sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Estudo Bíblico Temático - Tema - A Beleza da Origem do Criacionismo Bíblico




Por  Leonardo Pereira



Introdução

A partir de agora começando neste mês de Novembro, teremos no Blog Evangelho Avivado um estudo bíblico temático duas vezes por mês, abordando assuntos relacionados à área da apologética e da hermenêutica. Estes estudos duas vezes por mês servem-nos para aprofundarmos de maneira objetiva na condição bíblica em que nos apresenta o mundo e a plena realidade em que nós vivemos. Tempos turbulentos em que a fé cristã é atacada de modo agressivo e ferrenho por parte do império das trevas, instrumentalizados por pessoas que se utilizam de meios legais e ilegais para romper a continuidade do crescimento da obra da Igreja do Senhor Jesus (cf. Mt 16.15-18). Neste primeiro estudo temático, analisaremos de maneira bem didática acerca da origem da criação, o que nós, cristãos denominamos de Criacionismo Bíblico.

No princípio.....

As Escrituras Sagradas inicia o seu relato de uma forma poética, bela e maravilhosa: "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). O mais interessante do Livro de Gênesis é que os seus dois primeiros capítulo não abrem brechas ou mesmo deixam lacunas acerca da sua criação e do seu Criador. O primeiro versículo por si mesmo responde a pergunta da humanidade decaída no pecado por intermédio do primeiro Adão (cf. Gn 4). Os grandes desafios dos cristãos nos tempos pós-modernos é em expor como o versículo 1 do primeiro capítulo do Gênesis. Esse foi o desafio dos cristãos do passado e hoje é o nosso combate pela fé bíblica no que tange a criação do universo e de tudo o que nele há. No entanto, temos na Palavra de Deus segurança plena para afirmarmos com forte base que o Senhor Deus deu total origem ao mundo inteiro pois nele "temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu; Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 6.19,20).

Por que o Criacionismo Bíblico é tão atacado ferozmente?

Por se falar em Criacionismo Bíblico, devemos reiterar que esta é uma das doutrinas mais importantes dentro do conceito de ensinos bíblicos. O Criacionismo Bíblico é uma doutrina da Palavra de Deus que afirma que o Senhor criou o mundo e tudo o que nele há, sendo somente e plenamente o Senhor e Mantenedor de Todas as Coisas. Toda a Bíblia, de Gênesis à Apocalipse faz questão de afirmar esta doutrina preciosa, a qual envolve todo o âmbito universal, mundial, humano e social. É a partir desta doutrina que respondemos à perguntas que sempre geram dúvidas na mente humana: quem eu sou? de onde eu vim? o que faço aqui? para aonde vou? É para responder estas e outras perguntas que a doutrina do Criacionismo Bíblico existe.

Agora, se o Criacionismo Bíblico responde aos anseios da humanidade detalhadamente, por que ele é constantemente atacado, seja os que não creem, seja os que creem em parte ou desvirtuam tal ensino da Palavra do Senhor? A resposta não é somente uma, mas várias razões para que tal doutrina seja um divisor de águas desde eras remotas. Podemos listar aqui umas três razões:

Primeiro, não creem no Criacionismo Bíblico por não acreditarem na Palavra de Deus. Não são poucos os que creem na Palavra de Deus. Isso é até explicado por consequência de que toda a Bíblia aborda esta doutrina. Para acreditarem na doutrina da Bíblia Sagrada, é necessário crer na Bíblia Sagrada da doutrina. 

Segundo, não creem no Criacionismo Bíblico por não acreditarem no Deus da Palavra. Muitos vão além de não crerem nas Escrituras buscam negarem sempre ao Senhor que os resgatou. Muitos ao longo dos anos zombam e desonram o Santo Nome do Senhor com atitudes desagradáveis e maliciosas. Á estes, restam apenas seguirem neste caminho até o fim de suas vidas, pois, a cada momento em que zombam do Senhor, é um momento em que se afastam mais ainda do Criador.

Terceiro, não creem no Criacionismo Bíblico pelo endurecimento do coração. Este é um ponto extremo do afastamento do ser humano com o Criador. São aqueles que encabeçam a lista de Romanos 1, aos que se afastam de Deus e se aproximam dos caminhos das trevas. Aqueles que endurecem os seus corações, não veem de maneira bela, única e exclusiva as maravilhas do Senhor. Estão cegas moralmente, socialmente e espiritualmente. Mostram ao mundo uma personalidade dura, forte e que afasta o máximo possível do Criador e da sua gloriosa criação. Ao endurecimento do coração, somente a atuação sublime e gloriosa do Espírito Santo para torná-lo um coração quebrantado e contrito diante da presença do Senhor para honrá-lo e adorá-lo como o vaso que honra o oleiro ao finalizar a sua obra.

Rendemo-nos ao Senhor pelos seus Feitos

A Palavra de Deus inicia de forma suprema e gloriosa da manifestação do poder do Senhor Criador de Todas as Coisas. Ao analisarmos os feitos do Senhor a partir dos capítulos 1 e 2 do Livro de Gênesis, constatamos que vemos o Senhor Deus de Israel colocar todas as coisas do planeta terra em seu devido lugar, partindo do nada para a existência de tudo aquilo que vemos e não vemos. 

Em sua devida ordem, o Senhor criou a Luz, realizou a separação entre a luz e as trevas e assim nasceu o dia e a noite (Gn 1.3-5), separou as águas entre o espaço do planeta e assim fez surgir os céus, os mares, a tarde e a manhã e a terra (Gn 1.6-10), criou a natureza com todo a espécie de frutos e de vegetais bem como os luminares nos céus e também as diversas espécies de animais nos céus, nos mares, na terra e embaixo da terra (Gn 1.11-23). Tudo isto coloca em cheque muitos conceitos que foram originados ao longo das eras como a existência vazia, o "Big Bang", e o politeísmo, conceito este que ganha força com a busca por pluralidade em um mundo politeísta e pragmático.

Muito podia ser dito acerca da criação à luz da Palavra de Deus, mas a ordem que o Senhor criou tudo aquilo que existe, quer vejamos, quer não, por si só é testemunha da beleza da criação do Deus Vivo. A supremacia e a excelência encontram-se visíveis quando a Palavra do Senhor dá o início de uma história maravilhosa que se mantém presente até os dias atuais e esta verdade prosseguirá até a eternidade, quer os teólogos pragmáticos duvidem, os cientistas ateus neguem, os filósofos relevantes persistem, e os líderes mundiais incrédulos continuem com os seus pensamentos, a Palavra do Senhor sempre manterá firme, verdadeira e inalterável em sua ênfase de Gênesis 1.1: "No princípio, criou Deus os céus e a terra".


Referências:

ANDRADE, Claudionor de. O Começo de Todas as Coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

KIDNER, Derek. Gênesis - Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1993.

WALTKE, Bruce K. Comentário Bíblico Gênesis. São Paulo: Cultura Cristã, 1991. 



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário