segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sugestão de Leitura da Semana: Supercrentes, de Paulo Romeiro




De Leonardo Pereira

Há muito tempo, não somente na mídia, mas também ao longo das igrejas evangélicas brasileiras, temos visto o alvorecer de um novo movimento que tem crescido de forma incrível na nação que é a respeito da doutrina da Teologia da Prosperidade, fruto de raízes parapsicológicas e pensamentos filosóficos na Europa, passando pela América do norte até chegar em terras brasileiras. Durante os anos, várias obras apologéticas¹ tem sido escritas combatendo essa doutrina, seus mentores e suas ideias dentro dessa doutrina de "barganha com Deus" ². Entre estas obras está uma obra em especial do pastor Paulo Romeiro, conhecido pastor brasileiro e conferencista internacional, pela sua apologética esmerada e zelo pela sã doutrina, que estudou e acompanhou de perto a progressão da Teologia da Prosperidade no Brasil. Esta obra é o livro Supercrentes - O evangelho segundo os profetas da prosperidade.
Supercrentes aborda de uma maneira dinâmica e tranquila, diversos assuntos acerca da origem da teologia da prosperidade, o seu desenvolvimento no mundo e aqui no Brasil, seus principais propagadores e os seus ensinamentos. Paulo Romeiro é enfático quanto a dizer que o ensinamento errôneo acerca desta doutrina é um grave erro e deve ser considerado uma heresia devido ao seu ensino e o grande estrago que tem feito não somente nas igreja evangélicas, tanto fora do Brasil, quanto dentro, mas também em muitos lares que foram destruídos por causa da busca pelas benesses desta doutrina.³ É um livro de caráter apologético e doutrinário cujo mostra-nos as reais intenções por detrás de um falso evangelho, visando interesses, lucros, benefício próprio, e não visando somente a glória de Deus. 

O livro Supercrentes não é somente o livro mais do que recomendado nesta semana, quanto necessário e vital  em nossas bibliotecas e em nossas cabeceiras, visando conhecimento acerca do que é errado e certo, dentro da Palavra de Deus , a nossa bússola da vida (Sl 1).


Notas

1. Entre muitas obras acerca do assunto do livro Supercrentes, recomendamos também os livros: Dissidentes da Igreja, de Alan Correia; Apóstolos - A Verdade Bíblica sobre o apostolado, de Augustus Nicodemus Lopes; e Evangélicos em Crise, também de autoria do pastor Paulo Romeiro.

2. Os livros O Evangelho da Prosperidade de Allan B. Pierrat, e O Evangelho da Nova Era de Ricardo Gondim, ambos de 1993, abordam de forma concreta acerca da temática que consta no livro Supercrentes, de Paulo Romeiro.

3. No livro de minha autoria (A Verdadeira Prosperidade Bíblica - Evangelho Avivado - SP, 2017), cito vários exemplos de muitos propagadores acerca da ênfase na Teologia da Prosperidade que tentam de muitas maneiras, dar argumentos bíblicos e teológicos (muitas vezes, fora do seu contexto), em sua maioria esmagadora, visando lucro e arrasando com congregações e muitos lares pelo Brasil afora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário