quarta-feira, 3 de abril de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Abril/2019 - Capítulo 1 - A Obra Gloriosa da Evangelização




Comentarista: Anderson Ribeiro



Texto Bíblico Base Semanal: Marcos 16.14-20

14. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
19. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Momento Interação

Estudantes da Palavra do Senhor. Depois de um estudo abençoado acerca do terceiro evangelho, o Evangelho de Lucas, estudaremos com grande afinco no mês de Abril sobre a missão prioritária de todo cristão, comissionado pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo: a Evangelização. Esta missão pertence a todo aquele que pertence ao Corpo de Cristo, seguindo as ordens do Senhor até que Ele venha. O comentarista deste mês é o Diácono Anderson Ribeiro. Ministro do Evangelho, escritor e coordenador geral da mocidade da 2ª região do Ministério de Boa Esperança - RJ.

Que este estudo possa nos trazer grande alegria e sabermos que mais do que uma teoria, a Evangelização é uma obra de amor, demonstrada na prática testemunhando continuamente a todos os povos que Jesus Cristo é o Messias prometido, que morreu, ressuscitou e em breve voltará. 
Bons Estudos!

Introdução

Porque o evangelismo é tão necessário? Precisamos pregar para todos, ou existe aqueles ao qual não são escolhidos? Nesse estudo vamos falar da necessidade do evangelismo, descobrir um pouco mais sobre esse chamado universal de todos anunciarem o evangelho, sendo isso, comissionado pelo próprio Jesus a cada um de nós simpatizantes do cristianismo. A Palavra não foi colocado dentro de um caixa e escondido para apenas algumas pessoas encontrar, a mensagem da Cruz foi colocada dentro de nossos corações e cabe a cada um de nós apresentarmos ela para aqueles que ainda não a conhecem. O assunto que iremos abordar refere-se à missão mais sublime relacionada a igreja do Senhor aqui na terra. Pela sua profundidade, nesse tópico quero trazer da forma mais clara possível o tema.

I. O que é Evangelismo 

Evangelismo tem sido um assunto esquecido hoje em dia, estamos diversas vezes preocupados com as atividades do templo que nos esquecemos de desempenhar o real propósito da igreja, não menosprezando de forma alguma os afazeres eclesiais, más nós somos conhecedores da maravilhosa graça de Deus (se você não conhece, indico agora você desfrutar desse aprendizado), e temos que “incendiar o mundo” com isso. Lembremo-nos das palavras de Spurgeon. Se você não tem nenhum desejo de levar outros para o céu, você mesmo não está indo para lá. C.H. Spurgeon.

Grande ensinamento essa frase traz para você, quando estamos em um caminho ao qual nos conduz a salvação temos o prazer de também levar as demais pessoas a ele. Além do mais pense no amor que a Bíblia ensina a termos pelos nossos irmãos, agora imagine a alma dele sendo levada ao lago de fogo, “o peito de um apaixonado por Jesus chora ao lamentar esse momento em seu pensamento.” Então, exerça a piedade com o seu próximo na melhor maneira de demonstra-la que é apresentando a salvação para o mesmo. O caminho celestial. Evangelismo é uma ação constante do Cristão, qualquer mínima oportunidade devemos aproveitar para entrar com o plano da redenção da humanidade.

II. O que é a Evangelização

Evangelismo é uma ação constante do Cristão, qualquer mínima oportunidade devemos aproveitar para entrar com o plano da redenção da humanidade. Evangelizar é muito mais do que sair pelas ruas com “cartazes bonitos” ao qual deixam o ego do homem lá em cima com jargões como: “Deus vai te dar bênçãos materiais”, “Deus quer melhorar seu serviço”, “Com Jesus não tem problema, ele te ajuda em tudo”.

Eu entendo expressamente que essas técnicas utilizadas em casos específicos são sim realidade, pelo fato de que Deus pode te dar bênçãos materiais e melhorar seu serviço se assim for da vontade dEle, e claro com Jesus não tem problema, porque todos parecem pequeno diante de um Deus que ajuda você. Mas, ao apresentar isso como método para atrair as pessoas, estamos de certo modo atraindo pelos “benefícios da vida” e não pela mensagem da Cruz.

No ato da evangelização deve ser apresentado a mensagem correta, que consigo resumir um pouco dela com versículos bem conhecidos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm 3.23); “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16); “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Conforme a mensagem que anunciamos, vai ser o público que conquistaremos.

III. O Propósito da Evangelização

Se buscamos uma unidade em Cristo e nossas igrejas sendo conhecidas como casa de oração (a oração é tão importante, que o próprio Jesus fez questão de ensinar como orar) porque existe um povo cheio de Deus que tem uma fé no seu filho Jesus Cristo ao qual sempre tem o amor ao Pai acima de todas as coisas e seu próximo como a si mesmo, apresente a Bíblia como ela é. Sem distorcer, uma mensagem simples que apresenta a santidade de Deus diante de uma humanidade caída e qual foi o plano para salvar o mundo do seu pecado.

Quando observamos a igreja primitiva, o Senhor derramou o Poder do Alto pois ele queria que o evangelho fosse anunciado em todo o mundo daquela época (At 1.8) e até hoje ele deseja que o Reino seja apregoado (1 Tm 2.3,4). Pedimos para Deus nos encher do Espírito, para falarmos em línguas espirituais, más a pergunta que ele faz quando pedimos é: “para que?”, qual o propósito que estamos pedindo essa maravilha? porventura é porque achamos bonito? ou algo que apenas seja bom para você? muito mais do que isso se o Senhor te deu a dádiva concedendo essa manifestação espiritual é porque Ele naquele momento te comissionou a uma obra, talvez ainda oculta, más reafirmo uma parte dela você tem em suas mãos, a mensagem do Calvário ao qual todos dependem dela! Até o próprio Jesus exerceu o ato de evangelismo, quão dirá cada um de nós. Se lembra como ele salvou a mulher pecadora? Ele sabia dos seus pecados mas mesmo assim, pelo amor dela, e pela sua graça, ofereceu a salvação.

IV. A Importância desta Obra em nossos Dias

Evangelizar significa: “Anunciar as boas novas”. Trata-se literalmente de pegar o Evangelho ao qual outrora nos foi outorgado e levar apara aqueles que estão cativos na concupiscência da carne (1 Jo 2.16). É a prática efetiva da proclamação do Evangelho, quer pessoal, quer coletivamente, até aos confins da Terra, fazendo-nos cumprir plenamente o mandato que Jesus delegou. A evangelização não é um trabalho opcional da igreja más sim um chamado de cada seguidor de Cristo. Interessante que quando falamos disso, logo pensamos que se as boas novas estão confiada a cada um de nós Cristão, então como está o “mundo lá fora?” Se não atendermos esse chamado, não olhamos para ele de forma espiritual, iremos deixar o maligno todos os dias cirandar com homens e mulheres que são também chamados por Cristo. Me lembro de um texto ainda para melhor meditarmos: “Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do SENHOR?” (Is 53.2). Isaías quando fala essas palavras, até podendo considerar um lamento, ele te mostra que apesar de ter uma geração naquela época que fechou o coração diante de Deus, ele mesmo assim não cessou de anunciar as palavras de Jeová, agora, já no momento da graça devemos sim levar a mensagem da Cruz. Não importa muitas das vezes se seremos rejeitados ou se quer caluniado, devemos ter consciência que ela é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16).

Conclusão

Curioso observar meus amados, que vemos países aonde a palavra de Deus ainda não se pode entrar, alguns deles infelizmente vivem na ditadura, impedindo que nosso Deus seja adorado (afinal, Deus procura adoradores e não adoração) mas sim apenas o ditador deles. Nesses lugares existem Cristão fervorosos aonde anunciam a palavra de Cristo, não se preocupam se não assistiram o próximo pôr do Sol, ou se terão o prazer de ter uma carreia financeira ótima, se vão “curtir a vida”. Que lindo! me admiro com cada um deles, sabendo que existe uma fé inestimável dentro desses corações incendiados pelo Espírito Santo, e mesmo eles com todas dificuldades lutam o bom combate. Agora muita das vezes nós brasileiros (não estou generalizando), mas mesmo com todo conforto que temos de viver, em um país aonde não prendem ao anunciar Jesus, ainda assim deixamos a desejar ao anunciar as boas novas.

Existe um hino da Harpa Cristã, que tem um verso interessante: "Sim, eu amo a mensagem da cruz, Té morrer eu a vou proclamar; Levarei eu também minha cruz, Té por uma coroa trocar". Será que podemos cantar esse louvor de uma forma até ele penetrar nossa alma? Se for com uma espada no pescoço, arma apontada, diante de leões ou seja como for. Ter a coragem de levantar a voz e dizer: “Deus não troco, não renuncio, eu te amo e minha vida é tua!”. Sabe irmãos, Paulo ensina um pouco sobre a morte daqueles que estão em Cristo: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário