sexta-feira, 24 de julho de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Julho/2020 - Capítulo 4 - Jesus Cristo - O Exemplo Supremo de Vigilância Espiritual




Comentarista: Emanuel Barros



Texto Bíblico Base Semanal: Hebreus 4.9-16

9. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
10. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
11. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
12. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
14. Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Momento Interação

“Vigiai e orai” é uma ordem que significa que o povo de Deus deve estar sempre atento e em constante oração. O crente deve vigiar e orar para que ele não venha ceder às debilidades de sua carne e possa estar sempre preparado para o grande dia da volta do Senhor Jesus. Através da vigilância e da oração, podemos vencer as tentações que nos sobrevêm (Mt 26.40; Mc 13.33). Por muitas vezes Jesus ensinou sobre a importância da oração e a necessidade da vigilância. Então seria natural que em alguma ocasião o Senhor Jesus combinasse os verbos “vigiar” e “orar” na mesma expressão ao dizer “vigiai e orai”. Numa aplicação prática, a ordem “vigiai e orai” é uma exortação a uma vida santificada, sabendo que o Dia do Senhor se aproxima. Vigiar é estar em guarda, estar atento, sempre alerta; e esse conceito de vigilância e cautela espiritual sempre estará associado nas Escrituras com a ideia de oração contínua e perseverante. Os crentes não possuem recursos suficientes em si mesmos para estarem alertas diante dos perigos espirituais. Eles precisam buscar o auxílio divino, a sabedoria e o fortalecimento de Deus, para resistir em qualquer circunstância. Por isso a ordem: Vigiai e orai!

Introdução

O tempo que Jesus esteve no Getsêmani não foi fácil para Ele. A Bíblia diz que Jesus estava muito angustiado. Inclusive, Ele disse aos seus três discípulos mais próximos que sua alma estava profundamente triste até a morte (Mt 26.38). Então Ele pediu que os três discípulos vigiassem juntamente com Ele ali. Em seguida Jesus foi para um lugar um pouco mais reservado e, prostrado sobre o seu rosto, orou ao Pai. Foi naquela ocasião que Jesus fez a conhecida oração: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mt 26.39). A oração de Jesus no Getsêmani foi tão intensa que o escritor de Hebreus diz que ali Jesus clamou ao Pai com lágrimas (Hb 5.7). Alguns comentaristas dizem que talvez a oração de Jesus no Getsêmani tenha dado origem ao costume cristão de orar ajoelhado. Vale lembrar que os judeus geralmente oravam em pé.

O evangelista Lucas também traz duas informações importantes sobre o que aconteceu com Jesus no Getsêmani enquanto Ele orava. O escritor bíblico diz que tamanha foi a angústia de Cristo que seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. Ele também informa que um anjo do céu apareceu para confortar Jesus (Lc 22.43,44). Mateus ainda esclarece que naquela noite Jesus orou três vezes no Jardim do Getsêmani. No intervalo entre uma oração e outra, Jesus sempre encontrou os seus discípulos dormindo. Foi nesse contexto que Jesus fez a seguinte exortação: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca“ (Mt 26.41).

I. Vigiai e Orai

Jesus explicou para os três discípulos que Ele estava muito angustiado naquele momento, e lhes pediu para que eles ficassem alertas ali com Ele. Jesus ainda se afastou sozinho um pouco mais e orou ao Pai. Mas ao retornar, Ele encontrou os discípulos dormindo. Foi então que Ele falou a Pedro: “Vocês não foram homens capazes de velar comigo uma única hora? Vigiai e orai para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Ao dizer “vigiai e orai” naquele momento, Jesus estava literalmente dizendo: “Mantenham-se alerta e continuem orando, para que não entrem em tentação”. Depois disso, mais uma vez Jesus se afastou deles para orar. Mas os discípulos, porém, não conseguiram obedecer ao pedido do Senhor Jesus. 

Quando Ele retornou, novamente os três foram achados dormindo. Mas talvez Jesus também tenha declarado “vigiai e orai” uma vez mais, dias antes do evento no Jardim do Getsêmani, na mesma semana da crucificação. Isso teria acontecido durante o sermão escatológico em que Jesus falou aos seus discípulos sobre o que haveria de acontecer até o fim dos tempos. Já no fim do sermão, Jesus falou muito claramente que o dia e a hora de seu retorno são desconhecidos. Por esse motivo Ele exige que seus seguidores estejam sempre preparados. Então nesse contexto Ele alertou: “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33).

Na noite em que Jesus foi preso, os discípulos mais próximos dele não conseguiram vigiar e orar. Por isso eles acabaram por ceder à tentação. Naquele contexto, a tentação para os discípulos consistia na possibilidade de eles se mostrarem infiéis a Jesus. De fato, infelizmente foi isso o que aconteceu. Eles não permaneceram vigilantes, e nem oraram fervorosamente. É significativo que Jesus dirigiu as palavras “vigiai e orar para que não entreis em tentação” diretamente ao apóstolo Pedro. O resultado de sua falta de comprometimento com a ordem de Jesus pôde ser visto tão logo quando ele negou o seu Mestre. Mas a declaração “vigiai e orai” certamente é uma ordem atual e muito importante para todos nós. Seu princípio é verdadeiro e sua mensagem deve soar todos os dias nos corações dos redimidos.

Os cristãos genuínos almejam vividamente pelo dia da vinda de Cristo. Aquele que aguarda ansiosamente por um evento, jamais deve ser pego de surpresa quando sua data chegar. Por isso os crentes devem vigiar e orar a todo tempo; eles devem estar sempre alertas, dedicando total atenção às coisas de Deus e orando persistentemente sem cessar. Os seguidores de Cristo devem se manter sempre espiritualmente despertados, com seus corações e mentes alertas, para que possam vencer a tentação.

II. Espírito Pronto - Carne Fraca

A declaração “o espírito está pronto, mas a carne é fraca” significa que a natureza humana é frágil e possui suas debilidades, enquanto o espírito deseja fazer o que é bom. Foi Jesus quem disse essas palavras enquanto estava no Jardim do Getsêmani (Mt 26.41; Mc 14.38). Jesus disse que a carne é fraca na noite em que Ele foi traído e preso. É importante saber disso porque a declaração “o espírito está pronto, mas a carne é fraca” deve ser considerada à luz de seu contexto. Naquela noite Jesus estava passando por um momento muito difícil. Ele mesmo declarou que estava enfrentando uma angústia enorme (Mt 26.38). Tudo isso porque Jesus estava prestes a tomar o cálice amargo que lhe foi proposto. Por esse motivo em sua oração Ele dizia: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice“ (Mt 26.39). Esse cálice era o furor da ira divina que seria derramado sobre Ele por causa do pecado que Ele tomou sobre si.

Então naquele momento decisivo da história da redenção, Jesus foi até o Jardim do Getsêmani orar. Ali Ele convidou seus três discípulos mais próximos para ir a um lugar mais reservado. Então Ele pediu que Pedro, Tiago e João ficassem vigiando e orando com Ele. Em seguida, Jesus se afastou ainda mais um pouco no jardim. Os três discípulos, porém, não foram capazes de atender ao pedido de Jesus. Tão logo eles pegaram no sono. Quando Jesus voltou, encontrou os três dormindo. Foi então que Ele disse ao apóstolo Pedro: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38). Antes de dizer que a carne é fraca, Jesus diz que o espírito está pronto. Evidentemente esse espírito da qual Jesus fala não deve ser confundido com o Espírito Santo. Na verdade Jesus fala do espírito do ser humano em sua relação para com Deus. As traduções bíblicas contribuem com esse entendimento ao registrar a palavra espírito com sua letra inicial minúscula.

Portanto, o espírito que Jesus diz estar pronto deve ser entendido como uma referência ao ser invisível do homem, visto em seu relacionamento com Deus. É através de seu espírito que o homem presta culto a Deus e recebe o favor divino. Certa vez Jesus disse que os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade (Jo 4.23). Jesus diz que a carne é fraca justamente para fazer uma contraposição ao espírito que está pronto. Então nesse contexto em que Jesus declara que a carne é fraca, o significado da palavra “carne” não deve ser confundido com aquele significado tão comum em outras partes do Novo Testamento que denota a natureza humana corrompida e caída, e que é a fonte do desejo pecaminoso (cf. Rm 7.25; 8.4-9). W. Hendriksen diz que a palavra “carne”, no sentido que lhe é atribuído na expressão “a carne é fraca”, indica a natureza humana considerada do prisma de sua fragilidade e necessidades, tanto físicas quanto psíquicas (cf. Is 40.6-8). J. MaCArthur diz que o próprio Cristo também estava familiarizado com o sentimento das fraquezas humanas (Hb 4.15). Essas fraquezas, no entanto, devem ser subjugadas à vontade divina.

Então ao dizer que “o espírito está pronto, mas a carne é fraca”, basicamente Jesus estava dizendo que o espírito está sempre disposto, mas a carne, com suas debilidades naturais, não acompanha essa disposição. Isso ficou muito claro no comportamento dos discípulos. Naquela noite no Getsêmani, os discípulos de Jesus estavam numa verdadeira batalha entre seu espírito pronto e sua carne fraca. O espírito de cada um deles estava disposto a atender ao pedido de Jesus e permanecer alerta em oração; mas a fraca carne estava conduzindo-os ao sono, e assim, de certa forma, tornando-os vulneráveis aos desejos de Satanás.

III. O Exemplo de Jesus Cristo

Jesus disse: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice!”, quando estava orando no monte das Oliveiras, num jardim chamado de Getsêmani. Como foi dito, isto ocorreu na noite em que Ele foi traído. Antes, Ele havia acabado de celebrar a última Páscoa com seus discípulos, dado as instruções finais a eles, e instituído a Ceia do Senhor como uma ordenança a ser observada por seus seguidores. Depois dessas coisas, Ele partiu para o Monte das Oliveiras como de costume. Ali Ele pediu que seus discípulos vigiassem em oração. Ele se afastou um pouco deles com o objetivo de orar. A Bíblia diz que ali Jesus orou ao Pai intensamente.

Naquele momento ele estava experimentando um estado de agonia tão extremo que até o seu suor se transformou em gotas sangue. O escritor de Hebreus também descreve que naquele momento Jesus apresentou um grande clamor com lágrimas ao Pai (Hebreus 5:7). Ali ele estava vivendo os momentos finais antes da prisão que resultaria em sua morte. Foi justamente nesse contexto que Ele clamou: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice”. O significado que mais se harmoniza ao contexto do pedido de Jesus Cristo ao Pai, é o de que o cálice nesse versículo indica a ira divina.

Ao dizer: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice!”, Jesus demonstrou estar apavorado com a terrível experiência iminente a qual se submeteria. Diferentemente do que alguns pensam, Ele não estava temendo os sofrimentos físicos da cruz, apesar de que a crucificação era a forma mais dolorosa e cruel de execução da época. Definitivamente Ele não estava com medo de ser açoitado, humilhado, torturado e finalmente morto. O que deixava Jesus horrorizado a ponto de pedir: “Pai, se possível, passe de mim este cálice!”, era a expectativa de ter de suportar todo o peso da ira de Deus. Ao carregar o pecado de seu povo sobre si, Aquele que nunca pecou se fez pecado por nós (2 Co 5.21).

Consequentemente, o caráter santo e justo de Deus exige o castigo pela iniquidade. A Bíblia diz que Deus é tão santo e puro que seus olhos não suportam contemplar o mal (Hc 1.13). Dessa forma, Jesus teria de enfrentar a morte sabendo que estaria completamente abandonado da presença misericordiosa e amorosa do Pai. Todo o cálice da maldição divina por causa do pecado estava prestes a ser derramado sobre Ele na cruz do Calvário. Ali Ele haveria de experimentar todo o horror do inferno para redimir o seu povo. Na cruz, Ele não gritou: “Meu Deus, está doendo!”; nem mesmo disse: “Meu Deus, eu não quero morrer, me tira daqui!”; mas seu grito foi: “Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonastes?“ (Mt 27.46). Esse grito de angustia revela o extremo amargor do cálice que lhe foi dado a tomar.

Conclusão

Jesus não apenas orou pedindo: “Pai, se possível, afaste de mim este cálice!”, mas Ele também acrescentou: “Que não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Essa foi uma declaração de completa submissão ao Pai. Sabemos que na Trindade ontológica não existe qualquer ideia de hierarquia. Pai, Filho e Espírito Santo são igualmente Deus, possuidores dos mesmos atributos e merecedores de igual glória e honra. Mas na economia da salvação o Filho não hesitou em se submeter voluntariamente e totalmente a vontade do Pai. Saiba mais sobre o que é a Trindade. Aqui é preciso entender que não houve qualquer conflito entre a vontade divina e os desejos de Cristo em sua humanidade. Isto fica claro quando Ele próprio diz: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, me salva desta hora? Não; eu vim precisamente com este propósito, para esta hora” (Jo 12.27). 

A frase: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice”, jamais deve ser vista como significando uma declaração de que Jesus queria escapar de sua missão. Ao contrário disso, ela deve ser vista como uma oração que reflete a profundidade, a importância e o valor da obra redentora de Cristo em nosso favor. Sua morte não foi como qualquer outra morte. Não foi um mero exemplo a ser seguido. Não foi simplesmente um ato heroico como foram as mortes de muitos mártires da História. Sua morte foi expiatória! Ele ocupou o lugar de pecadores, e por eles tomou o cálice da ira de Deus até o fim.



Sugestão de Leitura da Semana: SILVA, Oliveira. Panorama Bíblico - Volume 7 - Epístolas Gerais. São Paulo: Evangelho Avivado, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário