quarta-feira, 22 de julho de 2020

Na Bonança ou no Temporal - Nós Precisamos de Deus




Por Leonardo Pereira



O mundo que conhecemos hoje se difere em grande demasia de período que compreende 10, 20, 30, 50 anos atrás. As relações pessoais, interpessoais, familiares e eclesiásticas também sofreram um tremendo impacto em decorrência das décadas. Evoluções nos relacionamentos, na tecnologia, no fácil acesso à educação e ao emprego, foram resultados marcantes dos últimos tempos. No entanto, a drástica mudança social, as mídias digitais, a manifestação de movimentos a favor ou contrários aos preceitos judaico-cristãs, traz a tona  uma intensa e urgente reflexão, de que chegamos a um período da história da nação em que a sociedade, sobretudo a sociedade evangélica brasileira, precisa olhar mais do que nunca, olhar para trás e compreender o que foi construído e desconstruído ao longo do tempos.

Muito além das mudanças ocasionadas pelo Pós-Modernismo advindo de seus adeptos, encontra-se os valores permanentes das Escrituras Sagradas, a qual boa parte da população crê, e exerce grande ênfase em sua vida, em sua família e na comunidade aonde reside. Uma nação só é nação se ela exerce os valores tradicionais da conservação cristã (o amor à Deus, a Família e ao Próximo). Tirando todos os valores que se encontram na Palavra do Senhor de uma nação. Rapidamente, a mesma entra em um estágio completo de ruína social, moral, ética e espiritual. As nações, povos, tribos que intentam banir Deus de seus habitat's, todas elas sofrem por não possuírem um direcionamento correto e com elas, milhares de pessoas por se afastarem da presença de Deus e da sua Palavra. A história mostra exatamente desta forma, e hoje não é diferente.

Diante do sofrimento de inúmeras pessoas mundo afora que sofrem de diversas formas, pelas Escrituras Sagradas, encontramos dois homens similares que entre a bonança e o temporal, buscaram ao Senhor de maneira contínua - Jó e Neemias. A vida deste dois gigantes da fé no Senhor é marcado por momentos de calmaria e de tempestades. Jó era o homem mais rico da sua geração. Possuía riquezas e bens, mas ainda que tivesse tudo o que precisava, sabia ele que o que mais precisava em sua vida, era do Senhor.  Por outro lado, Neemias era copeiro do rei Artaxerxes. Era um homem de confiança do rei e possuía uma posição muito privilegiada. Ainda assim, quando soube da ruína de Israel por intermédio de seu irmão, chorou continuamente e entrou em um estado de lamento que tomou-lhe sua alma. O único que poderia buscar naquele momento de tristeza e de dor, não era o rei nem os seus homens de confiança, mas sim à Deus, e foi o que ele fez imediatamente.

O Clamor de Jó em tempos de Brandura

Antes de toda aflição que Jó passaria e que acompanhamos em decorrer do livro que leva o seu nome, encontramos um servo fiel do Senhor que clama pela sua família e os santificava diante da presença do Senhor: "Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente" (Jó 1.5). Jó não somente buscava ao Senhor quando lhe era conveniente ou quando passava por aflições. Ele sendo o homem mais piedoso da sua geração, o mais rico e o mais conhecido, fazia continuamente aquilo que era sua principal característica. Clamar ao Senhor. O homem mais conhecido do Oriente Antigo nos ensina que nada é maior em nossa agenda do que nos rendermos diante do Altíssimo, por nossos familiares, por nossos amigos e pela nação brasileira. A fama de Jó não se deve aos bens que ele possui ou o quanto granjeou em sua vida material, mas sim, o quanto ele dedicava toda madrugada ao Senhor continuamente.

O Clamor de Neemias por Jerusalém em Ruínas

A narrativa de Neemias começa de modo autobiográfico, tanto em sua vida particular como também em sua vida espiritual: " As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus" (Ne 1.1-4). O amor por Jerusalém era tamanho que dedica a maior parte do capítulo clamando pelo auxílio divino em prol de Jerusalém, sua amada terra: "Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei" (Ne 1.11). Neemias não fica inerte diante da situação assoladora de Israel. Ao ouvir sobre a condição da cidade em ruínas, prostra-se diante dos pés do Deus dos Céus, buscando, clamando em lágrimas e confessando os seus pecados, de modo que o Senhor aparte a sua ira de Jerusalém, em decorrência da iniquidade na localidade.

Sempre Precisaremos de Deus!

O objetivo deste artigo é entendermos que estejamos nós em um momento de brandura, ou tempestuoso, sempre precisaremos de Deus. Aqueles que pensam ser autossuficientes, caem em seus próprios caminhos de arrogância, de soberba e da presunção. Envergonhados, reconhecem de pronto a soberania de Deus,e ainda que muitos mantenham o seu orgulho em todo o tempo, lembram-se que o Senhor habita nos céus e que nossas vidas são como um vento passageiro. Lembremo-nos sempre de que o é o Senhor que se mantém soberano e supremo no trono reinando sobre tudo e sobre todos.



Referências: 

ATAÍDE, Romulo; MUNIZ, Sidney; PEREIRA, Leonardo; ROGÉRIO, Marcos. Comentário Bíblico Mensal - Volume 1 - Antigo Testamento. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

MUNIZ, Sidney. O Propósito da Oração. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

ROGÉRIO, Marcos. Família Cristã. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário