terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Incentivo para a Palavra do Senhor




Por Leonardo Pereira



Em uma velocidade constante como o nosso tempo, sobra-nos poucos minutos ou mesmo segundos para nos aplicarmos em algo que seja de intensa dedicação para nós mesmos. Haja vista quando temos ainda tempo para outras pessoas, sobretudo no que se refere a Palavra do Senhor e o intenso estudo que é de grande valia para todos que amam e aguardam a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É certamente válido dizer que dificilmente encontramos incentivos para perseverarmos no estudo e na meditação da Palavra de Deus, ainda que seja incentivos vindo de outros irmãos. Parece-nos que que a presente geração não se preocupa tanto em levar muitos ao encontro de Cristo por meio da Palavra do Senhor. Isto é um sinal de que o povo evangélico brasileiro deva regressar as suas origens no que concerne ao estímulo da transmissão da mensagem de Cristo aos muitos irmãos que buscam conhecer ao Senhor e Salvador Eterno.

É deveras incomum tratarmos sobre esta temática em um começo de semana, mas neste artigo, é de extrema importância trazermos à tona que somente uma nação será por completo transformada quando verdadeiramente se voltar para as Escrituras Sagradas. Em toda a história da humanidade quando o povo se afastou das Escrituras, a nação entrava em um estado de queda e de ruína. Somente a mesma nação se levantava quando se voltava ao Deus da Palavra e a Palavra de Deus. Desde o Antigo Testamento, passando pelo Novo, chegando na Igreja Primitiva, passando pelos corredores da história e chegando até nós com os mesmos reflexos e exemplos do passando, para adequação nossa.

Isto se deve plenamente em decorrência do que ocorre quando uma pessoa, um grupo de pessoas ou nações encontram-se com as Escrituras: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Tm 3.16,17). Diante desta questão de grande importância para muitos, busco neste artigo, apresentar 7 condições para que possamos ser incentivados a lermos as Escrituras Sagradas e sermos também incentivadores para com outros irmãos que se encontram ao longo da nação, sedentos e incansáveis na busca pela mensagem divina:

1) Leia a Palavra de Deus de pouco em pouco: É muito comum para muitos se perderem na leitura das Escrituras Sagradas, começando pelo livro de Gênesis e buscando discorrer por completo o Antigo Testamento. Comece por um livro pequeno, um livro em que tenha interesse em buscar mais o conhecimento no assunto, sobretudo pelo Novo Testamento. Busque lê aos poucos a Palavra do Senhor para compreender acerca dos temas bíblicos.

2) Tire um tempo no dia para ler a Palavra do Senhor: 10, 20, 30 minutos, tire um tempo todo dia para que você possa adentrar no maravilhoso universo do conhecimento bíblico e escriturístico. Separe um tempo no dia para você e Deus. Ore ao Senhor para que abra seu coração e sua mente a fim de que sejas inundado pelo poder de Deus por intermédio da sua Palavra Santa (Jo 17.17).

3) Pergunte aos mais experientes sobre a Bíblia Sagrada: Busque pastores, professores de Escola Bíblica Dominical para que eles possam sanar as suas dúvidas acerca do que você busca estudar e conhecer. Sempre com apoio e com auxílio, você chegará muito mais longe do que quando você estiver sozinho. A história de um cristão leitor da Palavra, é a história de muitos que fazem parte de toda uma vida.

4) Fale com os seus sobre a Bíblia Sagrada: Fale com os amigos, no trabalho, em casa, e sobretudo na igreja sobre a Palavra de Deus. Em tempo e fora de tempo conforme o apóstolo Paulo (cf. 2 Tm 4.2), aproveite todos os momentos possíveis do seu dia para propagar a mensagem da Palavra de Deus. Em detrimento de assuntos que não edificam em nada na vida, falar das Escrituras é o que há de mais edificante em sua vida sobretudo com o seu círculo de relacionamentos.

5) Compre livros relacionados ao estudo da Palavra do Senhor: Livros sobre introdução do estudo à Bíblia Sagrada, Atlas Bíblico e estudo panorâmico das Escrituras, claramente tendo a Bíblia como primazia fundamental, possam vir à ser muitos úteis na sua caminhada literária da Palavra de Deus. Peça recomendação aos líderes de sua igreja, amigos que já estudam á mais tempo que você, e á professores de EBD, livros que o norteiem nesta sua jornada literária da Palavra de Deus.

6) Incentive aos seus por meio das Redes Sociais: As redes sociais são uma poderosa ferramenta de transmissão da mensagem da Palavra de Deus. Utilize suas redes sociais para incentivar á muitos no estudo da Bíblia Sagrada. Fale da Palavra de Deus de maneirs curta, direta e objetiva, incentivando à levar à lerem as Escrituras. Utilizemos o que o Senhor nos concedeu para que todos tenham acesso na busca da mensagem do Deus Vivo.

7) Faça do seu lar um ambiente de incentivo à leitura da Palavra de Deus: O lar é o primeiro local e a fortaleza principal de seu planejamento. Josué quando o povo esteve em completa indecisão, disse sem titubear para com o povo de Israel: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15). Do mesmo modo fez assim também Cornélio quando este recebeu o apóstolo Pedro em sua casa. Fez daquele momento particular um ambiente de incentivo à transmissão da mensagem do Senhor através do Apóstolo líder da Igreja Primitiva: "E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos" (At 10.24).



Referências:

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

GONÇALVES, Matheus. Conhecendo Deus da Bíblia. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

LOPES, Hernandes Dias. Pregação Expositiva. São Paulo: Editora Hagnos, 2015.

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia - Livro por Livro. São Paulo: Editora Vida, 2007.

RENOVATO, Elinaldo. Deus e a Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário