sexta-feira, 28 de junho de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Junho/2019 - Capítulo 4 - Exortações ao Povo de Deus




Comentarista: Mickael Ferreira



Texto Bíblico Base Semanal: Tito 2.1-7; 11-15

1. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
3. As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
4. Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
6. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
7. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
11. Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
12. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
14. O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
15. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

Momento Interação

Paulo instruiu Tito, no capítulo um, a auxiliar as igrejas da ilha de Creta a identificar e escolher presbíteros. Uma das responsabilidades de tais homens seria confrontar indivíduos que estavam desencaminhando outros pelos seus ensinamentos de fábulas judaizantes e mandamentos dos homens. Enquanto essas pessoas professavam que “conheciam” Deus, elas negavam sua própria afirmação por sua desobediência (Tt 1.10-16). Agora, no capítulo 2, Paulo ordena a Tito que ensine, em contraste, como as pessoas devem comportar-se. Ele se refere a este tipo de ensinamento como “sã doutrina” porque, se seguida, ela levará os cristãos a manterem a saúde espiritual.

Paulo continua observando em geral por que os cristãos deveriam viver de acordo com a sã doutrina (Tt 2.11-14). Deus demonstrou sua graça para com a humanidade enviando seu Filho para morrer na cruz. Jesus morreu para redimir os homens de sua iniquidade, assim provendo para ele próprio um povo especial purificado e zeloso das boas obras (cf. Ef 5.25-27). A mensagem do evangelho é que podemos tornar-nos parte deste povo especial se quisermos deixar a impiedade e as paixões pecaminosas do mundo e viver de acordo com a sã doutrina.

Introdução

Paulo instruiu Tito, no capítulo um, a auxiliar as igrejas da ilha de Creta a identificar e escolher presbíteros. Uma das responsabilidades de tais homens seria confrontar indivíduos que estavam desencaminhando outros pelos seus ensinamentos de fábulas judaizantes e mandamentos dos homens. Enquanto essas pessoas professavam que “conheciam” Deus, elas negavam sua própria afirmação por sua desobediência (1.10-16). Agora, no capítulo 2, Paulo ordena a Tito que ensine, em contraste, como as pessoas devem comportar-se. Ele se refere a este tipo de ensinamento como “sã doutrina” porque, se seguida, ela levará os cristãos a manterem a saúde espiritual. Paulo aborda a conduta e as responsabilidades dos cristãos nas bases de idade, sexo e emprego. Primeiro, ele descreve o papel dos mais velhos, e então das mais velhas (2.2,3). Ele esmiúça as responsabilidades das mulheres mais jovens observando que as mulheres mais velhas deveriam ensiná-las (2.4,5). A seguir, ele passa aos moços em geral no versículo 6 e a Tito especialmente no versículo 7. Finalmente, ele conclui esta parte descrevendo a conduta apropriada dos servos (2.9,10). Ainda que suas instruções dadas a um grupo obviamente não sejam totalmente diferentes daquelas dadas a outro grupo, Paulo aborda necessidades específicas e tentações dos vários grupos (por exemplo, roubo entre servos, falta de submissão entre viúvas, integridade entre jovens; 2.5,7,10).

I. Exortações aos Idosos

Para Tito a responsabilidade primária era pregar e ensinar a verdade, aquela que estivesse de acordo com a sã doutrina (sadios; Tt 1.9, 13; 2.1; e o adjetivo em Tt 2.8). O uso desta palavra nas Pastorais, sempre em conexão com a doutrina, mostra a ênfase que Paulo dá ao ensino correto. Para os homens idosos, que já eram mestres ou em potencial, a vida e a doutrina tinham de andar juntas. Esta é uma importante consideração em relação a cada uma destas categorias de pessoas. Conselhos adicionais encontram-se em 1 Timóteo 5.1: "Não repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos". Paulo escreveu a Timóteo e disse: “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza” (1 Tm 5.1,2). Mas, no mesmo capítulo, ele falou sobre presbíteros (anciãos, necessariamente homens de alguma idade– veja as qualificações em 1 Timóteo 3 e Tito 1) e disse: “Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam” (1 Tm 5.20). Será que Paulo está se contradizendo no mesmo capítulo? Claro que não. A solução está nas palavras que ele usou.

A tradução de textos de um idioma para outro sempre apresenta algumas dificuldades. Às vezes, uma língua tem várias palavras para comunicar uma ideia e outra língua pode ter uma palavra só. Neste caso, os tradutores usaram uma palavra (repreender) para traduzir duas palavras diferentes no original. A palavra que Paulo usou em 1 Timóteo 5.1 quer dizer “tratar com rudeza”. A palavra usada em 1 Timóteo 5.20 é outra. Ela tem o sentido de “reprovar, convencer ou corrigir”.

II. Exortações aos Jovens

O ensino aos jovens tem sua caracterização: “exorta-os para que, em todas as cousas, sejam criteriosos.” (2.6) Erradamente pensam que o termo exortar significa uma ríspida bronca, de forma bem ignorante. Até por que, dizem, os jovens são irresponsáveis. Este termo no Novo Testamento em nada é similar ao nosso falho entendimento de exortar. Exortar (gr. parakaleo) significa literalmente “chamar para perto”. Tem o sentido de auxiliar, ajudar, consolar e encorajar. Para compreendermos a dimensão da importância deste termo ele é similar à palavra usada para designar o ministério do Espírito Santo: “Consolador” (gr. parakletos – Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7). Quando estamos “ao lado” com o objetivo de consolar, exercemos, em certo grau, o ministério do Consolador. A exortação, conforme esse parâmetro bíblico, equivale a edificação e não a acusação. Por isso, Paulo alista o exortar bíblico como um dom espiritual. (Rm 12.8) Exortar os jovens significa colocar-se ao lado deles encorajando-os. Neste encorajamento, os jovens devem ser lembrados de serem “criteriosos”. O ser criterioso também é solicitado aos homens idosos (2.2, traduzido por sensato) e as moças (2.4, traduzido por prudente). Contudo, em relação aos moços, a construção verbal indica uma atitude contínua, constante. Lembremos que a “glória do jovem é sua força” (Pv 29.20). Nessa força, se tornam ansiosos e precipitados. Os jovens devem ser encorajados a “exercer autocontrole, ter cabeça no lugar, ter toda a vida sob o controle da mente”.

III. O Exemplo de como Tito deve Ser

Após prescrever as característica dos presbíteros (Tt 1.5-9) e descrever os falsos mestres (1.10-16), o apóstolo se volta ao seu sucessor, Tito: “Tu, porém” (Tt 2.1). Esta ênfase de Paulo também fora destinada a Timóteo (2 Tm 3.10, 14 e 4.5). Em todas as ocasiões demonstra o desejo paulino de seguir caminho diferente dos falsos mestres. O termo “fala” indica discursar com objetivo de discipular: ensinar. Por isso, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) traz o termo “ensine”. No caminho contrário aos falsos mestres, Tito deveria seguir o caminho “que convém a sã doutrina.” O seu ensino deveria ser apropriado (convém) ao que gera boa saúde na fé (sã doutrina). “Sã doutrina” também é o “reto ensino” (1.9) e a saúde na fé (1.13; 2.2). A “sã doutrina” é interesse de Paulo constante nas epístolas pastorais. (veja 1 Tm 1.10; 6.3; 2 Tm 1.13 e 4.3) Refere-se a “ser sadio na fé, com significado de sólido, firme, puro com respeito à doutrina e vida cristãs. Sobre a doutrina, com significado de doutrina genuína, isto é, verdadeira, pura, não corrompida”.

IV. A Manifestação da Graça da Salvação

Paulo continua observando em geral por que os cristãos deveriam viver de acordo com a sã doutrina (Tt 2.11-14). Deus demonstrou sua graça para com a humanidade enviando seu Filho para morrer na cruz. Jesus morreu para redimir os homens de sua iniquidade, assim provendo para ele próprio um povo especial purificado e zeloso das boas obras (cf. Ef 5.25-27). A mensagem do evangelho é que podemos tornar-nos parte deste povo especial se quisermos deixar a impiedade e as paixões pecaminosas do mundo e viver de acordo com a sã doutrina. A Graça de Deus através da morte e ressurreição de Jesus Cristo opera na vida do salvo, respectivamente, a morte da natureza pecaminosa e a substitui pela nova natureza divina em Cristo. É com essa nova natureza, semelhante a de Jesus vivida em Sua humanidade que o salvo é capacitado a viver de forma eficaz a vida de Deus em si. Essa nova vida o leva a renunciar toda forma de impiedade e as paixões do mundo sem Deus. O novo caráter em Cristo o leva a viver de maneira sensata, justa e piedosa. Renova no salvo a confiante esperança do retorno glorioso do Senhor Jesus e o leva a aguardar esse dia mantendo uma vida irrepreensível. O que Ele nos fez através de Sua morte e ressurreição é a garantia da vida eterna com Deus. Foi do Seu agrado eleger os salvos como um povo especial e praticante de boas obras. O privilégio dado a Israel antes da promulgação da Lei foi transferido à igreja neste período em que a Graça de Deus se manifestou salvadora àqueles que a acolhem pela fé em Jesus Cristo, Senhor e Salvador (Êx 19.5,6; 1 Pe 2.6–10).

Conclusão

Em Tito 2, Paulo dá prosseguimento às instruções de Tito 1. No entanto, agora ele vai dizer especificamente, como o jovem pastor Tito deve lidar com cada parte da congregação e qual deve ser o seu comportamento e ensino. Tito não devia aventurar-se em novos ensinos. Paulo o exorta, mais uma vez a apegar-se a sã doutrina. A partir disso, seu ensino devia ser ministrado a todas as faixas etárias da Igreja. Anciãos, mulheres, jovens, Tito devia instruir a todos tendo as Escrituras como fundamento.

Tito não devia ser um hipócrita. Antes de ministrar a outros, ele mesmo devia ser um exemplo de comportamento, boas obras e ensino. Sua linguagem não devia ser obscena, pejorativa ou discriminatória. Pelo contrário, ele devia mostrar seriedade e dedicação no falar. Seu ensino devia conduzir pessoas ao bom testemunho de Jesus. Até mesmo escravos, debaixo de julgo e vergonha, eram instruídos a dar exemplo de cristão aos seus senhores. É um grande exemplo para os nossos dias. Muitos cristãos não gostam de seu trabalho. Isso faz com que tenham mal comportamento diante dos companheiros. Não é o que a bíblia ensina. Se há insatisfação, ore a Deus e peça que ele abra outras portas, mas não manche o bom nome de Jesus Cristo, com mal comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário