domingo, 14 de outubro de 2018

Moisés - A vida e o ministério de um valoroso homem de Deus




de Leonardo Pereira



O Comentário Bíblico Mensal deste mês nos traz um estudo acerca da vida e do ministério de Moisés, um dos homens mais sábios, experientes e maduros na fé e no conhecimento da Lei do Senhor, logicamente ficando atrás de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Com isso, temos a oportunidade e a grata satisfação de podermos conhecer um pouco mais acerca do grande legislador, líder e organizador da nação de Israel, que outrora, vinha sendo fortemente afligida e afrontada no Egito pelo jugo pesado de Faraó e de seus súditos.

Assim como as Escrituras nos revelam, Moisés entrou no tempo certo da história, contudo, em um momento bastante conturbado e crítico para a segurança de sua vida. Não fora o Senhor Deus sabiamente ter fortalecido a fé dos pais de Moisés e ter sustentado a sua vida durante aquele aterrador período de morte e perseguição infantil hebréia no Egito, a história do pequeno hebreu haveria de infelizmente, ter sido tragado no rio Nilo por crocodilos ou pelos próprios cidadãos egípcios devido a lei satânica usada por Faraó, de tentar matar os pequenos hebreus, com o intuito de preservar a sustentabilidade de seu reinado (Êx 2.1-10), como Herodes intentou fazer séculos mais a frente com o pequeno Jesus (cf. Mt 2.13-23). Graças a intervenção divina em manter a vida do pequeno hebreu a salvo, Moisés viria a ser futuramente um dos maiores líderes não somente da nação de Israel, como também de toda a história, sendo uma grande referência e exmplo para muitos líderes de diversas vertentes através dos tempos.

Em muitos momentos das Escrituras Sagradas, especialmente no Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada), Moisés nos mostra momentos diversificados, desde desafios em sua vida interna (com a família) e externa (com líderes de outras tribos), até em momentos de provações de sua fé com Deus e de sua lealdade para com Israel o levando a altos níveis de crescimento moral e espiritual com Deus de forma grandiosa e estupenda. Logicamente, jamais poderíamos comparar Moisés com Cristo, a estatura de varão perfeito, como Cristo o foi e sempre será. Moisés não foi perfeito. Houve falhas em sua vida em diversos momentos como as Escrituras nos mostram e não escondem jamais. No entanto, os erros e acertos de sua vida estão para que nos sirvam de instruções sobre como devemos proceder nesta vida rumo à Jerusalém Celeste. Nas palavras do Apóstolo Paulo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Tm 3.16,17). Assim, a vida de Moisés como um todo, nos serve de base para compreendermos mais a nossa relação com Deus, nos mantendo perseverantes na caminhada cristã e como devemos nos firmar no Senhor em meio a um presente mundo que tenta de todas as maneiras nos afastar da verdade revelada em Deus. Como diz o próprio Moisés à Israel: "Porém vós, que vos achegastes ao Senhor vosso Deus, hoje todos estais vivos. Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida" (Dt 4.4-6).

Estudar acerca da vida e da obra de Moisés é fazermos uma viagem no túnel do tempo e acompanharmos a vida de um dos homens mais valorosos e importantes tanto para a nação de Israel, como a para a Igreja de Jesus Cristo. A sua imensa contribuição o coloca com muitas honras na Galeria dos Heróis da Fé e tão somente, seus escritos inspirados pelo Espírito Santo (Jo 5.46; Rm 15.4; 2 Pe 1.21) nos abençoam e contribuem imensamente para o crescimento moral, ético e espiritual de nossas vidas, no relacionamento com o Senhor da Glória (Dt 6.15-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário