domingo, 14 de janeiro de 2018

Os Ensinos do Senhor Jesus Cristo em um mundo relativista




Por Leonardo Pereira

O mundo contemporâneo mostra-nos um perigoso preocupar no horizonte da humanidade de acordo como vai caminhando as pessoas nesta era da pós-modernidade (um avanço considerável da tecnologia e da ciência), não somente acerca da nação brasileira, como também de todas as partes, pessoas e culturas do mundo como um todo. A preocupação em sua grande maioria parte sobre a responsabilidade de Seus discípulos legarem os ensinamentos do Senhor Jesus conforme a Sua palavra antes de ser assunto aos céus (Mt 28.19,20; At 1.8). Esta é uma reflexão necessária importante para os nossos dias, visando prepararmos adequadamente as próximas gerações.

Ao longo dos tempos, houve diversos debates e inúmeros concílios eclesiásticos que buscarem estabelecer uma linha amena e equilibrada sobre os ensinamentos de Cristo e sobre o próprio Cristo. Infelizmente houveram os dois lados nesta empasse: os que conseguiram estabelecer uma média doutrinária, e os que fizeram as chamadas divisões teológicas e doutrinárias, dando origens a inúmeras seitas, várias organizações e muitos movimentos diversificados com suas próprias linhas doutrinárias e teológicas.

Com o crescimentos de grandes movimentos, houve por um lado, um momento favorável na ampliação do movimento discipulativo, missionário e evangelístico, como também houve diversas disputas por cargos e poderes dentro de várias organizações evangélicas, o que gerou mais divisões, mais desuniões e mais polêmicas doutrinárias e teológicas. E aqui cabe uma pergunta que hoje se tem feito com forte frequência: e os ensinos de Jesus Cristo? Aonde é que eles ficam em meio a tudo isso?
Esta é a pergunta que nós cristãos devemos responder, de acordo com as palavras do apóstolo Pedro: "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo" (1 Pe 3.15,16). 

O verdadeiro cristão deve sempre buscar meditar na palavra e na oração para que possas ficar firme e preparado acerca de toda e qualquer situação que possa ocorrer em sua vida, tanto de modo teológico, quanto de modo doutrinário, tendo a Bíblia Sagrada sempre como sua primazia, e se atentar com muito cuidado e temor, para as palavra ternas e gloriosas do Senhor e Salvador Jesus Cristo sobre ouvi-lo sempre e cumprir a Sua poderosa vontade: "Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa" (Lc 6.47-49). Neste mundo relativista, que os genuínos ensinos do Senhor Jesus Cristo em Sua palavra venham sempre ser lâmpada para os nossos pés, e luz para os nossos caminhos (Sl 119.105).

Nenhum comentário:

Postar um comentário