quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Comentário Bíblico Mensal: Setembro/2017 - Capítulo 2 - O Papel do Marido na Família



Introdução

Qual o papel do marido na estrutura familiar? Como o marido pode cumprir o propósito original de Deus para com sua família? 

O marido recebe de Deus algumas atribuições para a vida familiar. O homem foi designado para ser o cabeça da sua casa cuidando da sua auxiliadora Gn 2:18 e de seus filhos. O marido deve ser o governante e provedor do lar atendendo às necessidades físicas, emocionais e espirituais da família e deve não ser um ditador, mas amar sua esposa e cuidar dela como a parte mais frágil Ef 5:22-33. O marido não deve confundir autoridade com autoritarismo. O senhorio do marido é comparado por Paulo na carta aos Efésios com o senhorio de Cristo que amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. O governo do lar por parte do marido deve ser baseado no amor sacrifical, na abnegação e deve o marido estar sob o senhorio de Cristo para poder ser senhor de seu lar. 
O marido deve ter exata noção de sua responsabilidade no lar e do que Deus requer dele para poder preencher esses requisitos e estar adequado para a vida familiar.

I.  O Marido no Antigo Testamento

Nos tempos do Antigo Testamento, um homem para casar devia provar que estava capacitado para cuidar de um lar. Quando Jacó pediu à Labão sua filha Raquel em casamento, ofereceu a Labão sete anos de serviços em troca da autorização para casar-se com sua filha Gn 28:18. Tal ato mostrava para a sociedade que Jacó estava capacitado para ser um provedor do lar. Que contraste com nossos dias onde os jovens querem casar-se sem ter emprego, sem ter condições de manter uma família e sem sequer terem a intenção de trabalhar! Jackson da Mata explica que o dever do marido no Antigo Testamento era o de conduzir a família em adoração a Deus, estabelecer os princípios elementares, éticos e morais na família, demonstrando integridade e devoção a Deus com caráter plausível. O papel primordial do pai de família era de ser um exemplo na formação do caráter de seus descendentes. Salomão explicou que os pais devem ensinar os filhos no caminho em que devem andar e não o caminho em que devem andar Pv 22:6 mostrando que o pai deve ensinar no caminho e servindo de exemplo e não ensinar o caminho, mas não andar trilhando esse caminho lado a lado com seu filho.
O papel do marido no Antigo Testamento envolvia todas essas funções, além disso ele era o sacerdote do lar guiando esposa e filhos na adoração ao único Deus verdadeiro. 
A sociedade teocrática israelita era muito bem estruturada, não havia casamento homossexual e os filhos cresciam se espelhando no pai como as filhas na mãe. A profissão também era transmitida de pai para filho e cada filho se formava tornando-se um homem que transmitiria os mesmos valores e conhecimentos à próxima geração.

II. O Marido no Novo Testamento

No Novo Testamento vemos Israel não mais em uma nação teocrática, mas governada pelo Império Romano. No que tangia a educação dos filhos, ao relacionamento conjugal e as demais funções no lar o marido era praticamente semelhante ao modelo do Antigo Testamento porque a nação judaica ainda seguia as Escrituras nesse sentido. Nesse tempo a comunidade cristã estava crescendo e agregando valores morais à família, daí surge a expressão "família cristã". 
Os apóstolos deram especial contribuição na agregação dos valores familiares. Paulo explicou que o homem é o chefe da família e responsável por prover as necessidades de seus membros 1 Co 11:3; Ef 5:22--25, Cl 3:19 1 Tm 5:8. O marido deve amar a esposa e cuidar dela como quem cuida de si mesmo, da sua própria carne Ef 5:25, 28, 33 porque ambos são uma só carne Ef 5:31. 
Os pais devem ter equilíbrio no trato com os filhos, não os maltratando, mas aplicando a disciplina na medida certa criando is filhos com todo o respeito e na admoestação do Senhor Ef 6:4, Cl 3:21. 
O papel de marido e pai no Novo Testamento é ampliado pelos ensinos do Senhor por meio de Seus apóstolos. Ricos conselhos aos pais podem ser extraídos das páginas das Escrituras Sagradas. O marido deve planejar o lar com uma boa administração tornando o lar um local de amor, um lugar acolhedor e também uma escola preparatória para seus filhos. 
O marido, embora chegue cansado dos labores diários deve se esforçar para dar atenção à família, deve ser o melhor amigo de sua esposa e filhos. Os casamentos fracassam quando a esposa acha um amigo fora do casamento, quando esse amigo se torna seu "melhor" amigo. A afeição paternal exemplificada no Novo Testamento fará com que os filhos se desenvolvam plenamente em todos os sentidos e a afeição marital fará com que a esposa tenho no marido um conselheiro, um lenitivo que a ajudará nas preocupações diárias. 

No Novo Testamento a função do marido é comparada à de Cristo Ef 5:22-25 e a do pai a do próprio Deus Mt 6:9; Gl 4:6. O marido no Novo Testamento deve espelhar-se na Divindade. 
Em seu livro Pais e Educadores de Alta Performance, o educador Içami Tiba diz na página 20: "É importante que os pais e educadores saibam que a educação em nome do amor passa por quatro fases: Amor dadivoso, amor que ensina, amor que exige e amor que aplica as consequências". Deus é exemplo disciplinando aqueles que ama Hb 12:8; Ap 3:19.
O Novo Testamento ensina que o marido deve espelhar-se em Deus e basear-se nas Escrituras para preencher seus requisitos como marido e pai cumprindo suas funções.

III. O Marido no Séc. XXI

No século atual o marido dispõe de todas as vantagens para exercer seu papel com sabedoria, tendo os exemplos da cultura judaica, dos ensinos e da cultura cristã, além de viver na era da informação, da liberdade de imprensa e de expressão, mas por outro lado se depara com dificuldades contemporâneas como a falta de tempo e a degradação da família pela mídia secular. 
A família sempre foi e será a meta principal de Deus. Em pleno século XXI onde já o amor de quase todos está se esfriando Mt 24:12, os maridos devem conhecer, viver e dar exemplo de amor. Mais do que nunca o marido precisa ser o sacerdote, líder e protetor de seu lar. As influências negativas de nosso século visam destruir a família. As escolas ensinam o ateísmo aberto e declarado, ao passo que na sociedade israelita e na cultura cristã do Velho e Novo Testamentos se ensina a religião nas escolas com ênfase na adoração ao único Deus verdadeiro. Atualmente as escolas sequer aceitam a Bíblia na sala de aula. O marido tem o lar como sua única opção para uma boa educação de seus filhos e deve apoiar a esposa nesse sentido. 

O marido deve tratar sua esposa com gentileza. Reconhecer o que a esposa faz por ele e sempre tomar parte ativa em ajudá-la. 
Evitar as críticas, principalmente as desnecessárias. Reconhecer a importância das pequenas atitudes da esposa. 
Dedicar tempo à sua esposa. 
Transmitir segurança à esposa. 
Fazer o possível para tornar seu lar agradável. 
Nunca usar de ameaças ou violência. 

Procurar saber as coisas que fazem sua esposa feliz e evitar fazer qualquer coisa que a deixe triste.
Solange Lins publicou um artigo chamado Um Visão Diferenciada Para os Casais do Século XXI onde diz que os deveres do esposo são: 

1. Compreender que uma das necessidades básicas da esposa é sentir que tem importância para o marido Ef 5:25.
2. Dar às opiniões da esposa o mesmo valor que dá às suas 1 Pd 3:7.
3. Valorizar os pontos positivos da personalidade da esposa Tg 4:11.
4. Procurar solucionar os problemas em vez de tentar aconselhar a esposa Pv 23:23; Gl 6:23. 
5. Dar à esposa oportunidade e tempo suficiente para expressar suas ideias 1 Co 13:4. 
6. Manifestar sempre o pensamento de que a pessoa dela é a sua complementação Pv 31:28-29.
7. Passar bastante tempo em companhia da esposa, para descobrir o que é importante para ela, aprender a ver as coisas do seu ponto de vista Fp 2:4.
8. Aprender a recusar firmemente convites para atividades e responsabilidades que o afaste do convívio da família, nos momentos em que deve se dedicar à ela Ef 5:16; Sl 90:162. 
9. Definir normas pelas quais os filhos serão disciplinados Ef 6:4; Ml 4:5-6.
10. Se dispor a empregar o tempo que for necessário para estudar com a esposa a preparação para qualquer inovação de importância drástica que for introduzida na família Pv 20:18.
11. Disciplinar os sentimentos e atitudes para com a esposa 1 Ts 4:4.
12. Continuar a desenvolver sua liderança espiritual Ex 20:5.
13. Evitar brincadeiras de mau gosto e zombar da esposa na presença de outras pessoas Ef 4:5.
14. Perdoar as falhas passadas da esposa Mc 11:25. 
15. Reconhecer seus erros e confessá-los honestamente Tg 5:16.
16. Definir bem para a esposa suas responsabilidades básicas como marido 1 Tm 3:5. 

Portanto, o marido só século XXI não deve considerar a Bíblia um livro ultrapassado, mas estudar continuamente e em espírito de oração com toda humildade as sagradas letras que podem torná-lo sábio 2 Tm 3:15 para a salvação sua e de seus familiares. Crendo no Senhor Jesus será salvo ele e sua casa At 16:31. Mesmo em pleno século XXI a Bíblia ainda é o livro mais importante para o marido e, deve ele, considerar esse livro seu livro principal. No século XXI as Escrituras não perderam sua relevância e cabe ao marido governar o lar se baseando nesses princípios da mais alta moral e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário