quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Dezembro/2018 - Capítulo 1 - Jesus Escolhe os seus Discípulos




Comentarista: Oliveira Silva



Texto Bíblico Base Semanal: Lucas 6.12,13; Mateus 10.1-4

12. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
13. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:
1. E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
2. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3. Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
4. Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Momento Interação

Amados e queridos irmãos, estamos entrando na reta final de 2018 para 2019. Quantos estudos, quantas lições obtemos. Muitas lutas, muitas lágrimas, muitos sorrisos mas também muitos desafios em nossas vidas. Neste último Comentário Bíblico Mensal do ano de 2018, estudaremos acerca do tema: A Missão dos Discípulos de Jesus - "Ide e Pregai o Evangelho a Toda Criatura". Este é um estudo para todos aqueles que amam e honram ao Senhor da Glória possam viver como seguidores não só de teoria como também na prática. O comentarista deste mês é o irmão Oliveira Silva. Ministro do Evangelho, teólogo, professor de Escola Bíblica Dominical e articulista do Blog Evangelho Avivado. Que ao longo deste estudo possamos ser verdadeiramente capacitados ainda mais para sermos discípulos de Jesus. Bons Estudos!

Introdução

O valor do discipulado não está apenas em ver o amadurecimento do crente e como consequência disso,  vermos a igreja crescer. A finalidade do discipulado não é apenas para nos parecermos com Cristo e termos uma vida abundante  aqui na terra, somente. O discipulado é, acima de tudo,  uma preparação para o modo de vida que iremos viver no Reino de Deus. Por isso que é importante que os discípulos sempre estejam juntos, pois ali é a oportunidade de viverem e desenvolverem os princípios do cidadão do reino. A força  motivadora  do discipulado é o amor. E o amor é justamente a virtude que vai durar para a eternidade. Para o mundo lá fora, nós sinalizamos os princípios do reino.

I. Jesus ora a Noite toda até de Manhã

“Eu e o Pai somos um”, disse Jesus aos judeus no Pórtico de Salomão (Jo 10.30). Apesar da completa intimidade com o Pai, Jesus era um homem de oração? A resposta, a mais explícita possível, é da lavra daquele que escreveu a Epístola aos Hebreus: “Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em alta voz e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus” (Hb 5.7). Ele orava mais durante a noite do que durante o dia, mais nas montanhas do que em outro lugar. Uma coisa é certa: as orações do Senhor não eram rotineiras e cheias de vãs repetições.

 Influenciado pela vida de oração de Jesus, um dos discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou os discípulos dele” (Lc 11.1). Foi nessa ocasião que Jesus ofereceu o modelo universal da oração dominical e discorreu sobre a perseverança na oração e sobre a boa vontade de Deus em nos ouvir e responder (Lc 11.2-13). Há uma relação das orações de Jesus com os acontecimentos anteriores ou posteriores que o envolviam.

II. Jesus Escolhe os seus Discípulos

Já se passou quase um ano e meio desde que João Batista apresentou Jesus como o Cordeiro de Deus. Quando Jesus começou seu ministério, alguns homens sinceros se tornaram seus discípulos, como André, Simão Pedro, João, talvez Tiago (irmão de João), Filipe e Bartolomeu (também chamado Natanael). Com o tempo, muitos outros se juntaram a eles para seguir a Cristo (Jo 1.45-47). Agora Jesus está pronto para escolher seus apóstolos. Esses trabalharão bem de perto com ele, recebendo um treinamento especial. Mas, antes de escolhê-los, Jesus sobe até um monte, talvez perto do mar da Galileia, próximo de Cafarnaum. Ele passa uma noite toda orando, pedindo sabedoria e a bênção de Deus. No dia seguinte, ele chama seus discípulos e escolhe 12 deles como seus apóstolos. Jesus escolhe os seis já mencionados, bem como Mateus, que estava na coletoria quando foi chamado. Os outros cinco escolhidos são Judas (também chamado Tadeu e “filho de Tiago”), Simão, o cananeu, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, e Judas Iscariotes (Mt 10.2-4; Lc 6.16).

III. Jesus Reúne os seus Discípulos

A escolha dos doze homens para atuar como apóstolos de Jesus foi um acontecimento central na carreira de Jesus. O termo apóstolo significa "enviado". Os doze foram designados para estar com Jesus e, depois, ser enviados a pregar, a curar e a apresentar Jesus ao mundo. Jesus passou muito tempo com os doze preparando-os e instruindo-os para esse trabalho. Para muitos deles, o chamado para o apostolado marcou o terceiro passo significativo em seu relacionamento com Jesus. Em primeiro lugar, houve um período em que conheceram Jesus (Jo 1.35-51); depois, passaram para um período de companhia constante (Mc 1.16-20); agora, era a vez da escolha para serem emissários oficiais (Lc 6.12-16; Mc 3.13-19).

Esses 12 já viajaram com Jesus, e ele os conhece muito bem.Onze dos apóstolos são da Galileia, terra natal de Jesus. Natanael é de Caná. Filipe, Pedro e André são naturais de Betsaida. Depois Pedro e André mudaram para Cafarnaum, onde pelo visto Mateus morou. Tiago e João também moram em Cafarnaum, ou perto dali, e lá eles tinham um negócio de pesca. Parece que Judas Iscariotes, que mais tarde traiu Jesus, é o único apóstolo da Judeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário