quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Comentário Bíblico Mensal Dezembro/2018 - Capítulo 2 - Jesus Informa a Missão dos Discípulos




Comentarista: Oliveira Silva



Texto Bíblico Base Semanal: Mateus 10.5-15

5. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
6. Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
7. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
8. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
9. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
10. Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.
11. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
12. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
13. E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
14. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
15. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

Momento Interação

O Evangelho de Mateus no capítulo de número 10 nos mostra implicações específicas para os discípulos que o Senhor separou para sí. O Senhor Jesus enfatizava que o Reino de Deus começasse à partir de Israel para futuramente aos gentios (At 1.8). Nossas vidas são de grandes aprendizados e grande conhecimento acerca do Reino de Deus e de Sua justiça (Mt 6.33). Neste capítulo estudaremos as ordens que o Senhor Jesus Cristo passou aos Seus discípulos e de que modo estas ordens nos capacitam à ser grandes discípulos do Senhor. Bons Estudos!

Introdução

Todos quantos se disporem ao serviço a Deus devem, além de saber a esperança do seu chamamento, compreender e comprovar a "suprema grandeza do seu poder". O Senhor deseja iluminar o nosso coração para entender a grande eficácia do seu poder supremo. O verdadeiro evangelho de Deus não é teórico, mas poderoso para livrar e salvar o homem completamente.

Se não conhecemos a suprema grandeza do sou poder para conosco, os que cremos, então dificilmente poderemos fazer qualquer coisa através do seu Espírito. Se não conhecemos tamanho poder como poderemos andar em fé neste mundo? Certamente não teremos fé.

Temos que entender que o verdadeiro serviço a Deus é inteiramente glorioso e cheio de glória, unção e poder. Qualquer serviço diferente dessa realidade precisa ser revisto e revisado. Mas se o nosso serviço for baseado na suprema grandeza do seu poder, então qual barreira existirá para este ministério?

I. A Missão de Pregar primeiramente o Evangelho em Israel

Mateus 10.5 diz: “Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: ‘Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;'” e em João 4.1-42 o próprio Jesus prega aos samaritanos. Seria isso uma contradição do Senhor? Nem de longe isso é uma contradição, pois o Senhor disse que os Seus DISCÍPULOS não deveriam pregar aos samaritanos, mas não disse nada sobre ELE MESMO pregar a eles.

Em primeiro lugar, o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: PRIMEIRO DO JUDEU, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé'” (Rm 1.16-17). Todo aquele que crê no nome do Senhor será salvo (Hb 10.38; Jo 3.16; 1 Jo 5.12; Ef 2.8; At 16.30-31). É verdade que a missão original de Jesus foi para os judeus. Mas as Escrituras testificam que ele “veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11). A posição oficial dos judeus foi a de rejeitá-lo como o seu Messias, e crucificaram-no (Mt 27; Mc 14; Lc 22; Jo 18). Foi depois da crucificação e ressurreição de Jesus, portanto, que a missão dos discípulos passou a ser ir às nações, cumprindo-se, assim, as profecias quanto aos gentios. Dessa forma, o apóstolo Paulo pôde dizer aos cristãos de Roma que o Evangelho era “primeiro do judeu, mas também do grego” (Rm 1:16). Por causa da sua rejeição a Jesus, a nação de Israel foi cortada (Rm 11.19), mas, quando futuramente se completar a “plenitude dos gentios” (Rm 11.25), então Israel será enxertada de novo (Rm 11.23-26).

II. A Missão do Ministério de Poder

Estamos sujeitos a uma cadeia de autoridade. Mas essa cadeia não se encerra em nós, ou seja, mesmo o menor dos servos de Deus também deve exercer autoridade no mundo espiritual. Mas quem está debaixo de nossa autoridade?: "Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés [de Jesus] e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância" (Mt 16.18); "Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" (Lc 10.19-20); "Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios;..." (Mc 16.17a).

A Palavra é clara: o Pai concedeu toda a autoridade a Jesus, colocando todas as coisas debaixo de seus pés. Note que os pés de Cristo estão no seu corpo, ou seja, na igreja. Jesus, por meio da igreja, exerce autoridade sobre todas as coisas. Por isso ele se alegrou ao ver os discípulos exercendo autoridade sobre os demônios em seu nome (Lc 10.21) e lhes asseverou que poderiam pisá-los e expulsá-los sem medo. Mas note: temos autoridade para expulsá-los em nome de Jesus. 

Os demônios não nos temem, mas temem a Jesus. Quando são expulsos em nome de Jesus, é o próprio Jesus quem, indiretamente, os expulsa. Por isso, eles saem. Mas, ao mesmo tempo, o Senhor advertiu que os discípulos não deveriam se alegrar por terem autoridade sobre os espíritos. Afinal, essa autoridade é mera conseqüência de fazermos parte dEle, já que somos membros do seu Corpo.

III. A Confiança na Provisão do Senhor

Jesus começa animando os discípulos dizendo nada fica em oculto, ou seja, de Deus ninguém esconde, tudo que é feito as escondidas um dia há de se saber. Portanto a você amado irmão não se preocupe tudo o que estiver oculto com certeza um dia virá à luz. Deus vai trazer luz a tudo o que estiver em oculto (Rm 14.11,12; 1 Pe 4.1-5). O que é dito em  momento difícil de provas e lutas momentos de trevas e de tempestades, momentos de tentações, ou seja, momento de escuridão, deve também ser dito em momentos de bênçãos, de bonança momentos de luz, o que você escuta pregai,pregai  nos momentos em que você estiver na parte de cima, ou seja, aquilo que você escuta. Pregai nos momentos que você for para cima do telhado, pois no telhado você vai ter que suportar as pedradas, no telhado você vai estar exposto ao tempo, à natureza. Portanto aquilo que você aprendeu na ultima hora não deve ficar oculto (1 Co 2.1-9; 2 Co 4.1-7).

Também não devemos temer os homens que nos ameaça que pode nos lançar nas prisões e até nos matar, mas sim devemos temer a Deus, pois este sim pode pelo seu poder soberano nos matar e lançar  a nossa alma no inferno (Ap 1.18; Pv 9.10). Tudo esta sob o controle de Deus, tudo já está determinado por Deus, pois pela Sua Onipresença, Onisciência e Onipotência Ele tem tudo em suas mãos, desde o inicio e até o fim de tudo (Ap 1.8; Is 45. 5-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário