sábado, 9 de fevereiro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Fevereiro/2019 - Capítulo 1 - Igreja - Corpo Vivo de Jesus Cristo




Comentarista: Oliveira Silva



Texto Bíblico Base Semanal: Mateus 16.13-18

13. E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14. E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16. E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Momento Interação

Prezados estudantes da Palavra de Deus. Depois de um estudo no mês de Janeiro a respeito do avivamento, no mês de fevereiro estudaremos acerca da maior instituição já fundada e dirigida por alguém: a Igreja de Nosso Senhor e Salvador Jesus com o tema: O Fundamento da Igreja de Cristo: Sua presença marcante na terra e os seus preciosos ensinamentos. O comentarista deste mês é o irmão Oliveira Silva. Ministro do Evangelho, teólogo, professor de Escola Bíblica Dominical e articulista do Blog Evangelho Avivado. Que este estudo querido estudante da Palavra do Senhor, possa lhe fazer conhecer ainda da Igreja de Jesus Cristo, o corpo vivo e atuante na terra como sal e luz.

Introdução

Quando se fala em igreja, hoje em dia, logo se pensa em uma organização ou instituição. No Antigo Testamento, o termo usado para as assembleias dos hebreus é kahal, cujo significado era de uma convocação religiosa que, normalmente, era feita por Deus. Já nos tempos do ovo Testamento a palavra empregada é ekklesia, que aparece 115 vezes, sendo que o sentido deste termo grego é uma convocação, uma assembleia na qual os integrantes são “chamados para fora”.  Em nosso estudo de vamo-nos preocupar com a Igreja no sentido de congregação. É no contexto da congregação local que o cristão se desenvolve no estudo e na prática da fé no Senhor Jesus Cristo. Ali ele deve encontrar os recursos para crescer, até atingir à “maturidade, alcançando a medida da plenitude de Cristo” (Ef 4.13).

I. Igreja: Corpo de Cristo

A palavra ekklesia foi aplicada, em Atos dos Apóstolos, ao povo de Israel que foi chamado para fora do Egito, sendo chamados de “congregação de Israel” (At 7.38). Semelhantemente, Deus nos chama em Cristo para fora do poder do pecado. Constituímos, dessa forma, o corpo de Cristo na face da terra. A Igreja é, portanto, um organismo vivo e dinâmico. O próprio significado da palavra dá-nos uma ideia do dinamismo de sua existência. 

A palavra “igreja” tem dois significados fundamentais no Novo Testamento. Na maior parte de suas ocorrências,  ou seja, em 95 das 115 vezes que aparece, significa “congregação”. Nesse sentido, a ênfase está no grupo local de cristãos, que se reúnem para adoração, companheirismo e serviço cristão (At 8.1; Rm 16.16). Outras vezes a palavra igreja é usada para descrever todos aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como Salvador. É o sentido global e mais amplo da palavra “igreja” (1 Co 15:9).

II. O Fundamento da Igreja

Note-se bem a passagem de Mateus 16 e atente-se na confissão de Pedro a respeito do Senhor Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (verso 16). Pedro não fazia esta confissão segundo o seu proprio conhecimento, mas sim segundo uma revelação distinta recebida da parte do Pai a respeito do Filho de Deus. Quanto a este título, O Filho do Deus Vivo, é único no Novo Testamento. O Senhor é chamado, noutros lugares, o Filho do homem, o Filho de Davi, o Filho de Deus, o Filho do Pai, etc.; mas somente em Mateus 16 encontramos este título de Filho do Deus Vivo. Porquê ? Nós sugerimos que este título particular está em relação com a revelação do Senhor acerca da Sua Igreja. "... tu és Pedro; e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja..." (verso 18). Não temos aqui uma estrutura material e tangível; temos, sim, uma estrutura espiritual. E um organismo vivo, animado da mesma vida que tem o Filho de Deus. Em 1Timóteo 3.15, a Palavra de Deus utiliza a expressão: A Igreja do Deus vivo. 

A pedra não é outro senão o próprio Filho de Deus, precedentemente confessado pelo apóstolo. Em sua primeira epístola, o apóstolo Pedro refere-se justamente a esta circunstância e recorda aos crentes que eles se aproximaram do Senhor, "pedra viva" (At 2.4,5). É preciso ler também muito atentamente a 1ª epístola aos Coríntios 3.11: "Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo". Assim, pois, Jesus é o fundamento, deste edifício, e os verdadeiros crentes são pedras vivas, edificadas para formarem um casa espiritual (1 Pe 2.5). Que encorajamento para os nossos corações o sabermos que, apesar de todos os esforços e intentos do Inimigo, "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18) ! A Igreja do Deus vivo assenta sobre uma Pessoa divina e tira o seu carácter dessa mesma Pessoa; é, pois, tão sólida corno o próprio fundamento. É verdade que no que concerne ao testemunho da Igreja face a este mundo temos de baixar a cabeça em sinal de humilhação Mas quanto ao seu lugar perante Deus e a sua constituição espiritual, a Igreja é o fruto do trabalho do eterno Filho de Deus e é sustentada por Ele mesmo.

É completa e perfeita, pois que provém de Deus. Nenhuma táctica e nenhum esforço dos poderes da maldade prevalecerão sobre esta Igreja.

III. Se tornando parte da Igreja de Cristo

Paulo fala da exaltada posição de Cristo, como cabeça do corpo que é a igreja (Cl 1.17-18). Na mesma carta, ele adverte contra o perigo de se tornar desligado da cabeça: "... e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus" (Cl 2.19). Os membros do corpo de Cristo estão sujeitos à cabeça (Ef 5.23,24,30). Como os membros do corpo se tornam ligados uns aos outros e a Cristo? Aqueles que demonstram sua fé obediente no arrependimento e no batismo entram em comunhão com Cristo. "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados..." (At 2.38). "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes ... porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gl 3.26-28). Deus continua a fazer como fez quando os apóstolos começaram a pregar o evangelho: "Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (At 2.47). Quando nos submetemos verdadeiramente a Cristo em obediência ao evangelho, ele nos acrescenta ao seu corpo espiritual, que é a igreja.

Quando pertencemos a Cristo, gozamos de privilégios especiais. O Pai, o Filho e o Espírito Santo habitam em nós (Jo 14.23; 1 Co 6.19-20; Mt 28.18-20). Esta é uma relação especial, que é impossível quando estamos em pecado. No Velho Testamento, Deus recusava habitar com os israelitas quando eles abandonavam sua palavra (Êx 33.3; Ez 8.6; 9.9; 10.18). Hoje, ele habita com aqueles que estão apartados do pecado (2 Co 6.16-7.1), e recusa permanecer com aqueles que não respeitam Sua palavra (2 Jo 1.5-10; 2.3-6).

Conclusão

A Igreja começou no dia de Pentecostes, após a morte, a ressurreição e a glorificação do Senhor Jesus. Aquando desta ocasião especial, o Espírito de Deus, vindo habitar sobre a Terra, forma a Igreja num corpo "espiritual" e une este corpo à Cabeça glorificada na presença de Deus. As três principais características da presente dispensação são as seguintes: Há um Homem na glória de Deus (o Homem Cristo Jesus), uma Pessoa divina sobre a Terra (o Espírito de Deus), e uma nova companhia de remidos, unidos ao seu Chefe. A igreja tem uma origem e um destino celestes; além disso, o seu Chefe é celestial. Nos desígnios de Deus, esta posição celeste da Igreja está em contraste com o lugar atribuído a Israel, o povo terrestre de Deus. E não esqueçamos nunca a Pessoa maravilhosa sobre a qual assenta a Igreja de Deus -o Cristo, o Filho do Deus vivo. Este é eterno, imutável e divino. O Senhor Jesus é certamente digno de todo o nosso respeito e da nossa inteira adoração. "Assim que, já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual, todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós, juntamente, sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Ef 2.19-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário