domingo, 20 de março de 2022

O Exemplo de Esdras (7:10)



Esdras foi um sacerdote e escriba da lei no período pós exílico. Ele preparou o seu coração e buscou a Lei do Senhor, para cumprir e ensinar em Israel os seus estatutos e juízos (Ed 7:10). Ele foi um grande exemplo em buscar ao Senhor para o contexto da época. Esdras fez a diferença em três áreas.

Buscou a Lei do Senhor

Primeiramente, Esdras preparou o seu coração para buscar a lei do Senhor. Por quais motivos ele fez isso? A princípio, por amor ao Senhor, porque na lei ensinava: "ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força" (Dt 6:5). Esdras tinha se dedicado a conhecer os caminhos do Senhor e os seus pensamentos por meio da palavra de Deus. E você querido leitor, tem procurado conhecer os caminhos do Senhor por meio da Bíblia? Jesus afirmou: “se alguém me ama, guardará a minha palavra” (Jo 14:23).

Praticou a palavra de Deus

Segundo, Esdras preparou o seu coração para colocar os ensinos da Lei em prática. Como sacerdote do Senhor, ele sabia os benefícios de praticar os ensinos da Lei e os juízos de Deus pela desobediência. Semelhantemente, não basta apenas termos o conhecimento da palavra de Deus e vivermos uma vida totalmente contrária a sua palavra. É importante compreendermos que Deus nos entregou a sua palavra para obedecermos, como disse o profeta Samuel: "eis que o obedecer é melhor que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" (1Sm 15:22).

Ensinou a palavra de Deus

Terceiro, Esdras preparou o seu coração para ensinar em Israel os seus estatutos e juízos. Uma das responsabilidades na Antiga Aliança dos sacerdotes, era de ensinar a Lei do Senhor para o povo (Dt 33:10). Esdras liderou com Neemias um dos maiores avivamento da Antiga Aliança, o povo precisava de alguém capacitado para ensinar a palavra de Deus, Esdras foi a pessoa selecionada para expor os textos sagrados. O avivamento veio sobre Israel porque esse homem de Deus preparou o seu coração para buscar a Deus, praticar e ensinar a palavra de Deus. E nós como igreja do Senhor, será que temos seguido esse exemplo? Estamos colocando em prática a grande comissão? Ensinando as Escrituras para aqueles que necessitam de entendimento dela?

Conclusão

Esdras foi um grande homem de Deus, isso é um fato inegável. Ele continua sendo um exemplo para a igreja do Senhor. Esdras nos ensina três princípios importantes da vida cristã de como agradar a Deus: buscar conhecer mais o Senhor a cada dia, colocar em prática os ensinos da Bíblia Sagrada e compartilhar esses ensinos com as pessoas ao nosso redor.

 

Sidney Muniz


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário