terça-feira, 25 de dezembro de 2018

A Autoridade da Palavra de Deus




Por Sandro Amora


Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16,17). 

Considerações Iniciais

A primeira verdade é que “ toda escritura é inspirada por Deus”. Em  2 Pedro 1.21 diz que "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo". É importante salientar que toda escritura é inspirada, a doutrina da inspiração é importantíssima no que concerne a autoridade das escrituras, inspirada do grego theopneutos quer dizer “soprada por Deus”, não veio a existência por vontade de homem algum, mas foi originada na mente de Deus, comunicada pelo sopro de Deus, por intermédio do Espírito Santo.


Toda escritura de Deus é útil

O Segundo ponto importante é que toda escritura é útil. Notemos que ele não diz que uma parte das escrituras é útil, mas que toda escritura é útil. Isto é muito importante, pois em nenhum tempo se contestou tanto a relevância das escrituras, muitos dizem que a bíblia por ser um livro antigo, não tem mais relevância ao homem moderno, que a bíblia é obsoleta e que precisamos de novos métodos, ledo engano, independente da época o problema fundamental do homem independente da sua época é sua rebelião contra Deus,ele jamais será feliz e jamais terá paz enquanto não se reconciliar com Deus, o homem moderno é tão necessitado de Deus como qualquer homem de qualquer época, a loucura de Deus, sempre será mais sábia que qualquer “sabedoria” humana. Somente Deus tem as palavras de Vida eterna, somente a palavra de Deus é luz para o caminho daqueles que estão em trevas e somente ela pode nos conduzir à salvação e à vida eterna.

A palavra de Deus é útil para o ensino

Na palavra de Deus temos um manual completo que nos ensina a verdade divina e nos instruí a viver uma vida que agrada a Deus.Estrutura nosso pensamento. Isto é crucial porque se  não estivermos pensando corretamente, não estaremos vivendo corretamente. Aquilo em que   acreditamos determina nosso comportamento.Temos visto uma geração analfabeta em bíblia, que não conhece as doutrinas bíblicas essências.O crente que não se alimenta da palavra de Deus, se torna raquítico espiritualmente e suscetível ao engano e ao ataques do maligno.Rejeitar a instrução de Deus é escolher o caminho da perdição.


A palavra de Deus é útil para a repreensão

A palavra de Deus que nos dá a direção correta e nos mostra quando estamos fora dos limites; ela produz convencimento, convicção do pecado. É como um árbitro; ela mostra o que é pecado. Mostra o que Deus quer para nossas vidas. Ele provê seus padrões. O endurecimento do coração reflete na falta de preocupação com a voz viva do Espírito em nosso íntimo.

A palavra de Deus é útil para a correção

O estudo das Escrituras eleva os desejos dos regenerados a se voltarem para o Senhor e mostra o caminho de volta à verdade. A alegria se seguirá à obediência. O ensino só se efetua quando o crente muda de comportamento. Jesus disse: "Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha" (Mt 7.24,25).Muitas pessoas tem sucumbido diante dos problemas, pois tem sido negligente na observância da palavra de Deus, o profeta Oseias declarou: Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito...” (Os 4.6).

A palavra de Deus é útil para treinamento para uma vida de justiça

Além de nos mostrar o erro, a bíblia nos instruí na justiça, na verdade, naquilo que é verdadeiro e agradável a Deus .Deus a usa para mostrar como se deve viver: a expressão prática de nossa fé. Tendo-o corrigido nos aspectos negativos, Ele dá a você orientação positiva a se seguir na vida. Não basta alguém ser bom; é mister também praticar o bem. O propósito global da Bíblia? Equipar-nos para toda boa obra.O conhecimento da palavra é um meio primário pelo qual podemos nos tornar servos  eficazes do Senhor Jesus.

Deus quer comunicar a nós a sua vontade, para que sejamos sal e luz em um mundo corrompido e em trevas.

Considerações finais

O propósito de Deus é que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra, perfeito significa completo, não quer dizer impecável ou que não tenha falhas, mas adequado para o uso, a palavra de Deus em operação em nós nos habilita , nos capacita a ser uma ferramenta eficaz para o reino de Deus, habilitado quer dizer, preparado para o serviço, capacitado para toda boa obra.A palavra de Deus equipa e capacita-nos  a sermos instrumentos para a glória de Deus, a cumprir seus propósitos em nossa vida. Quanto melhor conhecermos a palavra de Deus , melhor e mais capazes seremos de viver e trabalhar para Ele. 

Somente a palavra de Deus e a ação do Espírito Santo tem a capacidade   de nos moldar  e nos transformar segundo a vontade de Deus, quando abrimos nossos corações em submissão a vontade de Deus e a sua palavra ele age através de nós. 


Bibliografia:

STOTT, John R.W . A mensagem de 2 Timóteo. São Paulo. ABU, 2009. LIEFELD, Walter L. 1 & 2 Timothy and  Titus. The Nvi  application  Commentary . Zondervan. 2012.

HUGHES, Kent R. , Bryan Chapell. 1& 2 Timothy and Titus. Crossway. Illinois, 2014.

Fee Gordon. Comentário de las epístolas a 1 y 2 Timoteo y Tito. Editorial Clie. Barcelona, 2008.




Nenhum comentário:

Postar um comentário