sexta-feira, 15 de março de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Março/2019 - Capítulo 2 - O Nascimento de Jesus




Comentarista: Matheus Gonçalves



Texto Bíblico Base Semanal: Lucas 2.1-14

1. E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5. A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
8. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
9. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
10. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
11. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
13. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
14. Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

Momento Interação

O nascimento de Jesus Cristo marca o fator magno das Escrituras Sagradas, pois mostra-nos o cumprimento da vinda do Messias a Terra (Gn 3.15; Is 9.6; Mq 5.2). Compreendermos o nascimento de Jesus Cristo é sabermos de forma clara e concisa que Deus é fiel e mesmo sem merecermos, aprove-o redimir a nossas vidas através de seu filho Jesus. É maravilhoso saber que Deus nos ama com seu amor eterno.

Bons estudos!

Introdução

A história do nascimento de do Salvador está registrada nos Evangelhos de Lucas e Mateus. Essa passagem é narrada com muito mais detalhes por Lucas, enquanto que Mateus faz um resumo do nascimento de Jesus. A nossa proposta neste estudo Bíblico é fazer uma leitura comentada das partes principais dessa linda história de esperança e fé. Sem dúvida o nascimento de Jesus foi um renovo que mudou o curso da humanidade. Essa passagem não se restringe ao nascimento de uma criança. Era a própria graça e a misericórdia, o amor de Deus em seu estado pleno que “nasceram” naquela noite feliz!

I. O Anúncio do Nascimento de Jesus a Maria pelo Anjo Gabriel

Após seis meses da concepção do precursor do Messias, João Batista, o Evangelho de Lucas nos informa que o anjo Gabriel foi enviado à cidade de Nazaré, para anunciar a Maria que ela seria a mãe do Salvador do mundo: "E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré" (Lc 1.26). O texto nos diz que Maria não sabia como seria possível conceber um filho, pois ela, mesmo que estivesse desposada de José (ou seja, estava noiva), ainda era uma virgem (em Hebraico, betulah). Nesse ponto há uma resposta do anjo Gabriel, que é muito conhecida: "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lc 1.35). Esse verso de Lucas 1.35 tem uma linguagem, no original em Hebraico, que remete para a divina atuação do poder de Deus. É significativo que o anjo enviado à Maria se chame Gabriel. Gabriel em Hebraico é o nome גַּבְרִיאֵל Gavriel, que corresponde a união de dois termos, a גְבוּרָה “guevuráh” – “poder”, e o termo אֵל “El””, que significa Deus. Então o anjo Gabriel (“o poder de Deus”), explica a Maria que “a virtude do Altíssimo” a cobriria. As palavras “virtude do Altíssimo”, são no original, os termos גְבוּרַת עֶלְיוֹן “gevurat Elion”, “o poder do Altíssimo”. E ele acrescenta o motivo pelo qual o fruto do ventre de Maria seria chamado de “filho de Deus”, "por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus". Jesus é chamado por todo o Novo Testamento de “filho de Deus”, porque a Sua concepção não teve participação de um homem. José não teve relações com Maria, ela era virgem.

II. O Nascimento de Jesus

Completou-se o tempo da gravidez de Maria, enquanto ela e José estavam em Belém. Não havendo lugar para que pudessem estar hospedados de forma adequada, Jesus nasceu e foi colocado em uma manjedoura. Isso não significa que o Mestre tenha nascido em um estábulo, pois diferente da cultura ocidental, as casas Judaicas da época tinham geralmente dois compartimentos, um inferior e outro superior. Na parte inferior, ou primeiro piso, ficavam os animais, e na parte superior, ou segundo piso, era destinado a habitação humana. Provavelmente, o segundo piso da casa estava lotado, então eles ocuparam a parte que era normalmente destinada aos animais, mas que deve ter sido esvaziada para que passassem a noite ali.

A parte que mais me chamou a atenção na aparição dos anjos aos pastores que estavam no campo, no momento do nascimento de Jesus, é em relação às palavras que foram registradas na Peshitta, em Aramaico: "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11). Em Aramaico, a palavra “Senhor” de Lucas 2.11, é מָריָא “Maryá”, que em todo Antigo Testamento foi usada para se referir ao nome pessoal do Eterno. O nome מָריָא Maryá é o correspondente ao nome do Eterno em Hebraico יהוה YEHOVÁ – traduzido muitas vezes como Jeová.

III. A Glorificação dos Anjos com o Nascimento do Senhor

A mensagem angélica anunciada aos pastores que se encontravam no campo era que havia nascido na “cidade de Davi, [...] o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi, cumprindo dessa forma a profecia bíblica (Mq 5.2). Mas o Messias não apenas nasce em Belém, cidade de Davi, Ele também possui realeza porque é da descendência de Davi, como atesta a sua árvore genealógica (Lc 3.23-38). Mas não era só isso. Lucas também detalha como o anjo de Deus falou da realeza do Messias aos camponeses! Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Essas palavras proferidas pelo anjo, além de mostrar a realeza do Messias, destacam também a sua divindade. Jesus é Deus feito homem!

Lucas mostra que o nascimento de Jesus aconteceu sob o judaísmo piedoso. Ele ocorre dentro do contexto daqueles que alimentavam a esperança messiânica. São pessoas piedosas que aguardavam o Messias e, quando Ele se revelou, elas prontamente o reconheceram. Primeiramente, Lucas cita Zacarias, um sacerdote piedoso e sua esposa, Isabel. A Escritura sublinha que ambos eram justos diante de Deus e viviam irrepreensivelmente nos preceitos e mandamentos do Senhor (Lc 1.6). Lucas apresenta também Simeão, outro judeu piedoso de Jerusalém, e que esperava a consolação de Israel. A ele foi revelado, pelo Espírito Santo, que não morreria antes que visse o Messias (Lc 2.25,26). Da mesma forma a profetisa Ana, uma viúva piedosa, que continuamente orava a Deus e jejuava. Quando viu o menino Jesus, deu graças a Deus por Ele e falava da sua missão messiânica (Lc 2.36-38).

Conclusão

Cada passagem da Bíblia contém alguma verdade sobre Deus, que é uma boa notícia para você e para mim. Esse é o significado mais básico da palavra Evangelho. O Evangelho é uma boa notícia sobre o que Deus fez, está fazendo ou vai fazer por nós. O relato de Lucas 2 é uma boa notícia para você e para mim hoje. O bebê nascido em Belém é o nosso Salvador, Cristo, o Senhor! O nosso mundo do século 21 parece estar fora de controle. Mas Deus tem um calendário de planejamento para o “Segundo Advento” de Jesus que está sendo cumprido de forma tão precisa como como aconteceu com o cronograma para o primeiro Advento.

Cada promessa bíblica é uma boa notícia, pois nos fala sobre o que Deus vai realizar. O propósito do nascimento de Jesus, segundo a multidão de anjos, foi nos trazer a paz. Para experimentar a paz de Jesus, você precisa aceitar as palavras do anjo aos pastores como um convite pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário