quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A Mulher do Fluxo de Sangue



Em Marcos 5.24-34, temos o relato de uma mulher que tinha um fluxo de sangue. O texto apresenta suas decepções, esperança e vitória. Ela realmente teve uma vitória alcançada pela fé. Portanto, queremos nesse texto analisar como essa mulher venceu todas as dificuldades presentes em sua vida.

Suas decepções

Estava ali certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela havia padecido muito nas mãos de vários médicos e gastado tudo o que tinha, sem, contudo, melhorar de saúde; pelo contrário, piorava cada vez mais (Mc 5.25,26).

A passagem apresenta algumas das decepções que aquela mulher enfrentou. Primeiro, ela mulher estava condenada à morte. Marcos relata que ela “padeceu nas mãos de vários médicos” (Vv 26). Segundo, teve seus recursos humanos totalmente falidos. “Tendo despedido tudo quanto possuía” (Vv 26). Terceiro, sem estimulo para viver e lutar. “Sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, piorava cada vez mais” (Vv 26). Dessa forma, percebemos que muitas eram as dificuldades enfrentadas por essa mulher. Não é nada fácil conviver com uma hemorragia por doze anos.

Última esperança

Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. Porque dizia: Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada (Mc 5.27,28).

Parecia que estava tudo perdido para aquela mulher, teve sua esperança frustrada diante dos médicos e de seus recursos econômicos. Mas apareceu “uma última esperança”, como isso aconteceu? Primeiro, ela ouviu falar de Jesus. Talvez teria ouvido que Cristo tivesse curado muitos com enfermidades incuráveis e isso fez a mesma enxergar uma luz no final do túnel. Segundo, foi ao encontro de Jesus. Essa era uma oportunidade única, não poderia deixar escapar de suas mãos, isso nos ensina que devemos aproveitar cada oportunidade que o Senhor nos conceder. Terceiro, deparou-se com obstáculos a sua fé. A multidão compactada impedia sua ida a Jesus. Além disso, a opinião pública (que pensarão de mim?). Vale ressaltar que, essa mulher perante a sociedade da época era considerada imunda (Lv 15.25-27). Finalmente, o desanimo (pela dificuldade de chegar até Jesus. Assim, a chama da esperança acendeu no coração daquela mulher quando ouviu falar de Cristo Jesus.

O despertar da sua fé veio quando ela pensou consigo: “Se eu apenas tocar na sua roupa, ficarei curada” (Vv 28). Outrora, o pensamento dela era mais de “desânimo, morte e sem estimulo para viver”. Mas quando seu pensamento foi mudado, sua fé começou a florescer em seu coração. Se quisermos mudança em nossas vidas, precisamos começar pela mente, é por meio dela que vem a transformação. Como disse o apóstolo Paulo: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Paulo também disse: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês” (Fp 4.8). Dessa forma, fica evidente que a mudança dela veio por intermédio da mente.

Sua vitória

Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele (Mc 5.27).

Como aquela mulher alcançou sua vitória? Primeiramente, ela colocou sua fé em ação (tocou em Jesus). Tudo começou com a mudança na mente, depois veio a ação, isto é, a fé começa na mente para depois manifesta-se em ação. A prova disso está no fato dela ter tocado nas vestes de Jesus – vale destacar que nas vestes dos judeus tinha uma franja azul, como lembrança de submissão aos mandamentos de Deus (Nm 15.38,39). Talvez o toque dessa mulher demonstra-se total submissão a Cristo. Além disso, a sua fé foi recompensada. O texto enfatiza que logo após tocar em Jesus, “ela sentiu no corpo que estava curada daquele mal” (Vv 29). Por fim, voltou ao normal. A passagem menciona que Jesus perguntou quem o tinha tocado, os discípulos estranharam a pergunta de Jesus e responderam que toda a multidão o tocava. Todavia, Jesus não estava falando de um toque físico, mas um toque de fé. A mulher veio e prostrou-se diante de Jesus, contou toda a verdade. A pergunta de Jesus tinha como a finalidade tornar pública a fé daquela mulher. Talvez ela fosse rejeitada pela a sociedade, “o milagre de Jesus trouxe justamente dignidade para aquela mulher, Jesus restaurou sua posição na sociedade”. Assim, essa foi a sua vitória, colocou a fé em ação e foi recompensada por Cristo. Esse exemplo nos ensina que a fé além de poderosa, pode resolver todos os nossos problemas.

Conclusão

Essa passagem têm muitas lições a nos ensinar sobre fé. A primeira delas é que na caminhada cristã enfrentaremos decepções, como: desanimo, recursos humanos muita das vezes falidos, médicos que não conseguirão resolver nossos problemas em alguns casos e outros. Por outro lado, precisamos entender que a nossa esperança deve estar sempre em Cristo. Nem tudo o dinheiro pode resolver, mas o nosso Cristo pode todas as coisas. Por fim, a fé sempre nos leva a vitória. Começando pela mente e unindo-se com a ação, como disse o autor de Hebreus: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hb 11.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário