sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Janeiro/2019 - Capítulo 5 - Aviva ó Senhor a Tua Obra




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Habacuque 3.1-10

1. Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote.
2. Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
3. Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
4. E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força.
5. Adiante dele ia a peste, e brasas ardentes saíam dos seus passos.
6. Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados; os outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem.
7. Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Midiã.
8. Acaso é contra os rios, Senhor, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado sobre os teus cavalos, e nos teus carros de salvação?
9. Descoberto se movimentou o teu arco; os juramentos feitos às tribos foram uma palavra segura. (Selá) Tu fendeste a terra com rios.
10. Os montes te viram, e tremeram; a inundação das águas passou; o abismo deu a sua voz, levantou ao alto as suas mãos.

Momento Interação

Estudantes da Palavra de Deus, chegamos ao final de mais um Comentário Bíblico Mensal. Durante todo o mês de Janeiro estudamos acerca do avivamento genuíno e as suas bases bíblicas. A nação passa por um momento muito delicado, com crises das mais diversas vertentes. Somente o Senhor pode conceder-nos um avivamento que restaure esta nação, famílias, e vidas para a sua glória. Foi em um momento assim que o profeta Habacuque se levantou para clamar ao Senhor por um avivamento dada a situação em que se encontrava a nação: "Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia" (Hb 3.2). Deus abençoe os vossos estudos e até o próximo Comentário Bíblico Mensal.

Introdução

Avivamento é levar vida onde havia morte eminente, reviver novamente (Ef 2.1). Quem precisa de um avivamento são aqueles que estão amortecidos. Como uma planta que está murchando e após ser regada, então revive. Como uma brasa quase apagando e quando assoprada se reascende.

Quando uma pessoa tem um surto que necessita ser reanimada, logo deve-se pressionar o seu peito fortemente, depois pode-se fazer a respiração e se preciso for, um médico faz o tratamento de choque. Deste modo também acontece, quando estamos morrendo espiritualmente. Sentimos uma pressão forte no peito que são provações vindas para nos acordar. Precisamos do sopro de vida do Espírito Santo que nos reanime (Ez 37.9). Mas às vezes somente um choque de poder pode nos levantar novamente.

Vamos refletir sobre as características do verdadeiro avivamento neste capítulo meditando no Livro do Profeta Habacuque

I. O Clamor ao Senhor pelo Avivamento na Nação

O avivamento traz grandes surpresas. Habacuque se declara espantado com tanta grandeza do poder de Deus. Em cada lugar e com cada pessoa Deus age de uma forma nova, “mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12.11). Então não existem fórmulas prontas para um avivamento. Não será através de um evento apenas ou de um bom pregador que Deus vai avivar sua Igreja. Quando conhecemos ao Espírito Santo, ficamos maravilhados com tudo que Deus faz. Uma vida avivada faz que “também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6.4). Jesus mesmo disse “aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará” (Jo 14.12). Quando estamos cheios do Espírito Santo, Deus realiza coisas surpreendentes e milagrosas. Tornamos-nos mais sensíveis a perceber as obras de Deus. O Avivamento Sincero é traz Surpresas!

II. Buscando ao Senhor de todo o Coração

Um avivamento genuíno é fruto de uma vida de intimidade com Deus. O profeta está orando e declara que ouve a voz de Deus. Orar não é apenas falar com Deus e sim um diálogo com o Senhor. Enquanto oramos, Deus fala conosco.

Para buscar um avivamento, seja na vida pessoal ou na igreja, precisamos passar mais tempo com Deus em oração. O avivamento não acontece em congressos lotados, mas em quartos solitários, com portas fechadas em oração (Mt 6.6). Deus sempre se comunica conosco, nós que às vezes não o ouvimos. O fato de não conseguir ouvir Deus é um sintoma de morte espiritual (Is 59.2), tornando-se necessário reviver. O Avivamento Sincero é fruto de Oração!

Habacuque entendia que Deus sempre restaurava o seu povo, como aconteceu na história, então esperava que acontecesse em sua geração. Por isso pediu que Deus realizasse no tempo certo. Devemos ficar firmes em oração como os crentes no cenáculo até que o Espírito venha (At 2.1). O avivamento vem na hora que o Senhor determina e não quando marcamos. A obra de Deus acontece no tempo de Deus (Ec 3.1). O tempo de Deus não é o mesmo que o nosso (2 Pe 3.8). Também podemos saber se um movimento é de Deus através de sua duração, porque “tudo quanto Deus faz durará eternamente” (Ec 3.14). Se permanecer certamente será verdadeiro, mas se for passageiro é porque se trata de algo apenas humano. O Avivamento Sincero acontece com o Tempo!  
  
III. A Urgente Necessidade de um Avivamento do Senhor

Habacuque 2.1-3 diz: “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará”. Habacuque viveu em meio a um povo que estava morto espiritualmente, por isso sentiu necessidade de um avivamento. Colocou-se na torre de vigia, escreveu para que todos soubessem e esperou no Senhor por uma mudança na realidade espiritual de seu povo.

Como Habacuque, precisamos tomar uma posição e declarar o que Deus quer fazer, esperando a restauração da obra do Senhor. Se você está em meio a pessoas amortecidas espiritualmente, seja um profeta do avivamento. Não declare a morte da igreja, como quem dá um atestado de óbito, mas seja um proclamador de boas novas.

Conclusão

Habacuque 3.17,18 nos diz que “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação”. A esperança de Habacuque era vivenciar o agir de Deus, mas estava preparado para continuar lutando quanto tempo fosse necessário. Aprendeu a confiar em Deus independente das circunstâncias.

Quando acontece um genuíno avivamento, as pessoas se tornam mais dedicadas a Deus e mais espirituais. O fruto do Espírito não faz de nós pessoas arrogantes e cheias de si, mas produz “fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5.23). A perseverança é uma condição para receber o Espírito Santo (Lc 24.49). O Avivamento Sincero produz Fidelidade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário