segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Como ser um Praticante da Palavra de Deus



No livro de Tiago 1:22-24 nos diz: sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Muitas pessoas quando se convertem a Cristo, procuram conhecer mais a palavra de Deus. Compram teologia sistemática, comentários bíblicos e livros que auxiliam no entendimento das escrituras. Isso é bom e não tenho nada contra. O problema diante disso é que, muitas ficam apenas no campo da teoria e deixam a prática de lado.
Tiago ao escrever para o seu destinatário, sabia que a comunidade de irmãos estava passando por tribulações. Diante dessa situação, ensina aos irmãos agirem com toda sabedoria perante esses problemas (Tg 1:2-9). Mas a seguir, ele demonstra aos cristãos daquela época que, mesmo com tantas aflições; eles deveriam colocar em prática a palavra de Deus. Essa é a visão que Tiago irmão de Jesus, passou para os crentes daquela igreja; o valor que há em praticar a palavra de Deus. E nós os cristãos como devemos colocá-la em pratica para o nosso cotidiano? 

1. Devemos nos preparar

O autor ensina que primeiro, deve-se rejeitar toda a imundície e superfluidade de malícia (Tg 1:21). Fica entendido que, devemos nos livrar de tudo que impede de entendermos e obedecermos a palavra de Deus. E o que impede de entendermos são pensamentos impuros, preguiça, falta de concentração e entre outros. Portanto, é necessário que nos livremos disso para que assim venhamos exercer a piedade cristã.
Depois de rejeitar o que nos impede. É de suma importância a oração nessa preparação, e era isso que o Salmista Davi fazia: Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei (Sl 119:18). Davi sabia muito bem que, se Deus não abrisse seu entendimento, jamais ele compreenderia a palavra de Deus. Desse modo, é importante orarmos quando formos ler a Bíblia ou ouvi um sermão, porque se não fizermos isto; jamais teremos o entendimento para que em seguida venha a prática.

2.  Devemos ouvi-la

Tiago instrui os irmãos sobre como eles deveriam acolher a palavra de Deus:
Recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas (Tg 1:21). Quando ouvimos a palavra do Senhor Deus, precisamos recebe-la com toda mansidão, reverência e humildade. Mesmo que ela nos corrija, é nosso dever, nos submetermos totalmente a ela, devemos dá graça por isso porque ela vai nos conduzir para a eternidade.

No Catecismo maior de Westminster na Pergunta 160 diz: Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada?
R: Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito, com a palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas.
Ref.: Lc 8.18; I Pe 2.1,2; Sl 119.18; At 17.11; Hb 4.12; II Ts 2.10; Tg 1.21; At 17.11; I Ts 2.13; Hb 2.1; Dt 6.6-7; Sl 119.11; Lc 8.15.

3.  Depois de ouvi-la devemos praticá-la

Depois de Tiago orientar os irmãos sobre ouvir a palavra de Deus, ele diz: E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:22). Aqui o irmão de Jesus é claro. Não basta ouvir um bom sermão ou ler algo, é necessário que tenhamos a prática daquilo que ouvimos ou lemos. Não devemos cair no mesmo erro dos demônios, porque eles creem em Deus e estremecem (Tg 2:19), eles acreditam na providência divina, veem a glória de Deus, sabem as maravilhas que há no Evangelho e estremecem com a glória de Deus. Todavia, eles não praticam aquilo que contemplam sobre Deus.

Primeiro, para que venhamos praticar a palavra de Deus, é importante que ela venha acompanhada de meditação. Essa foi a recomendação de Deus para Josué: Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás (Js 1:8). Deus mostra para Josué que, sua tarefa seria bem sucedida se o mesmo meditasse no livro sagrado.

Segundo, ter o zelo em obedecer a Deus. Jesus certa vez ensinou que, quem ama a Deus verdadeiramente, são os que guardam os seus mandamentos (Jo 14:23); e quem não guarda é prova que não ama a Deus. Quando nos tornamos meros ouvintes da palavra de Deus, sem nos importarmos com a prática, estamos enganando a nós mesmos; e além do mais, estamos provando que não somos filhos obedientes.

Terceiro, fazendo o uso correto das Escrituras. A Bíblia é comparada há um espelho onde uma pessoa contempla seu rosto natural. Quando olhamos para um espelho, ele nos mostra manchas e defeitos no rosto para que possamos corrigir. Assim, ao olharmos as Escrituras Sagrada, ela nos mostra em qual área estamos errando e nos corrigi para que venhamos arrependermos de nossos pecados. A Bíblia nunca vai nos lisonjear quando tivermos errado, ela sempre vai nos corrigir e mostrar a necessidade de mudança em tal área de nossa vida.

4.  Bem-aventurado os que praticam 

Tiago demonstra o valor de praticarmos a palavra. Agora ele se concentra na bem-aventurança dos que praticam. Ele diz: Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Mais uma vez o autor lembra daqueles que são meros ouvintes, ou seja, daqueles que não fazem caso de praticar as escrituras. Aqui o apóstolo de Cristo diz que aqueles que perseveram na lei da liberdade (escrituras), são os que são bem sucedidos na vida cristã. Os que se concentram em apenas ouvir, não terão progresso espiritual. Jesus disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.

Jesus ao falar sobre os dois fundamentos em Mt 7:24-27, estava ensinando sobre os que praticam e os que apenas ouvem. O que construiu sua casa sobre a rocha (praticante da palavra), veio os ventos e rios e não derrubaram aquela casa. O que não construiu a casa sobre a rocha (ouvinte), veio os ventos e rios e derrubou aquela casa. Desse modo, aprendemos que quando praticamos os ensinos contidos na palavra de Deus, ficamos firmes diante das dificuldades que surgem em nossa vida. E era isto que Tiago queria ensinar aos irmãos que estavam passando por tribulações, eles deveriam se apegar a palavra, porque ela manteria eles firmem como uma rocha.

O Salmo 1:2,3 descreve como são aqueles que obedece a palavra:
Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

Conclusão

Portanto, as lições praticas que podemos tirar para praticar as escrituras são:
Primeiro, devemos nos preparar. E o meio de fazemos isto, é por meio da oração. Na oração é onde confessamos os pecados e pedimos a Deus para tirar tudo aquilo que nos impede de obedecer a Bíblia.
Segundo, devemos ouvir a palavra de Deus com mansidão e sermos grato a ela. Mesmo que ela nos corrija, devemos assim submetermos com humildade a ela.
Terceiro, devemos pôr em pratica seus ensinamentos. Não basta ter apenas o conhecimento, é de suma importância sua prática e é nisso que se baseia a vida cristã.
Quarto, se praticarmos os ensinos da Bíblia, com certeza vamos frutificar e com isso o nome de Deus será glorificado por meio de nossas ações.

Sidney Muniz  

Nenhum comentário:

Postar um comentário