terça-feira, 6 de outubro de 2020

As atitudes de Ana em meio as Aflições


Aqueles que professam a fé em Cristo passarão por aflições em sua caminhada cristã. Ana mãe de Samuel enfrentou aflições em sua vida, mas soube como vence-las (1Sm 1.9-19). Não basta apenas enfrentarmos as tribulações da vida, porém, temos que sempre encontrar uma forma com base na Bíblia para vencemos elas.

O presente texto, tem como objetivo analisar de forma sucinta as aflições de Ana e as atitudes que a levou a vencer.

As dificuldades de Ana

Ana era esposa de Elcana, ele também possuía outra mulher chamada Penina. A dificuldade de Ana começa por não possuir filhos, porque o Senhor tinha cerrado sua madre (1Sm 1.5). Na cultura judaica, uma mulher sem filhos era considerada uma fracassada, sua esterilidade era um embaraço social para o seu marido. Porque os filhos constituíam uma fonte de trabalho para a família, era responsabilidade deles de cuidar dos pais quando chegasse a velhice. Embora Elcana pudesse se separar de Ana – ao marido era permitido divorcia-se de uma esposa estéril, mas Elcana permaneceu amando Ana apesar das críticas da sociedade[1].

Além disso, sua rival a irritava continuamente por ser estéril (1Sm 1.6). Ana sofreu muito por conta da esterilidade da sua rival, isso não veio do acaso, nem para castigo (Rm 6.18), entretanto, estava debaixo do controle soberano do Senhor[2]. Portanto, por causa disso Ana apenas chorava e não comia (1Sm 1.7).

Ana diante das aflições  

Primeiramente, Ana tomou uma atitude diante das aflições em que estava enfrentando. Ela foi ao templo do Senhor, pois com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente (1Sm 1.9,10). Segundo, Ana fez um voto ao Senhor, dizendo: “se benignamente atentares para aflição da sua serva, e de mim te lembrares, não esqueceres, mas deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida (1Sm 1.11,12)”. Assim, ela apresentou sua oração a Deus com toda a sua sinceridade, se derramou diante da presença do Senhor e fez um voto a Deus.

Ana diante do sacerdote Eli

Perseverando Ana em orar ao Senhor, Eli percebeu que ela movia apenas os lábios em sua oração, porém não se ouvia sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada (1Sm 1.12,13). O sacerdote ordena que ela se aparte do vinho, mas Ana responde com toda a sinceridade do seu coração dizendo que, não estava embriagada e que não era filha de Belial. Eli corrige rapidamente corrigiu seu erro e se uniu-se a Ana em seu pedido para que Deus atendesse seu desejo[3]. Dessa forma, aquela mulher diante das tribulações que a solava, permaneceu firme em sua oração. Depois, voltou ao seu caminho e seu semblante já não era triste (1Sm 1.18).

Conclusão

Algumas verdades dessa história pode ser aplicada a vida cristã. Primeiro, a oração é chave para vencemos as aflições da vida. Não existe vida cristã sem a oração, ela é a respiração da alma. Um cristão que não cultiva uma vida de oração, sua vida estará fadada ao fracasso. Segundo, os votos são uma forma de mostramos nosso compromisso diante de Deus, o Senhor abençoa quando os votos são feitos com sinceridade. Terceiro, Deus ouve nossas orações. Deus ouviu o pedido de Ana e concedeu a ela um filho. Isso nos ensina que Deus ouve as orações do seu povo e no momento certo Ele concede o pedido.  

 

Sidney Muniz

 

Referências:



[1] Bíblia Aplicação Pessoal

[2] Bíblia de Estudo de Genebra

[3] Comentário Bíblico Beacon


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário