurreição é a vida de justiça, porque através da sua morte Ele fez satisfação pelo pecado, e através da Sua ressurreição, Ele nos trouxe justiça. E assim, sua morte não apenas significa, mas verdadeiramente efetua a remissão do pecado como uma mais suficiente satisfação. E Sua ressurreição não é apenas um sinal ou sacramento da nossa justiça, mas também produz em nós, se cremos, e é também a causa da mesma.”

Podemos entender claramente as palavras de Jesus na cruz, quando disse: “está consumado”.

4. Fomos resgatados pela graça.

As nossas ações antes de conhecer a Jesus era completamente voltada ao pecado, herdamos uma natureza pecaminosa com a queda de nossos pais, Adão e Eva (Rm 5:12), éramos contrários as coisas de Deus completamente. Deus manifestou a sua graça nos trazendo salvação (Tt 2:11) nos tirou de um charco de lodo e pôs os nossos pés na rocha (Sl 40:2), fomos convencidos pelo o Espírito Santo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8), nada disso conseguiremos por nós mesmos, tudo isso foi a graça de Deus, ele venceu todas as nossas insistências. Como disse o A.W Pink: 

“Nenhum pecador jamais foi salvo por entregar seus coração a Deus, não somos salvos por nossa entrega, somos salvos pelo que Deus entregou.” 

5. Seremos sustentados pela graça. 

Filipenses diz: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.”
A partir do momento que fomos resgatados pela graça, também seremos mantidos até o final por Cristo, porque o mesmo não começa uma obra e depois abandona, mas o que Ele começa, Ele termina. Paulo escrevendo a igreja de Roma deixou claro, que nada e absolutamente nada, poderá nos separar do amor de Cristo, e ele faz uma lista: “A tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada.” Nada disso vai nos distanciar de Jesus.

O próprio Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” (Jo 10:27-29).

Conclusão:
Esse foi o nosso pequeno resumo sobre o que é salvação pela graça. As lições práticas aprendidas é que não merecíamos a salvação, fomos resgatados pela graça de Deus, e essa graça vai nos capacitar na nossa caminhada cristã, mesmo muitas das vezes errando, mas a prova que a graça nos alcançou é que vou me arrepender a cada dia dos meus pecados e buscar viver uma vida piedosa para Deus. Certa vez, disse Charles Spurgeon: “a santidade é lado visível da salvação. Não tem como alguém dizer que foi salvo pela graça se ele não busca a santificação, todos que são alcançados pela graça vão buscar a santificação.”


Sidney Muniz     




Nenhum comentário:

Postar um comentário