sexta-feira, 21 de junho de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Junho/2019 - Capítulo 3 - O Perigo dos Falsos Ensinadores




Comentarista: Mickael Ferreira



Texto Bíblico Base Semanal: Tito 1.10-16

10. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11. Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
14. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
15. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
16. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

Momento Interação

A esperança de vida eterna do cristão é certa! No começo de sua carta ao seu filho espiritual Tito, Paulo afirmou que ele labutava na esperança de vida eterna (Tt 1.2). Ele estava contando com a promessa de Deus feita antes do mundo começar. Essa promessa é certa porque é incompatível com a natureza justa de Deus mentir. Ele era um apóstolo, mas demonstrou sua humildade, descrevendo-se como um servo (Tt 1.1). Estava confiada a Paulo a pregação da mensagem divina que espalharia a fé e o conhecimento de Deus (Tt 1.1-3). Paulo tinha deixado Tito na ilha de Creta com instruções para que pusesse em ordem certas coisas naquelas igrejas. Explicitamente, Tito tinha que completar a indicação de presbíteros nessas igrejas (Tt 1.5). Paulo relacionou as qualificações de presbíteros para que Tito pudesse ajudar os cristãos dessas congregações a escolher homens capazes de fazerem este trabalho. Os presbíteros também eram chamados “bispos” e lhes era designado o trabalho de pastorear o rebanho de Deus (cf. Tt 1.5-7; At 20.17,28). Podemos concluir que um presbítero é um pastor! E é sobre o cuidado pastoral que estaremos atentos no estudo desta semana acerca desta importante e preciosa epístola.

Introdução

Em nossa última reflexão em Tito 1.5-9, vimos que Paulo havia orientado a Tito a que estabelecesse líderes e/ou pastores nas igrejas de Creta, e que estes fossem homens de grandes qualidades morais e espirituais, acima de tudo, ele encerra o verso 9, afirmando que deviam ser homens fiéis à sã doutrina, capazes tanto de ensinar como a convencer os opositores desta doutrina bíblica. Se naquela primeira parte, Paulo deu as qualidades esperadas de um líder na igreja, agora ele passa a descrever como são aquelas pessoas que divulga doutrinas falsas entre os membros da igreja. Nas Palavras de Paulo a Tito, temos orientações básicas sobre o trato com quem ensina doutrinas falsas. É preciso tomar cuidado para não sermos pessoas desobedientes, faladoras, teimosas, nem deixarmos que doutrinas falsas entrem em nossas mentes, sob o perigo de nos afastarmos da verdade bíblica para dar atenção às mentiras de homens que só pensam em dinheiro. Pelo contrário, que nos firmando naquilo que a Bíblia ensina, sejamos capazes de corrigir os que se afastam da verdade, e ajuda-los na sua recuperação.

I. Pessoas que Transtornam Casas Inteiras com Ensinos Perigosos

Paulo começa a descrever o porque do estabelecimento dessas pessoas e das qualidades. Existiam pessoas que são desajustadas, que falam demais, sem medida, mentirosos, principalmente os que se julgavam os melhores (os da circuncisão). Não é diferente hoje tratamos com pessoas que possuem uma vida desequilibrada, sem medida no falar, São torpes, mentirosos, aproveitadores  e por incrível que pareça em sua maioria os religiosos.

Paulo então define que estes homens precisam ser calados, esses homens destroem famílias inteiras apenas pelo prazer ganancioso de ser reconhecido. Precisamos ter a plena consciência que os falsos profetas precisam ser apontados e calados, pois podem destruir famílias inteiras e até igrejas, podem acabar com a vida de pessoas apenas pelo prazer de por um tempo ser considerado grande. O próprio profeta dos cretences os mencionam eles como mentirosos, ruins e preguiçosos. Não é exatamente o que temos visto hoje em nosso meio? Pessoas que têm a mentira por verdade e que não se preocupam com as consequências, pessoas de índole ruim, voltadas para o mal e que são aproveitadores preguiçosos. Paulo declara o que o que foi dito pelo profeta se trata da mais pura verdade, porém a função dos bispos e presbíteros é repreende-los de forma dura para que eles sejam curados e para que retornem a sã doutrina.

Assim como nos dias de Paulo essa continua sendo uma verdade e nossa função é confrontar os tais e de forma severa para que os mesmos possam se arrepender do seu mau caminho para que a partir daí possam ter uma vida santa e irrepreensível. Quanto aos bispos e presbíteros ainda cabe não dar ouvidos às fábulas fantasiosas dos judeus e nem prestar atenção aos mandamentos e ordens daqueles que se desviaram da verdade.

II. A Importância da Repreensão

O objetivo de repreendê-los duramente não é expulsá-los da congregação, mas sim, visar sua recuperação. O desejo de repreender alguém deve ser sua restauração completa à luz da Bíblia. Duas coisas precisam ser lembradas por nós. A disciplina bíblica precisa ser exercida, ou seja, precisamos repreender, mas a finalidade da repreensão não é abandono, mas recuperação. Por último, Paulo afirma que tais líderes falsos .Eles não deviam dar atenção às lendas judaicas. E como se dissemos aos nossos irmãos em Cristo, para que voltem sua atenção para a Bíblia e procurem aprender com ela, tornando-a suficiente para suas vidas, não buscando em outras experiências ou doutrinas extras.

III. A Pureza e a Impureza 

Ainda hoje existem homens que querem acrescentar as Escrituras às sua fábulas fantasiosas e deturpadoras às quais não devemos nem perder nosso tempo , homens totalmente desviados da verdade (do próprio Cristo - João 14.6) e que querem colocar suas próprias doutrinas e mandamentos, os quais não devemos dar ouvidos. Paulo adverte que a pureza é para os puros, mas aqueles que se contaminaram e foram infiéis para eles não  há pureza,  pois seu entendimento e consciência  estão totalmente contaminados pela impureza.

Quando andamos em pureza de coração todas as cousas que nós cercam se tornam puras, porém para aqueles que se contaminaram tudo que os cercam se torna impuro, pois pois foram contaminados em seu entendimento e não  podem compreender com clareza todas as coisas e como sua consciência também foi contaminada não possui mais um padrão moral. Estes tais afirmam conhecer a Deus, mas com suas atitudes os negam, são reprováveis e totalmente desobedientes. Pessoas hoje afirmam ser cristãs e até mesmo dizem conhecer a Deus intimamente, mas quando checamos às suas obras às mesmas os reprovam e provam que não o conhecem, tem uma vida totalmente reprovável  e até abominável e por isso se tornam reprováveis para toda a obra é ministério do Senhor.

Conclusão

Paulo havia plantado aquelas igrejas em Creta, mas não teve tempo de deixar nelas uma liderança saudável que servisse de modelo para os demais membros daquelas comunidades cristãs. Desde sua ausência até a chegada de Tito para “por as coisas em ordem”, ficou claro que algumas pessoas se levantaram na igreja para defenderem doutrinas não compatíveis com o evangelho de Jesus. No caso de Creta, o grupo mais destacado eram aqueles que defendiam as práticas judaicas como necessárias. Parece que alguns judeus convertidos a Cristo, estavam agora defendendo a lei judaica como necessária à salvação. Eles se esqueciam que, na doutrina cristã, a lei serve a Cristo e não o contrário. Cristo está acima da lei. Paulo passa a descrever as características destes homens que estavam difundindo heresias não cristãs, e tais características, nos ajudam a identificar, ainda hoje, aquelas pessoas que defendem falsas doutrinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário