quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Comentário Bíblico Mensal: Agosto/2017 - Capítulo 5 - Jesus: O Exemplo de Excelência em Oração




Introdução

Temos vários exemplos de orações no decorrer das escrituras. Mas nenhuma delas se compara com as orações de Cristo, ele é nosso maior exemplo nessa área, vamos tratar mais dessa parte nesse capitulo.

1. Jesus - Um homem de Profunda Oração

Sem duvida alguma não teve nenhum homem na Bíblia que foi tão profundo na oração como Jesus. Os discípulos perceberam a profundidade da oração de Cristo que eles chegam até pedir para ensinar eles, com certeza os discípulos percebera uma diferença muito grande na forma que Jesus buscava a Deus. Nos evangelhos a muitos registo de Jesus buscando ao Pai em oração, os autores dos evangelhos descreve Jesus como um homem que buscava de forma intensa a presença de Deus. Em uma ocasião que os discípulos não puderam expulsar um demônio de um homem, Cristo mostrou uma importante lição aos seus discípulos sobre a oração, dizendo que eles não expulsaram por não ter uma vida aprofundada na oração.

2. Jesus nos Ensina a Orar

Por Jesus ter uma vida profunda de oração como falamos anteriormente, isso chama atenção dos discípulos que eles chegam a pedir que Jesus ensine eles a orar. E Cristo ensina um modelo de oração que conhecemos como Pai Nosso, em cada parte dessa oração Cristo nos traz um aprendizado sobre a forma de orar, vejamos a oração do Pai Nosso:
Pai no nosso que esta nos céus, isso nos ensina que a oração deve ser dirigida unicamente ao Pai. Santificado seja teu nome, isso nos diz para adorarmos a Deus e louva-lo. Venha o teu reino, é um lembrete que devemos orar pelo plano de Deus em nossas vidas e no mundo. O pão nosso de cada dia, isso diz quanto as nossas necessidades básicas. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores, aqui nos lembra que devemos confessar os nossos pecados diante de Deus e assim perdoar as pessoas que nos ofenderam. Não nos deixe cair em tentação, isso é um pedido por socorro em alcançar a vitória sobre o pecado e proteção contra o diabo. Esse foi o exemplo de oração que Jesus ensinou os seus discípulos.

3. Jesus mostra seus Exemplo em Oração

Podemos perceber que Jesus não apenas ensinava aos seus discípulos como também fica evidente que ele mostrava tudo isso na prática. Quando foi para o mesmo escolher doze apóstolos passou a noite toda em oração, Jesus se retirava para lugares tranquilo para buscar a Deus em oração, isso fica bem claro nos evangelhos. Encontramos nos evangelhos Jesus orando no Getsêmani onde os discípulos dormiram e não acompanhou o mestre nem se quer uma hora orando, Jesus orou três vezes nessa noite. O exemplo de Cristo influenciou grandemente seus discípulos, podemos perceber isso em Atos dos Apóstolos onde eles se tornaram homens de oração, que possamos seguir o exemplo de Cristo sobre a oração.

4. Jesus Roga pelo Seus Discípulos


No capitulo 17 do livro de João temos a oração sacerdotal de Jesus pelos seus discípulos. Na oração, Jesus roga ao Pai que os discípulos tenham conhecimento de Deus como o único e verdadeiro Deus, como também ora para que eles sejam guardado de todo mal. Uma parte que chama atenção é o fato de Jesus pedir pela santificação do deles, e nos mostra que somente a verdade da palavra do Senhor pode santificar. De fato essa oração de Cristo é uma bela expressão de amor e cuidado pelos seus, Cristo demonstra nessa oração que cumpriu sua missão nessa terra enquanto esteve aqui. Depois da sua morte e ressurreição esta a interceder por todo aquele que crê em Deus. Que possamos aprender com o mestre Jesus Cristo; orar para que as pessoas tenham um conhecimento de Deus, por proteção, unidade e santificação do povo de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário