quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Outubro/2018 - Capítulo 3 - A Trajetória de Moisés




Comentarista: Walter Menezes



Texto Bíblico Base Semanal: Êxodo 2.11-20

11. E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
12. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
13. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?
14. O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
15. Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
16. E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
17. Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
18. E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
19. E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
20. E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.

Momento Interação

Moisés cresceu e se desenvolveu como um rapaz que estudou, conheceu a ciência egípcia e que amadureceu ao longo do tempo. Contudo, chegou o momento de visitar os seus irmãos e ver como eles estavam. O amadurecimento em nossas vidas vem de diferentes maneiras. Todos nós temos criações diferentes e dinâmicas socio-familiares diferentes. Com Moisés, ocorreu de a sua vida ser mudada de uma hora para outra, desde o palácio até uma região montanhosa, que é de Midiã. Que neste estudo possamos buscar a prudência e a sabedoria que vem do alto. Que vem do Senhor.

Introdução

Desde seu nascimento Moisés foi separado por Deus para ser o libertador de Seu povo que estava escravizado no Egito há quatro séculos. No contexto histórico aprendemos que os hebreus foram para o Egito por causa da grande seca que assolou toda a terra por sete longos anos e, como José se tornou poderoso na terra de Faraó, toda a casa de Jacó, seu pai, emigrou para lá e foi muito bem recebida.

Acontece que o tempo passou, José morreu, o Faraó amigo de José também morreu e outros Faraós foram se sucedendo no trono egípcio e nenhum deles conhecia José. Por outro lado, o povo de Israel tinha uma promessa da parte de Deus de multiplicação e ela se cumpriu literalmente, os hebreus passaram a ser vistos como uma praga no Egito e uma ameaça à sua soberania. Por essas razões o povo hebreu foi escravizado, humilhado e seus meninos eram mortos pelas parteiras egípcias logo após seu nascimento. O povo começou a clamar a Deus por libertação e Deus os ouviu. Moisés foi o escolhido por Deus para libertar o Seu povo e Ele começou a preparar a cena final com riqueza de detalhes.

Moisés nasceu bonito e por isso foi poupado da morte após seu nascimento, depois de três meses ele foi colocado num cesto de vime e deixado entre os juncos às margens do Rio Nilo. A filha de Faraó encontrou o menino e se compadeceu dele e resolveu ficar com ele. A princesa era estéril e Moisés foi criado como príncipe do Egito no palácio de Faraó.

I. Moisés visita seus Irmãos  

A rica educação egípcia era bastante avançada naquela época, porque o Egito havia se tornado o centro do mundo e suas ciências e cultura foram ensinadas ao jovem Moisés. A Bíblia não relata de que forma Moisés ficou sabendo de sua origem hebreia, mas o fato é que ele sabia. Um dia, sendo Moisés já homem, ele saiu pelas ruas e viu seus irmãos hebreus escravizados e atentou para suas cargas de trabalho, sua jornada extenuante e a forma como eram mal tratados pelos egípcios.

A mesma coisa acontece em nossos dias: há um povo clamando a Deus por sua libertação, ainda que de forma inconsciente e desta vez Deus já mandou o Grande Libertador, que é Jesus Cristo, mas Deus precisa de servos dispostos a anunciar a vinda do Senhor, que levem Sua mensagem, que se disponham a ser instrumentos nas mãos de Jesus. A recompensa é extraordinária: a vida eterna com Deus e uma jornada feliz na terra. 

II. Moisés mata o Egípcio 

Moisés viu uma cena que o chocou profundamente, pois um egípcio feria um hebreu para que ele trabalhasse mais e não conseguiu se conter, Moisés olhou para um lado, para o outro e como julgou que não havia ninguém por perto, então ele matou o egípcio e escondeu o corpo na areia. Tudo parecia ter ficado em oculto, mas no dia seguinte ele viu dois hebreus brigando e foi apartar a confusão e descobriu que todos já sabiam que ele tinha matado o egípcio, porque um dos homens disse: “Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio?” (Êx 2.14). Moisés ficou apavorado, se Faraó soubesse, ele seria condenado à morte e então Moisés fugiu do Egito.

III. Moisés foge do Egito para Midiã

Viajando pelo deserto sozinho, o foragido Moisés chegou às terras de Midiã, cujo sacerdote tinha sete filhas e elas foram tirar água para dar de beber aos rebanhos de seu pai. Moisés estava perto do poço de água e viu quando vieram pastores e expulsaram as moças dali para dessedentar seus rebanhos primeiro.

Uma das características dos verdadeiros servos de Deus é o senso de justiça, aquele sentimento maior que o tamanho do agressor e que se dispõe a proteger e ajudar as pessoas injustiçadas, ou ameaçadas de agressão. Moisés tinha senso de justiça e quando viu o que os pastores fizeram às moças se levantou, foi lá e defendeu as filhas do sacerdote de Midiã, depois ele mesmo tirou água do poço e deu de beber aos rebanhos delas. A atitude de Moisés agradou o sacerdote de Midiã que convidou Moisés para ficar em sua casa e ele acabou casando com Zípora, filha de Jetro, sacerdote de Midiã e teve dois filhos com ela.

A vida de Moisés entrava numa nova fase. Primeiro ele viveu a fase de príncipe do Egito, desfrutando de todas as mordomias de filho da filha de Faraó. Depois sofreu a solidão e as incertezas da fuga do Egito, o medo de ser capturado, a fome e a sede do deserto. Agora Moisés estava morando na casa do principal da terra de Midiã, estava sob a proteção do sacerdote e casado com sua filha. Moisés deixou para trás sua identidade egípcia, as roupas e maquiagem que o caracterizavam como egípcio e que foi facilmente percebido pelas filhas de Jetro, mas tudo isso era só o começo da preparação de Deus para capacitá-lo como o libertador do Seu povo. Moisés precisava passar pelo deserto, assim como aconteceu com Jesus antes de começar Seu Ministério na terra.

Foi preciso Moisés matar o egípcio e ser descoberto para que ele deixasse sua confortável vidinha no Egito. Dentro do palácio de Faraó ele jamais seria o libertador do povo hebreu, até porque, ele fazia parte da família da filha de Faraó, mas não estava na lista de herdeiros do trono. Moisés não conhecia o Deus dos hebreus e o plano de Deus era se apresentar a Moisés de forma extraordinária, que não deixou dúvidas sobre Seu Poder. A preparação para a grande jornada no deserto comandando Israel estava apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário