sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Outubro/2020 - Capítulo 3 - A Dedicação do Apóstolo Paulo em seu Ministério




Comentarista: Maxwell Barbosa



Texto Bíblico Base Semanal: 2ª Coríntios 6.1-18

1. E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
2. (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).
3. Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;
4. Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
5. Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
6. Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
7. Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
8. Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;
9. Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
10. Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
11. Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.
12. Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos.
13. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
14. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18. E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

Momento Interação

O cristão precisa compreender bem cedo em seu ministério aquilo que ele realmente é. Se formos fracos em nossos ideais e ainda buscarmos louvores dos homens, poderemos ser levados por aquilo que dizem a nosso respeito. Nós não somos aquilo que as pessoas dizem, mas aquilo que Deus nos fez sermos através de Jesus Cristo. Paulo percebeu isso e comparou as coisas que sofria e o que os seus opositores diziam a seu respeito com aquilo que Ele sabia que era, por causa da graça de Cristo. Paulo era tratado como mentiroso, mas ele sabia que falava a verdade. Era apontado como um desconhecido, mas ele sabia que os irmãos de Corinto o conheciam bem. Muitos diziam que ele estava morto, mas ele continuava vivo e servindo a Deus! Apesar de sofrer duros castigos, ele não havia sucumbido! Ele as vezes ficava triste, mas não ignorava que na maior parte do tempo estava alegre! Apesar da sua pobreza, ele podia enriquecer as pessoas com as riquezas da graça de Cristo. Apesar de aparentemente não possuir nada, por causa de Cristo, Ele tinha tudo! Cristo em nós é a esperança da glória! Com Ele somos mais do que vencedores!

Introdução

O que aprendemos com esse apelo de Paulo aos corintos? Primeiro, a preocupação em não dar escândalo também deve ser nossa. Somos pecadores redimidos, justificados, adotados, e isso é permanente. A obra de Cristo é completa em nossa vida, entretanto ainda temos a natureza pecaminosa. O diabo não pode mexer na nossa salvação, mas pode nos trazer tristeza ao nos enlaçar em um pecado; a fim de trazer vergonha ao Evangelho, para nós e tristeza para os envolvidos e afetados pelo pecado. Devemos ter cuidado com essa nossa natureza pecaminosa… cuidado com a vida. Como exemplo disso, o pastor falou da história de Davi e de toda a tristeza em consequência do pecado do homem segundo o coração de Deus.

Segundo, o que recomenda o ministro, um crente: sofrimento. Isso é bem diferente do que se é pregado (Teologia da prosperidade). Terceiro, a humildade de Paulo em chamar os corintos à reconciliação mesmo não sendo ele o causador. Isso deve chamar nossa situação. Apesar das injúrias, calúnias, difamações, o coração de Paulo continuava aberto. Certamente Paulo sabia que a luta é contra o diabo (que usa as pessoas) e não contra as pessoas. Portanto, é válido fazer isso em nossos relacionamentos. Pois é sábio ter uma visão macro da história, ciente que Deus controla tudo e tem um propósito.

I. A Abnegação de Paulo ao Ministério

Abnegação é sacrificar seus próprios desejos para agradar ou ajudar outra pessoa. A Bíblia fala sobre a importância da abnegação para fazer a vontade de Deus. Alguma abnegação também é importante no relacionamento com outras pessoas. A palavra abnegação não aparece na Bíblia mas o conceito está presente em várias passagens. Jesus não queria sofrer na cruz mas ele decidiu fazer a vontade de Deus, negando sua própria vontade para salvar a muitos (Lc 22.42). Ele colocou a vontade do Pai acima da sua e foi vitorioso!

A organização dos capítulos da Bíblia (não somente das epístolas paulinas) muitas vezes não obedece à estrutura lógica dos versículos. Os dois primeiros versículos do capítulo 6 são um complemento do capítulo cinco. Quando Paulo usa o plural e “nós, cooperando também com ele”, refere-se ao Senhor Jesus que realizou a obra expiatória, pois o Pai o fez pecado por nós (5.21), a fim de pagar a dívida da humanidade, reconciliando-nos com o Criador. Ao tornar conhecida a obra da redenção, Paulo afirma que estamos cooperando com Jesus Cristo. Deus não depende de ninguém para fazer o que precisa ser feito, mas Ele deseja uma relação de comunhão e serviço em conjunto com o homem, para que este tenha o privilégio de participar do ministério da reconciliação.

Paulo aprendeu com Jesus que o serviço é a postura ideal para quem deseja liderar, pois o Mestre mesmo disse que não tinha vindo ao mundo para ser servido, mas para servir (Mt 20.26-28). O apóstolo dedicou, pois, sua vida e personificou sua liderança como um líder-servidor. Ele procurou imitar o Mestre em tudo, servindo apenas aos interesses da Igreja de Cristo (2 Co 12.15; Fp 2.17; 1 Ts 2.8). O versículo dois é uma citação de Isaías 49.8. Neste vaticínio do profeta messiânico, surge o Servo do Senhor (que é o Cristo profetizado), com a promessa de ajuda no dia em que a salvação for manifestada aos gentios. Paulo usa a profecia para anunciar que o tempo aceitável (favorável) é agora, o dia da salvação é hoje, e a proclamação do Evangelho que pregava está no presente. 

O tempo aceitável por Deus e pelos homens é agora, e todos podem participar livremente da reconciliação oferecida em Cristo. A parte final do versículo dois evidencia a preocupação paulina com os coríntios em relação à graça de Deus. A graça salvadora é para “agora”, porque este é o momento oportuno de sua aceitação. Paulo aprendeu com Jesus que o serviço é a postura ideal para quem deseja liderar na vida eclesiástica.

II. O Perigo do Jugo Desigual

O propósito de Deus, neste princípio espiritual, é evitar o desvio e a contaminação do seu povo! É difícil pensar em outra área da vida cristã que esteja rodeada de tantas dúvidas incertezas, desânimos e fraquezas como o namoro dos jovens cristãos! A Palavra de Deus nos afirma que nenhum pecado é tão nocivo, para o nosso corpo como o pecado do adultério e da fornicação, uma vez que este é o único pecado que o homem/mulher comete contra o seu próprio corpo! Quantas quedas, quantos dissabores, quantos sofrimentos, quantas perdas, foram causados pela utilização precipitada e indevida do sexo, pelas paixões desenfreadas, fruto da natureza carnal. Facilmente nós podemos lembrar das consequências que esse pecado causou nas vidas de Sansão e de Davi!

É o objeto de ligação, que têm como propósito unir e conjugar os esforços de dois animais da mesma espécie, num determinado sentido, com o propósito principal de levarem uma carga! Este termo, também é utilizado de forma figurada, para descrever os laços de amor, a união, comunhão entre um casal, uma sociedade, as amizades! Na prática, o que se espera desses animais, é que ambos conjuguem esforços numa mesma e determinada direção, orientados pelo seu proprietário (uma figura de Deus). Que eles sejam compactáveis no seu trabalho, tenham um mesmo procedimento, possuam uma mesma natureza, sem a qual será impossível realizarem a tarefa a que estão destinados.

Vivemos tempos em que muitos jovens crentes não querem obedecer a este princípio espiritual, trazendo sobre si mesmo, a infelicidade e muitas dores que de outra forma seriam evitadas. O casamento de forma figurada, é comparado à igreja, ele é o pilar, o pequeno embrião, onde tudo começa, onde o amor se propaga e difunde, não por isso de admirar, que ele seja tão fortemente atacado por Satanás, para que o homem não venha a cumprir todo o propósito de Deus na sua vida!

III. O Ministério da Reconciliação

Como cooperadores de Deus, Paulo insistia com eles para não receberem a graça de Deus em vão. Há dois sentidos possíveis para esse versículo. Primeiro, Paulo pode ter querido dizer que se os coríntios crentes permitissem que a sua igreja fosse destruída pelos "falsos apóstolos" (11.13), ou se eles se recusassem a purificar a si mesmos de "toda impureza, tanto da carne como do espírito" (7.1), suas vidas glorificariam a Deus cada vez menos até que a graça salvadora que eles recebiam traria menos benefício a eles nesta vida e menos recompensas eternas (5.10).

Segundo, Paulo pode ter querido dizer que, em casos extremos, alguns que faziam parte da igreja visível poderiam demonstrar que a fé que eles tinham não era a fé salvadora. Nesses casos, mesmo que experimentassem os resultados da graça salvadora em sua comunidade (Hb 6.4-6), não receberiam a graça para eles mesmos.

Quando Deus oferece ajuda, é prudente respondermos imediatamente antes que a oferta seja retirada. "Agora", num sentido amplo, refere-se a toda a era do evangelho; porém, num sentido específico, refere-se ao tempo real da vida quando uma pessoa ouve a oferta de ajuda de Deus. O apelo divino impõe a decisão da pessoa para o tempo presente para o dia que se chama hoje, que o escritor de Hebreus também advertiu que se hoje ouvirmos a voz do Espírito, não é para endurecermos nossos corações como fizeram os nossos pais no deserto (Hb 3.7-18). Hoje é o dia da nossa salvação! Hoje é o dia da sua salvação! O objetivo de Paulo não era nunca o seu próprio conforto ou segurança ou riqueza, mas a expansão do evangelho, a salvação do perdido, a edificação da igreja e a glória de Deus. Ele procurava defender o seu próprio ministério apenas para atingir esses objetivos.

Conclusão

Finalmente, o apóstolo encerra sua defesa pessoal do seu ministério. Ele os lembra do papel paterno que ele tem desempenhado em suas vidas. E como um pai ele os adverte: “não se juntem com descrentes para trabalhar com eles”, “pois nós somos o templo do Deus vivo” (vs. 14, 16 NTLH). Ainda mais importante nesta consideração é a lembrança de que Deus é nosso Pai celestial (vs. 17-18).O que distinguia a visão de mundo dos judeus e cristãos primitivos de todas as outras religiões do mundo e ainda distingue hoje, é exatamente essa compreensão de um Pai celestial transcendente e pessoal.



Sugestão de Leitura da Semana: BARROS, Emanuel; SOUZA, Everton. O Progresso do Evangelho. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário