quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2017 - Capítulo 5 - Jesus é a Verdadeira Prosperidade




Comentarista: Leonardo Pereira


Introdução

Prezado estudante da Palavra do Senhor. Chegamos ao final de mais um estudo do Comentário Bíblico Mensal neste mês de Novembro de 2017 com o tema: Conhecendo os fundamentos da Verdadeira Prosperidade. Vimos aqui muitos ensinamentos preciosos em relação à verdadeira prosperidade Bíblica em seus textos e contextos de modo fiel, e cremos que a sua fé foi acrescentada neste estudo. Neste último capítulo deste comentário bíblico, estudaremos sobre a maior prosperidade que há de maior preciosidade: o Senhor Jesus Cristo e os seus ensinos. Estudaremos neste último capítulo, sobre a Solicitude da Vida, sobre o Reino de Deus e sobre a Salvação em Cristo Jesus; temáticas muito importantes e valiosas para entendermos e crermos que Jesus Cristo é a nossa Verdadeira Prosperidade. Ótimos estudos e até o próximo Comentário Bíblico Mensal, se o Senhor assim o permitir.

I. Jesus fala sobre a Solicitude da Vida

Em meados de seu célebre discurso intitulado Sermão do Monte (Mt 5-7; Lc 6.19-49), o Senhor Jesus menciona entre muitas lições, a importância de não sermos apreensivos em nossa vida, sobre o que iremos ter ou se alimentar (Mt 6.25), pois Ele tem cuidado de nós (Mt 6.26-30; 1 Pe 5.7). Vemos que já naquela época, pessoas tem buscado serem apreensivas sobre o amanhã e não vendo o agora. Devemos ouvir e atentar para as palavras do Senhor Jesus Cristo que nos dá segurança, objetivo e um modo certo de se viver: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal"  (Mt 6:31-34). As palavra de Cristo orienta-nos à vivermos de forma controlada e equilibrada, de modo que o temos de confiar plenamente no Senhor Deus.

II. Jesus fala sobre o Reino de Deus

Diversas vezes o Senhor Jesus falou sobre o Reino de Deus em seus ensinamentos. Devemos aqui entendermos separadamente o que é o Reino dos Céus, e o que é Reino de Deus. Reino dos Céus são as regiões celestiais aonde o Pai, os anjos e os salvos se encontram: "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus" (Mt 5.19). Reino de Deus é o Senhor Jesus Cristo em nosso meio presente e atuante de diversas formas, em prol da salvação de muitos: " E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós" (Lc 17:20,21). O Reino de Deus é o próprio Cristo presente enfatizando a Sua obra e mensagem (Mt 3.2). Diversas vezes o Senhor passar para os seus discípulos seus ensinamentos preciosos acerca de quem Ele é, e o que faz. Hoje temos esta graciosa oportunidade concedida à todos nós de ouvirmos e vermos a sua mensagem (Ap 3.20).

III. Jesus nos concede a Salvação

O Senhor Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). É a Luz do Mundo (Jo 8.12). É enfaticamente o cumprimento completo das profecias do Antigo Testamento acerca Dele mesmo (Mt 1.1; Mc 1.1-3; Lc 4.14-21; Jo 1.45-49). Ele em muitas vezes mostrou e demonstrou a sua terna compaixão, sua preocupação pelas pessoas e a sua obra no Calvário, fazendo-se maldição por nós (Gl 3.13). Ele veio para buscar o que estava perdido (Lc 19.8-10), chamar os pecadores ao arrependimento (Mt 9.12,13). Conforme ele mesmo menciona: " E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim" (Mt 11:4-6). Cristo é a única e plena esperança para o homem decaído. Pedro, cheio do Espírito Santo, diz perante à todos no Sinédrio, que somente em Cristo há salvação: " Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At 4:10-12). Somente Jesus Cristo salva, transforma, cura, liberta e restaura o pecador, o trazendo das trevas para a Sua maravilhosa luz (Rm 6.4; 1 Pe 2.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário