domingo, 1 de setembro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Agosto/2019 - Capítulo 5 - Vivendo na Expectativa da Volta de Jesus Cristo




Comentarista: Matheus Santos



Texto Bíblico Base Semanal: 1 Tessalonicenses 4.13-18

13. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Momento Interação

A esperança da Igreja é a volta de Jesus (Tt 2.13; 1 Pe 1.3; 1 Jo  3.2-3). Sem esta expectativa não há esperança; não há sentido sermos crentes; não há sentido a nossa adoração. Por isso, a esperança da volta de Jesus é um elemento indispensável e essencial na vida cristã; é o resultado da fé e do amor a Deus e precisa estar corretamente desenvolvida nos crentes. Esta esperança é a “âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu” (Hb 6:19), ou seja, o ponto de apoio que nos permite caminhar sobre a face da Terra, certos de que, brevemente, tudo o que aqui existe passará e para sempre estaremos com o Senhor.

Introdução

Praticamente todos os dias, ouvimos algum anúncio de profecias ou cálculos para determinar o tempo do fim do mundo. Alguns acreditam que uma profecia dos maias indica o fim do mundo ou a volta de um deus ainda este ano. Mas nestes artigos sobre a Bíblia, nunca temos nos preocupado com profecias pagãs ou cálculos baseados em astrologia, pois tais “revelações” não têm nada a ver com a mensagem das Escrituras. Limitando o assunto aos ensinamentos bíblicos, será que estamos vendo sinais que mostram a volta iminente de Jesus? Muitos afirmam que sim. Praticamente todas as pessoas que têm algum interesse na Bíblia já ouviram alguém falar sobre sinais da volta de Cristo. Frequentemente, ouvimos referências às palavras de Jesus em Mateus 24 (especialmente às dos versículos do 4 ao 14). Entre os sinais que ele apresentou destacam-se: a presença de falsos cristos, guerras, fomes, terremotos e perseguições. As pessoas que dizem que estamos nos dias finais geralmente citam estes sinais e mostram nas manchetes atuais exemplos de todas estas coisas. Ao invés de nos preocupar com manchetes de jornais, devemos nos preparar para a vinda do Senhor, que acontecerá sem aviso: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

I. Jesus Voltará

Pessoas que citam estes fatos e vinculam as notícias atuais à profecia de Mateus 24 falam com uma confiança que facilmente engana pessoas ingênuas. Ninguém pode negar que coisas terríveis estão acontecendo no mundo, como historiadores nos lembram que sofrimentos deste tipo têm feito parte da história de todas as gerações durante milhares de anos. Mas antes de nos preocupar com manchetes de jornais, devemos estudar o texto citado e aceitar o que o próprio Jesus falou. Ele usou linguagem forte e até apocalíptica para avisar da iminente destruição do templo em Jerusalém (Mt 24.1,2), uma profecia cumprida no ano 70 d.C. pelo exército romano. As palavras de Jesus tratavam da Judeia, a região que incluía a cidade de Jerusalém (Mt 24.16). Para tirar qualquer dúvida, o próprio Senhor Jesus garantiu que todas as palavras desta profecia seriam cumpridas na mesma geração na qual ela foi dada: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mt 24.4). Para nós que acreditamos em Jesus como Senhor e Salvador, a conclusão é única e inegável: esta profecia foi cumprida naquela geração!

Em contraste com os sinais para avisar da destruição do templo, as Escrituras ensinam que a volta de Jesus no fim do mundo acontecerá sem aviso. Paulo disse: “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Ts 5.2) Pedro acrescentou: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2 Pe 3.10). O próprio Jesus disse: “Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa. Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Lc 12.39,40).

II. A Vinda de Jesus é Certa

A volta de Jesus Cristo é o evento mais aguardado de todos os tempos, por todos os cristão do mundo em todas as épocas. É verdade que à medida que o tempo passa, o assunto se torna cada vez menos abordado e mais e mais tabus vão sendo feitos em torno do assunto. Podemos dizer que é um dos temas mais controversos do cristianismo. As profecias bíblicas, os falsos alarmes, o desejo de adivinhar, são alguns elementos que tornam a tarefa realmente difícil de ser solucionada. Em seu alerta aos Tessalonicenses sobre a iminente volta de Jesus, Paulo fala sobre a responsabilidade pessoal que cada tem com relação a fé (2 Ts 3.6,7). Neste ponto, o apóstolo os exorta a manter distância do pecado e daqueles que o apoiam. O objetivo é preservar a santificação e o zelo pelos mandamentos bíblicos, que tem a finalidade de gerar em nós as virtudes do Espírito Santo.

A expectativa da volta de Cristo, deve nos motivar a esperá-lo da maneira adequada, prontos. E como fazemos isso? Comparando o nosso estilo de vida, com as recomendações da Palavra de Deus. Devemos ser pacientes no sofrimento, perseverantes na tribulação, dedicados à oração e sempre com uma fé saudável, firme no Senhor.

III. Encontraremos com o Senhor nos Ares

A Bíblia fala do encontro dos salvos com Jesus nos ares, que constitui o arrebatamento da Igreja de Cristo. Cristo vem buscar a sua igreja para livrá-la da grande tribulação, que serão dias de muito sofrimento para todos os que não creram na Palavra de Deus e permaneceram no engano resistindo a se entregarem ao Senhor Jesus.   Para participar do glorioso encontro com Jesus  nos ares, é preciso antes  ter um encontro com Deus enquanto se está na terra. Deus dá oportunidades a cada pessoa  de ter um encontro com Ele. No livro de Gênesis podemos observar a oportunidade que o Senhor deu a Jacó, um homem que tinha várias falhas no seu caráter, de ter um encontro com Deus, através do qual foi transformado em seu caráter, recebendo inclusive, um novo nome: Israel (Gn 32.22-32). Esse Encontro com Deus nos ares significa a Salvação, quando Jesus virá para buscar aqueles que creram e perseveraram até o fim para ter a Vida Eterna com Ele.

IV. Estaremos para Sempre com o Senhor

Devemos pois permanecer firmes em Jesus Cristo e perseverar até o fim, porque o mesmo Senhor que,um dia, pisou esta terra, trazendo as Boas Novas de Salvação e te escolheu como Sua testemunha para continuar pregando essa mensagem, “descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo,e com a trombeta de Deus,; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.16,17). Como está escrito nesse versículo, a Palavra de Deus nos adverte: ”Buscai a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Jesus virá buscar a sua igreja, isto é vai retirá-la dessa terra num dia e hora que ninguém espera. É preciso que cada crente viva em paz com os irmãos (Ef 4.1-12). com seus líderes e pastores, com sua família, vizinhos, colegas de trabalho, enfim com todos ( Tg 4.11; Tg 5.9). Devemos dar graças a Deus, pois Ele nos escolheu para sermos salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade, nos chamou por meio do Evangelho a fim de que alcancemos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 2.13-16).

Conclusão

O século 20, talvez mais do que todos os outros, experimentou profundas mudanças em todas as áreas. Muitos desses acontecimentos são de enorme significado para a Igreja. Olhar a história recente é ver o desenrolar do plano divino através dos séculos, é atentar para os sinais dos tempos e a eminente Volta de Jesus, é colocar-se em guarda para aquilo que virá. A nossa esperança não se baseia numa utopia, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História. A escatologia bíblica é a continuação do processo histórico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário