domingo, 4 de outubro de 2020

Recomendação de Leitura do Mês - Azorrague - Antônio Carlos Costa

 


Por Leonardo Pereira

Certamente é inegável as menções feitas para aqueles que fazem parte do evangelicalismo brasileiro atual. Inúmeras pessoas com artigos, livros, vídeos na internet tratam deste assunto de maneira divergente, seja para elogios ou mesmo para críticas construtivas. A importância de se terem livros que exploram esta parte da camada brasileira que professa a sua fé é hoje uma fonte impressionante de extensas pesquisas, bem como pesquisas realizadas por leigos ou acadêmicos, no que tange ao movimento evangélico ou mesmo a igreja evangélica brasileira. Partindo de uma premissa para se falar sobre ambos é que o escritor Antônio Carlos Costa, escreve uma obra voltada para uma reflexão mais intensa e extensa do que muitos outros livros sugeriram ou sugerem. É com este objetivo que ele escreveu a sua magnífica obra chamada "Azorrague", pela editora Mundo Cristão (SP), e é sobre este livro que a Sugestão de Livro do mês de Outubro no Blog Evangelho Avivado traz um pano de fundo para reflexão aos leitores que possam se interessar por esta obra.


O Autor

Primeiramente, antes de falarmos sobre o livro Azorrague, é muito importante conhecermos a pessoa e o ministério de Antônio Carlos Costa, dado ao grande impacto que sua obra causou no Brasil não somente pela temática cristã, mas também pelo desenvolvimento moral e social do país, um dos objetivos de sua obra. Antônio Carlos Costa, nascido em 1962, no Rio de Janeiro, é fundador da ONG Rio de Paz (instituição filiada ao Departamento de Informação Pública da ONU, a qual promove ações voltadas para a redução das violações dos direitos humanos). Jornalista, teólogo, pastor da Igreja Presbiteriana da Barra (RJ), é mestre em História do Cristianismo pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper e doutorando em Teologia pela Faculté Jean Calvin, em Aix-En-Provence, na França. É casado com Adriany e pai de três filhos, Pedro, Matheus e Alyssa.

O Livro

O próprio  autor ao apresentar a sua obra, concede-nos um pensamento reflexivo para o povo evangélico, e também para os que buscam compreender o evangelicalismo brasileira. Antônio diz que "Impressiona a quantidade de passagens bíblicas que mostram Cristo confrontando gente profundamente envolvida com instituição religiosa. Nessas horas, emerge um Cristo que parece odiar religião. Um Cristo que revela quanto a cultura religiosa pode nos deformar, adoecer e afastar de Deus". Resumindo a sua ênfase, Antônio Carlos Costa enfatiza que muitos que professam a sua fé em Cristo e o pregam, vivem com uma visão de um Jesus imerso em uma religião e não dentro das pessoas, o que faz com que muitos possuam uma visão desvirtuada do Altíssimo e da sua vontade. O autor convida os leitores a refletirem sobre como eles possuem uma visão de quem realmente é o Senhor Jesus Cristo: o que ensinou e o que consta nas Escrituras Sagradas? ou o Jesus que pregam as religiões? Partindo destas perguntas é que Antônio Carlos Costa elabora um estudo aprofundado para com os seus leitores no decorrer dos capítulos do seu livro. É um verdadeiro convite à uma reflexão bastante profunda sobre como conhecemos a Jesus Cristo e como o buscamos verdadeiramente no cotidiano.

Recomendações Finais

Os evangelhos apontam inúmeras situações nas quais Jesus estabeleceu uma postura duramente crítica em relação às lideranças das instituições religiosas de sua época. Uma leitura apressada desses textos pode dar a falsa impressão de que se trata de um problema específico do Mestre com a religião judaica. E podemos ir além no autoengano imaginando que a Igreja superou o momento caótico da religião de outrora.  Antônio Carlos Costa irá surpreender seus leitores ao analisar as controvérsias de Jesus com a religião e revelar como os líderes religiosos de hoje podem cair nas mesmas armadilhas de ontem, escondendo Deus das pessoas. Bíblico, contundente e inspirador, Azorrague permite ao leitor redescobrir o Deus justo, amoroso e verdadeiro, tantas vezes encoberto pela prática religiosa legalista, moralista e autoritária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário