terça-feira, 7 de março de 2017

Momentos marcantes no final da vida do Apóstolo Paulo - Parte 3 de 6 - A Carência de Necessidades Básicas



 ´´Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério;Também enviei Tíquico a Éfeso; Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos`` (2 Tm 4.11-13).

Nas duas semanas atrás vimos à respeito da segunda e última prisão de Paulo em Roma, e sobre o drama da solidão, que estava passando naquele momento. Mencionei também semana passada que gente precisa de Deus, mas também gente precisa de gente. E exatamente sobre este ponto que trabalharemos nesta semana, dando continuidade sobre os últimos momentos do Apóstolo Paulo na prisão. E falar de necessidades básicas é falar sobre o drama humano. É falar sobre o momento de angústia e tristezas à um nível que só quem passa pelo problema é quem pode contar. Paulo, o apóstolo, na época já idoso perto de sua morte menciona também sobre a carência das necessidades básicas: Um amigo, uma capa, e os materiais de estudo. Vamos ver as 3 necessidades separadamente.
A Carência de um amigo
Embora Lucas, o historiador e o médico amado (Cl 4.14), estava presente com Paulo, ele também queria a companhia de Timóteo e também de mais um escritor de um livro do Novo Testamento: O Evangelista Marcos. Em Atos 15.3-39, Paulo fala para Barnabé, parente de Marcos, que não concordaria em ele voltar para viajar com eles, sendo que  já tinha os abandonado desde a Panfília (At 15.38). E depois de muitos anos, Paulo chama esse garoto para estar com ele nos últimos momentos. Paulo tem disposição de restaurar amizades, de abraçar esse jovem.
A Carência de uma capa
´´Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo....`` (2 Tm 4.13a).
O inverno estava chegando. Fazia muito frio na prisão, e as pessoas saíam de lá leprosas ou para o martírio. Esse foi o motivo de ele ter pedido para Timóteo vir depressa para estar com ele (2 Tm 4.9a). Não podia viajar no inverno e todos nós sabemos que pessoas idosas sentem mais frio do que pessoas velhas. O maior líder do cirstianismo não tinha nem sequer uma capa para se proteger do frio. Era difícil a situação do Apóstolo Paulo. Sem amigos para abraçar e sem capa para se proteger do frio.
A Carência dos Materiais de estudo
´´Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos`` (2 Tm 4.13).
Paulo se sentia solitário. Paulo estava com frio, e mesmo em toda esta situação de drama em sua vida, ele solicita que em casa de Carpo pegasse também os livros e os pergaminhos. Paulo sabia que estava para morrer, mas ele quer ler, ele quer estudar. Tem pessoas que passam a vida toda sem estudar nada. Mas o apóstolo nos dá o grande exemplo de sempre estarmos ativos na obra do Senhor, seja na área do estudo ou seja na área evangelística. Devemos estar sempre ocupados na labuta do Senhor, aconteça o que acontecer.

Que o Senhor Jesus continuamente nos conceda misericoriamente, a sua graça em nossas vidas, para sim, aprendermos estes belos exemplos de um grande apóstolo do Deus Pai, da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário