quinta-feira, 2 de maio de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Maio/2019 - Capítulo 1 - Josué - O Sucessor de Moisés na Liderança do Povo de Israel




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Josué 1.1-9

1. E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2. Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Momento Interação

Prezados estudantes da Palavra do Senhor. Neste mês de Maio estudaremos acerca do sexto livro da Bíblia Sagrada, o primeiro livro histórico das Escrituras Sagradas com o tema: Liderança Guiada por Deus - O Livro de Josué e os ensinamentos para nossos dias. É de suma importância que venhamos conhecer um pouco mais sobre o Livro de Josué pois ali se decorre todo o prosseguimento da instauração de Israel na Terra Prometida e o cumprimento de muitas promessas do Senhor feitas a Abraão e a nação hebréia. O comentarista deste mês é Leonardo Pereira. Ministro do Evangelho, teólogo, graduando em Antigo Testamento pelo IBAD-SP, escritor, articulista e membro da equipe educacional do Ministério Evangelho Avivado.

Que neste mês de maio possamos meditar com grande regozijo e empenho em nossos corações, neste livro tão profundo didático, belo e glorioso que é o Livro de Josué e com ele, aprendermos com as muitas lições que ali se encontram para obtermos um estilo de vida que agrade ao nosso Senhor confiando e glorificando a Ele.

Bons Estudos!

Introdução

Estudarmos a respeito de Josué e do seu livro, implica aprofundarmos nos grandes valores divinos ali inseridos nas Escrituras Sagradas para nossa consolação (Rm 15.4). Mais precisamente, é como escavarmos os tesouros em um nível bem mais profundo dentro da Bíblia Sagrada, lendo, meditando e analisando o que ocorreu nas passagens em que se refere a Josué, seu chamado, ministério e atitudes e pensamentos. Por isso, uma observação bastante criteriosa nos é extremamente útil para todo aquele que quer estudar o Livro de Josué. Antes então de adentrarmos profundamente no Livro de Josué, é vital que conheçamos bastante bem o Josué do Livro. Prossigamos em conhecer acerca da origem, conduta e dos valores de Josué.

I. O Livro de Josué

No século 14 a.C., um dos maiores líderes da história de Israel fez seu último discurso desafiador. Depois de ser fiel ajudante de Moisés, Josué aceitou a incumbência divina de conduzir o povo de Israel na chegada e conquista da terra prometida aos seus antepassados, os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Durante toda sua carreira, Josué foi fiel ao Senhor e dedicado à sua nação.  O livro de Josué relata a entrada dos israelitas na terra prometida sob a liderança do Profeta Josué. Ao estudar esse livro, nós aprendemos princípios que podem nos ajudar a termos coragem e força em meio à oposição. Aprendemos também lições importantes com o sucesso que os israelitas tiveram devido a sua obediência ao Senhor e com seu fracasso por causa de sua desobediência. O pedaço da terra mais disputado do mundo talvez seja a terra de Canaã. Este lugar, hoje chamado de Israel, ocupa uma faixa bem estreita entre o mar Mediterrâneo e o rio Jordão. Canaã é pequena, contendo uma área bem menor que o estado de Sergipe e menos de uma metade dos metros quadrados de Alagoas. Mesmo assim, esse território tem sido almejado e contestado desde a antiguidade. O que a Bíblia nos ensina sobre esta terra, a quem pertence hoje, e quais são os planos que o Senhor tem para seu futuro?

Quando Deus chamou Abraão para que deixasse a parentela e fosse para uma determinada terra (Gn 12.1), este foi para Canaã. Ali, ele peregrinou e criou sua família. O Senhor prometeu que daria aos descendentes de Abraão "esta terra" (Gn 12.7), e repetiu a promessa para Abraão (Gn 13.14-15, 17; 17.8), Isaque (Gn 26.3-4) e Jacó (Gn 28.13). O Senhor explicou que o cumprimento ia demorar uns quatrocentos anos (Gn 15.13-16). De fato, 430 anos depois (Êx 12.40-41), o Senhor levantou Moisés que libertou o povo do Egito e o conduziu à terra prometida. Por causa da incredulidade do povo, a realização da promessa demorou mais uma geração (Nm 13-14). Mas finalmente, Israel entrou e conquistou a terra (cf. Js 1-4). Israel tomou conta de toda a terra que Deus prometeu. "Assim o Senhor deu aos israelitas toda a terra que tinha prometido sob juramento aos seus antepassados, e eles tomaram posse dela e se estabeleceram ali ... De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram" (Js 21.43, 45). O próprio Josué afirmou num discurso aos líderes de Israel: "Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou" (Js 23.14b; cf. 1 Rs 4.21; Ne 9.7-8).

II. Quem é Josué

De acordo com as Escrituras Sagradas, a primeira vez em que encontramos Josué na Bíblia, anteriormente se chamava Oséias, filho de Num (Nm 13.8). Ele pertencia a tribo de Efraim (Nm 13.8). O seu nome foi mudado por Moisés em decorrência da escolha dos doze homens para espiarem a terra de Canaã pela ordem do Senhor (Nm 13.2,16). Tanto o seu antigo nome "Oséias" quanto o novo nome recebido tem o sentido hebraico que significa "Salvação". Há várias opiniões sobre quando o livro de Josué foi escrito. Alguns detalhes no livro de Josué dão a entender que pode ter sido escrito durante ou logo após o período de vida de Josué (segundo alguns eruditos, entre os séculos 15 e 13 a.C.). Por exemplo, Josué 6.25 declara que Raabe, que foi salva em Jericó, “habitou no meio de Israel até ao dia de hoje”, indicando que Raabe e outros contemporâneos de Josué ainda estavam vivos quando esse livro foi escrito. É provável que o livro tenha sido escrito na terra de Canaã.

III. O Panorama do Livro de Josué

Na leitura do Livro de Josué observamos a história da conquista da terra de Canaã de uma forma bastante progressiva geográfica, social, cultural e espiritualmente. Podemos dividir o Livro de Josué da seguinte maneira para facilitarmos o nosso estudo bíblico neste livro:

Os Capítulos 1 a 5 relatam o início do trabalho de Josué como líder e a entrada do povo na terra prometida. Quando chegaram a Canaã, os homens nascidos no deserto foram circuncidados, uma condição da posse da terra, e o povo celebrou a Páscoa, comemorando sua libertação do poder dos egípcios exatamente 40 anos antes.

Capítulo 6 registra a vitória dos israelitas sobre Jericó, uma cidade bem fortificada perto do rio Jordão. Esta primeira batalha na terra foi importante para mostrar ao povo o poder do Senhor e sua fidelidade em cumprir as promessas feitas a eles e aos seus antepassados.

Os Capítulos 7 a 12 falam da conquista do país, começando com o sul, passando para o norte e, depois, apresentando um resumo da campanha da conquista, incluindo as terras conquistadas na Transjordânia antes da morte de Moisés.

Os Capítulos 13 a 22 registram a divisão da terra entre as tribos de Israel, destacando o estabelecimento das cidades dos levitas e, entre elas, as cidades de refúgio.

Os Capítulos 23 e 24 encerram a história de Josué com seu resumo da história da fidelidade de Deus e os desafios finais apresentados ao povo antes da morte deste grande líder.

IV. O Senhor Deus Conforta a Josué

Josué ainda se encontrava envolvido com o luto pela morte de Moisés, como era de se esperar, quando Deus o chamou para liderar uma grande multidão rumo à terra prometida (Js 1.2). Naquele momento, Josué tinha duas grandes barreiras a vencer: uma era a ausência de Moisés, seu mentor e pai na fé, e a outra, o exercício da liderança de um grande povo com todas as dificuldades que isso em si trazia. Esta situação era um grande peso sobre os ombros de Josué. Entrementes, Deus fala a Josué: “Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (Js 1.6). O sucesso ou o fracasso de Josué residia basicamente em uma questão: meditar na palavra do Senhor e cuidar para ela ser uma realidade diária em sua jornada, dela não se afastando sob hipótese alguma (Js 1.8). Josué precisava confiar na palavra de Deus e dela devia se alimentar, inclusive recitando-a. Do contrário, ele não prosseguiria em busca de seus objetivos, já que os obstáculos à sua espera, sob a ótica humana, eram enormes e desalentadores.

Obedecer a Deus é um grande privilégio e as bênçãos decorrentes deste ato são inúmeras. Além disso, a obediência atrai a presença do Altíssimo. Assim como fez Josué, precisamos nos apossar da promessa do Senhor e meditar em Suas verdades, zelando pelo fiel cumprimento de sua palavra em nossas vidas. Ele é fiel e amoroso para nos sustentar mesmo diante da mais complicada situação e por isso precisamos aplicar em nossas vidas seus mandamentos. Só assim conseguiremos a realização de nossos sonhos, pois assim Ele prometeu: “… porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Js 1.9).

V. Josué Assume a Liderança de Israel

Após a morte de Moisés, Deus levanta Josué como novo líder do povo de Deus. Esse foi um momento de luto para os hebreus, visto que o legislador, também chamado por Deus de “meu servo”, acompanhou o povo mesmo quando ele ainda era escravo no Egito. Mas, em um momento de tristeza e aparente incerteza, Deus confirma Josué e dá a ele as orientações necessárias para que possa ser vitorioso. Josué não era igual a Moisés, mas deveria confiar no Senhor e obedece-lo como Moisés obedeceu, e o resultado dessa obediência seria a vida bem-sucedida dentro dos propósitos de Deus. O Senhor estaria com Josué como estivera com Moisés. Os homens mudam os estilos de liderança, entretanto Deus permanece o mesmo. O segredo não foi o estilo de liderança diferente, mas a presença de Deus em ambos estilos.

Meditando na palavra do Senhor. Deus ordenou a Josué que falasse ao povo a palavra do Senhor (Js 1.8). Entretanto, isso jamais aconteceria se ele não meditasse no livro da Lei dia e noite. Pode parecer obvio, mas hoje muitas pessoas se esquecem de que para ensinar ou falar a palavra de Deus, é preciso meditar nela, e sempre. A meditação auxilia a assimilação do que foi lido e a pratica do que aprendemos. Quando tiramos um tempo para meditar na palavra, somos abençoados.

Josué demonstrou ser possuidor de grande disciplina ao obedecer as inusitadas táticas de Deus para vencer Jericó. Ele aos sacerdotes e ao povo que marchassem em volta da cidade ignorasse os gritos e as replicas mordazes cheias de visíveis deboches dos defensores Cananeus (Js 6.6-10). Exceto no caso de Acã, as tropas israelitas seguiram suas ordens de não saquear as ruínas em benefício próprio. Sentindo-se pessoalmente responsável, Josué teve um grande sofrimento pela derrota e pela perda de 36 de seus homens em Ai, e prostrou-se sobre a sua face, desesperado, perante o Senhor (Js 7.6-9). Para que haja conquistar e vitórias no Reino de Deus é necessário que nós sejamos capazes de desenvolver características como Josué, é necessário não termos medo dos fracassos, nem ficarmos olhando para os gigantes. Com Jesus nós sempre seremos uma pessoa de êxito.

Conclusão

O livro de Josué é uma continuação dos cinco livros de Moisés (Gênesis–Deuteronômio) e descreve como o Senhor ajudou os israelitas a obter a terra prometida. O relato da conquista mostra que, quando os israelitas obedeciam estritamente aos mandamentos do Senhor, Ele deva-lhes a vitória sobre seus inimigos. Os dois últimos capítulos do livro (Js 23–24) salientam a importância de servir ao Senhor em vez de a falsos deuses na terra de Canaã, prenunciando um importante problema que os israelitas enfrentariam no futuro, como registrado no livro dos Juízes e em muitos outros livros do Velho Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário