segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A Felicidade do Crente e a Certeza do Porvir

 


Por Leonardo Pereira


Encontramos na atualidade um período de uma intensa velocidade de nossas vidas, com compromissos à todo o tempo, e infelizmente, presenciando insegurança das mais diversas maneiras, sejam elas inseguranças de âmbitos materiais, sociais, morais, éticas e espirituais. Acompanhamos um grande tempo de incerteza não antes visto ao redor do mundo, muito antes da grande pandemia do Coronavírus (COVID-19). A pandemia de maneira específica, foi um forte fator que se mostrou como a humanidade caminha por este planeta de maneira desacreditada em si e infelizmente, incrédula aos caminhos do Criador, bem como ao seu pleno direcionamento de nosso planeta terra. 

Entretanto, há mais de três milênios atrás, encontramos nos escritos dos salmistas situações conflitantes na humanidade, mas que sabiam em que criam e aonde estavam depositadas as suas confianças. Bem diferente da humanidade pós-moderna que apresenta-nos mais dúvidas e incertezas do que soluções e certezas objetivas, o salmista Davi quando escreve o salmo 16, traz não somente para Israel mas para nós também, esperança de tempos de felicidade na presença do Senhor, como também certeza do mundo vindouro perante à nós. Neste artigo, destacaremos alguns pontos do salmo de Davi para nossas vidas em tempos de perplexidade e espanto para o mundo, e para a Igreja de Cristo.

A Confiança da Proteção do Senhor

Uma das características de Davi é a sua plena confiança no Senhor em que Jeová sempre o está protegendo e guardando-o: "Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer" (Sl 16.1-3). Davi nos ensina que a nossa confiança plena deve estar perante ao Senhor e não nos homens. Vivemos dias em que muitos buscam a sua proteção em outros homens e em seus bens, e não isto que a Palavra de Deus nos ensina. As Escrituras nos deixam claro de que a nossa fé, confiança e alma devem ser dedicadas ao nosso Criador de Todas as Coisas. Por isto que Davi ratifica que somente à Deus é creditado a nossa fé, confiança e segurança, quando o segundo monarca de Israel diz: "Tu és o meu Senhor" (Sl 16.2b).

Deus é misericordioso para com os bons, mas o seu rosto vira-se aos maus

Davi mostra-nos que o Senhor tem prazer em um relacionamento puro e íntegro na bondade do coração do homem, mas que se afasta daqueles que intentam males a outrem: "As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios. O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite" (Sl 16.4-7). O salmista tem o belo prazer em afirmar e reafirmar que o Senhor busca aqueles que são quebrantados de coração e bondosos no agir e no falar. Somente com o modo de vida digno não provém suficiência para a nossa salvação, mas evidencia a atuação divina em nossas vidas diante do Altísimo. Deus não possui prazer algum para os que praticam males contra o próximo e usam tal condição em seus corações para terem uma vida iníqua, e para os tais, julga-os com retidão, e aos que mostram-se fiéis ao Rei, possuem do Senhor uma intimidade sublime, um relacionamento aonde Deus é todo em nós. Isto nos é confirmando por Davi quando em seu salmo ele diz: "O Senhor é a porção da minha herança" (Sl 16.5).

Deus sempre deve ser a nossa maior Prioridade

Finalizando todo o contexto do capítulo 16 do Livro dos Salmos, Davi afirma que a sua maior prioridade não era o seu reinado, os seus bens ou mesmo a sua função. O objetivo magno de sua vida era dedicar-se completamente ao Senhor, pois à Ele, é o seu maior bem, o seu foco, o seu alvo, a sua maior prioridade em sua vida e no futuro (porvir): "Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.

Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção" (Sl 16.8-10). Davi não permite que as intempéries da vida possam tirar de sua alma a segurança, a confiança e a proteção do altíssimo que está sobre Ele. Assim devemos nós agir também, colocando Deus sempre em primeiro lugar em tudo que há em nossas vidas. Para o filho de Jessé, não havia acasos, incertezas ou dúvidas no seu coração. Tendo Deus continuamente em sua vida, que incerteza adentraria o seu coração e o faria temer pelo amanhã? Davi sabia com convicção do seu coração que com Deus, o seu presente e o futuro estão seguros nas mãos daquele que rege todo o universo, o que vemos e o que não vemos. Este é o Deus e o nosso Deus!

Temos prazer na Presença do Senhor!

Davi conclui o seu salmo 16 dizendo que na presença do Senhor, há a verdadeira alegria, não como o mundo nos concede de uma maneira passageira ou transitória, mas no Altíssimo, encontramos fartura, plenitude de alegria, que vem do Senhor de modo permanente e fiel: "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" (Sl 16.11). A alegria do Senhor é permanente, infinita, prazerosa, reconfortante, maravilhosa e graciosa em nossas vidas. Dediquemos o nosso tempo ao nosso Senhor Jeová. Somente n´Ele temos a plena certeza, confiança e segurança que o mundo jamais poderá nos outorgar. Somente diante do Altíssimo é que obtemos a certeza de uma vida debaixo da sua poderosa mão no presente e no porvir.


Referências:

PEREIRA, Leonardo; MUNIZ, Sidney, ROGÉRIO, Marcos; ATAÍDE, Romulo. Comentário Bíblico Evangelho Avivado Volume 1 - Antigo Testamento - 2ª Edição. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.

GONÇALVES, Matheus. Salmos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2016.

PEREIRA, Leonardo; ROGÉRIO, Marcos. Panorama Bíblico Volume 3 - Livros Poéticos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

ROGÉRIO, Marcos. Livros Poéticos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.






Nenhum comentário:

Postar um comentário