quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Comentário Bíblico Mensal: Agosto/2017 - Capítulo 1 - O que é a Oração



Introdução

O que é oração? Podemos definir a oração como a respiração da alma, ou até comparar a oração como um combustível de um carro, sabemos que sem o combustível o carro não anda, do mesmo modo não tem como um cristão viver uma vida cristã sem a oração. Podemos definir a oração também como único meio que o cristão tem de falar com Deus, o Senhor tem várias formas de falar com o seu povo, mas nós só tememos uma forma de falar com Deus, que é por meio da oração.
Vejamos como alguns homens de Deus entendia a oração:
"A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem."
Agostinho de Hipona (354-430 d.C)

"Atualmente estou tão ocupado que não posso passar menos de quatro horas por dia na presença de Deus."
Martinho Lutero (1483-1546)

"Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração."
John Bunyan (1628-1688)

"Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar."
Matthew Henry (1662-1714)

"Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme os joelhos vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus."
John Wesley (1703-1791)

"Tenho passado dias e até semanas prostrado ao chão, orando, silenciosamente ou em voz alta."
George Whitefield (1714-1770)


1. O propósito da Oração

A oração tem como seu principal propósito a glória de Deus. Jesus disse aos seus discípulos que se eles perdi-se em seu nome Ele o faria para que o pai fosse glorificado (Jo 14:13). Logo entendemos que a oração não tem o objetivo de engrandecer o homem, mas sim a Deus o criador do universo.
Todos aqueles que se aproxima do Senhor por meio da oração deve ter em mente a Sua gloria. 

2. Como devemos orar

A palavra de Deus nos ensina como devemos orar a Deus. E umas das formas que devemos orar é com fé, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11: 6). Jesus nos montes das oliveiras ensinou seus discípulos como se deve orar. Ele mostrou que se deve entrar no quarto (aqui ele estava falando de um lugar privado) e orar ao pai em secreto, isso Jesus estava indo contra orgulho que havia entre os fariseus, eles tinham transformado a oração como um meio de buscar glória para si (6:6). Sempre que nos aproximamos de Deus por meio da oração devemos fazer com humildade, sinceridade e reverencia. 

3. Uma relação intima com o Senhor

A oração podemos dizer e como muitos sabem, é falar com Deus. Sem orar não temos como ter uma relação intima com o próprio Senhor criador dos céus e da terra. A Bíblia mostra claramente que vários homens de Deus tiveram uma relação intima com o nosso Deus por meio da oração, assim devemos ter também e apresentar a Ele todas as nossas petições. Um exemplo de uma intima com Deus foi Jesus na sua oração sacerdotal em João 17.


Nenhum comentário:

Postar um comentário