quarta-feira, 2 de maio de 2018

A Prisão Escura do Medo em Nossos Dias




Por Leonardo Pereira


O medo virou hoje na sociedade, o grande fantasma da vida de muitas pessoas. Há muitos que estão dominados por este sentimento inquietante, amendrontador e aterrador. O medo aprisionou a mente de muitos, obscureceu os corações de pessoas outrora felizes, hoje encarceradas no mais profundo abismo escuro e frio do medo. Além da ansiedade e das tribulações que campeiam a vida do ser humano, o medo possui muitas facetas, e em diversas ocasiões, muitas delas importunas, traz males as pessoas tanto física, quanto espiritualmente.
As pessoas hoje devido a presente época, nos "tempos trabalhosos" (2 Tm 3.1-5), estão com medo de muitas coisas e de muitas ocaisiões. Podemos aqui listar alguns desses medos que assombram a vida de muitas pessoas.
O medo do desemprego é uma realidade clara como a água em nossos dias. As pessoas estão com medo de um dia terem o que se sustentar suas famílias e a sí mesmo, e no outro dia não terem mais um emprego com o  qual podem trabalhar para obter o seu salário honestamente. 1 E o que dizer da juventude que está saindo das escolas e da faculdade, que dependem de um emprego para auxliarem na sua família e em sua vida?
O medo de sair as ruas é mais um fantasma que assombra a população brasileira. Brasil é um dos países aonde se tem mais assassinatos e latrocínos (roubo seguido de morte). O medo da morte juntamente com o terror nos assombra cada vez mais. 2 O tráfico e o mundo das armas dominando o mundo. Parece-nos que nem a diplomacia nem os tratados recuam a onda de terror e angústia nos lares de muitos pais e filhos.
O medo de confiar uns nos outros também parece que vai aumentando cada vez mais. Está cada dia mais difícil contar com as pessoas para o auxílio e para se dizer com um "ombro amigo". Isso se deve ao prelúdio dos fins dos tempos no qual o Senhor Jesus Cristo já havia profetizado quando Ele disse que: "por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará" (Mt 24.12). Por isso, a cada dia que passa mais e mais situações surgem-nos para o amor a confiança, e a fé venham de momento a momento se deteriorar na sociedade ruindo como um castelo de areia.
Sabemos sem dúvidas que o medo em sua larga escala também é um dos males que afligem a sociedade. Citei alguns dos que mais se tem visto e ouvido em nosso meio recentemente como forma de olharmos e refletirmos o que tem ocorrido em nossos ambientes de convivência. Mas cremos que no meio disso tudo, está o nosso meio o  Senhor Jesus Cristo que com as suas palavras, dá-nos forças para enfrentarmos os dias maus: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11.29). 
Os apóstolos Paulo e João complementam um ao outro em suas palavras sobre o amor no qual o maior de todos os dons é o amor, e que o perfeito amor que lança fora todo o medo: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" (1 Co 13.13); "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor" (1 Jo 4.18).





Notas:

1. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/05/01/interna-brasil,677436/brasil-celebra-o-dia-do-trabalhador-com-desemprego-em-alta.shtml - Acesso dia: 01/05/2018.

2. https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/04/10/brasil-tem-11-dos-assassinatos-do-mundo-diz-onu-norte-e-nordeste-lideram.htm - Acesso dia: 01/05/2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário