sábado, 8 de dezembro de 2018

Como identificar um Profeta



O capítulo 13 do livro de Deuteronômio ensina de uma forma muita clara, como identificar se um milagre ou um profeta provém de Deus. Nos dias em que vivemos, onde encontramos pessoas se intitulando profetas de Deus, milagres sendo divulgados, escândalos sendo presenciados em várias igrejas, teologia da prosperidade (se é que podemos chamar isto de teologia), a mensagem que Moisés deixou para a nação de Israel é bem atual para os nossos dias, embora não seja praticada.

Quero deixar uma série bem resumida sobre este assunto, porque é preciso conhecermos as passagens bíblicas que Deus fala sobre os falsos profetas e expor cada uma delas; os falsos profetas precisam ser desmascarados, para que muitos saiam do engano em que foram colocados.

Como identificar um profeta?

O livro de Deuteronômio ensina duas formas de identificar um profeta, a primeira é avaliar o conteúdo da mensagem do profeta.  Moisés no primeiro versículo diz: Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio (Dt 13:1). Nota-se com essa declaração que, o profeta no Antigo Testamento trazia um sinal ou um prodígio para o povo. É importante analisar até aqui que, Moisés não ensina de maneira alguma aprovar um profeta por milagres ou sinal, mas pelo conteúdo que o porta voz traz nas suas palavras:

E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não atenderás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma (Dt 13:2,3).

Veja, o profeta (por mais que operasse algum tipo de milagre), não deveria definir a autenticidade dele, mas sim, se o prodígio estivesse em harmonia com palavra de Deus. Moisés instrui o povo que se o profeta operasse o milagre, e dissesse para ir após outros deuses, não deveriam dar crédito a ele; porque o mesmo estaria violando o mandamento divino que dizia para não adorar outros deuses (Ex 20: 3). Portanto, um milagre da parte de Deus nunca vai contradizer sua palavra. Os milagres que Deus opera no meio do seu povo, sempre vão está em perfeita sintonia com sua Santa Palavra.

Diante disso podemos nos perguntar: será que os milagres operados hoje por muitos que se intitulam profetas e apóstolos, são verdadeiros sinais de Deus? Será que os milagres operados por eles, estão de acordo com a palavra de Deus? Ou será que os milagres realizados por eles, levam o povo mais admirar eles do que à Deus? Devemos lembrar que por mais que sejam realizados qualquer tipo de milagre entre o povo de Deus, se não tiver de acordo com as Escrituras, eles devem ser rejeitados e tido como falsos. Como disse Lutero: Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.

Segundo, o cumprimento de suas profecias. Moisés no capitulo 18 de Deuteronômio fala para o povo que Deus vai levantar um profeta semelhante a ele, e sabemos que isso se refere ao próprio Cristo. E qualquer que não ouvisse esse profeta, Deus exigiria contas, mas se o profeta que falasse as Palavras de Deus sem Ele ordenar ou em nome de outros deuses, esse seria morto (Dt 18: 19,20). Então, como eles iriam conhecer a palavra do Senhor diante disso? Moises responde:

E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás (Dt 18:21,22).

Aqui fica evidente que, Deus falou pela boca de tal profeta quando sua profecia passava pelo teste do tempo, ou seja, quando sua profecia se cumpria. Se o profeta falasse algo para o povo e essa profecia não tivesse seu cumprimento, Deus não falou por ele e com soberba falou aquele mensageiro; na Antiga Dispensação o mesmo deveria ser morto.

Porque Deus permite falsos profetas no meio do seu povo?

Enquanto Cristo não voltar por meio da sua segunda vinda, sempre haverá falsos profetas no meio do povo de Deus. E com que intenção Deus permiti que isso aconteça? Simplesmente para provar seu povo:

E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não atenderás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma (Dt 13:2,3).

A palavra provar tem o sentido de testar, essa mesma palavra Deus utilizou quando os deixou no deserto por quarenta anos para humilhar, provar e vê se realmente obedeceriam aos mandamentos do Senhor (Dt 8:3). Fica claro por meio dessa passagem que Deus espera de seus filhos, é que os mesmos amem a Deus e sua Palavra com todo coração. A partir do momento que, um falso profeta opera algum milagre e ele não está de acordo com as escrituras; ainda sim pessoas seguem esses embusteiros, estão provando que não amam à Deus. Porque todos aqueles que amam a Deus de fato, sempre vão obedecer aos Seus mandamentos acima de todas as coisas, ainda que o profeta realize seja qual for o milagre e ele não estiver de acordo com a Bíblia, os filhos de Deus não se deixarão ser levado por tal fração ínfima.

Jesus disse: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou (Jo 14:23,24). Jesus mostra claramente, os verdadeiros filhos de Deus o seguem por amor, obedecendo os seus mandamentos e não ávidos por milagres. Uma multidão seguia a Jesus somente por causa dos milagres e não com uma intenção sincera de seguir Seus ensinamentos. Dessa forma, podemos dizer que Deus permite falsos profetas entre o povo, com objetivo de ver até onde vai a obediência de seus filhos.

O que é mais importante para Deus

O que Deus mais espera do seu povo amado, é que tais examinem tudo, para não serem enganados por milagres que são contrários à Sua Palavra. Moisés exorta o povo: Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis (Dt 13:4). Moisés alerta a nação de Israel a se basear pela lei, porque nessa época era a parte das escrituras (pentateuco) que os mesmos seguiam, contudo, se eles não seguissem a lei poderiam cair no erro dos falsos profetas. Portanto, devemos nos voltar mais para os mandamentos do Senhor, temer a Ele, ouvi sua voz e servir somente a Ele; fazendo isto, não cairemos no engano dos falsos profetas.

Hoje, encontramos as pessoas dando mais valor aos milagres do que os próprios mandamentos do Senhor. Sabemos que os milagres têm sua importância para a igreja do Senhor, mas ele não é a parte principal do Evangelho, o centro do Evangelho é Cristo. Há muitas pessoas que são curadas, mas muitas delas não acabam servindo à Deus e sua palavra; por isso, Deus espera que seus filhos deem mais valor para aquilo que é eterno, como: os mandamentos de Deus, temer a Ele e servi-lo, são valores que os cristãos não devem negociar.

Como mostra o Breve Catecismo de Westminster, sobre nossa responsabilidade aqui nessa terra: 

Pergunta 1. Qual é o fim principal do homem?
Resposta: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.

Vejamos, o nosso objetivo está em glorificar a Deus aqui nessa terra. É difícil você encontrar esses que estão na TV anunciando milagres, ensinar o povo sobre como eles devem viver para a glória de Deus. Sempre estão dando ênfase a milagres, enquanto a vida cristã de muitos membros anda em decadência e em declínio total. Porém, Deus dá ênfase à uma vida de obediência a Sua palavra, isso é o mais importante para Ele. Já os falsos profetas, dão mais valor aos milagres e deletam a vida cristã.  
Conclusão

O que podemos colocar em prática diante disso tudo é: Como podemos identificar um profeta com base em Deuteronômio 13? Primeiro, analisar o conteúdo da sua mensagem. Segundo, o cumprimento da sua profecia.

Outra lição importante é porque Deus permite falsos profetas entre o seu povo. A resposta é bem clara, para testar se os filhos de Deus obedecem a Sua Palavra ou o falso profeta. Por último, aprendemos o que Deus mais valoriza não são os milagres, ainda que ele seja importante na igreja e que venhamos orar por uma operação divina na vida de alguém; não é o centro do evangelho. O que é mais importante para Deus, é a obediência de seus filhos pela Sua Palavra. Isso é o que devemos mais dar valor, porque Jesus disse que aquele que lhe ama, são os que guarda os seus mandamentos (Jo 14:23).


Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário