terça-feira, 3 de setembro de 2019

O que o Senhor pede de Nós?




Por Leonardo Pereira




Vivemos dias em uma intensa correria, aonde tudo se passa em instantes, informações que chegam à nós já se tornam antigas e  quando nos damos conta do ocorrido, mudanças na sociedade ocorreram se mesmo nós percebermos. A Igreja como corpo constituído por Cristo Jesus deve-se estar sempre de prontidão a combater as potestades aonde as portas do inferno buscam estar sempre abertas com Satanás disposto sempre a nos tragar como um leão feroz sempre bramando (1 Pe 5.8). Em tempos de grandes desafios e dificuldades, sejam eles morais e até mesmo espirituais, é necessários regressarmos a Palavra do Deus Altíssimo.

Houve uma ocasião nas Sagradas Escrituras em que ocorreu mudanças na população e o Senhor inspirando um profeta, transmite uma poderosa mensagem a toda a Israel. Nos tempos de Miquéias a nação passava-se por uma forte crise, sobretudo crise espiritual. Muitos estava deixando de trafegar pelos caminhos de Deus para irem em direção a caminhos tortuosos e escuros. O profeta na época condenava os governantes, sacerdotes e profetas de Israel que exploram e enganam o povo. É por causa de suas obras que Jerusalém será destruída. 

Contudo, ainda que estivessem em infidelidade diante de Deus, o profeta Miquéias proclama a libertação das pessoas que vão de Jerusalém para Babilônia, e conclui com uma exortação para Jerusalém destruir as nações que se juntaram contra ela. Antes destes eventos o profeta Miquéias envia uma mensagem a nação de maneira clara sobre o rumo que eles deveriam fazer e o que Deus espera deles: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Mq 6.8). Aqui entra a pergunta que o Senhor ainda nos faz em nossos dias: O que é que o Senhor pede de nós?

O que o Senhor pede de Nós?

Primeiramente é importante destacar que o profeta Miquéias deixa bastante explícito sobre o modo como Deus agiu para os israelitas: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Mq 6.8). Miquéias deixa claro aos seus patrícios que o Senhor mostrou-lhes o que é bom para eles  e o que ele pede dos mesmos: a prática de justiça, o amor à misericórdia e o caminhar honesto com Deus. Vamos ver resumidamente cada um deles.

A Prática de Justiça

Justiça é efeito de ser justo, correto e fiel.  A impiedade reinava em Israel e a injustiça se tornara uma prática comum. A falta de justiça era momento evidente ali e com esta situação, o profeta em sua mensagem afirma que o Senhor pede de seu povo a prática da justiça, ato este que provém daqueles que buscam viver uma vida corretamente conforme a mensagem de Cristo que diz: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" (Jo 7.24).

O Amor à Misericórdia

A falta de misericórdia leva muitos a viverem uma vida de maldade e crueldade. Sem a misericórdia, o perdão não encontra guarida nos corações das pessoas. Sem a misericórdia, vidas a cada dia se tornam amargas, sem algo bom para prover à todos que precisam de conteúdos que edificam suas vidas. Humildade é ter um conceito equilibrado de si mesmo, sem buscar honra para si. 

Andando Humildemente nos Caminhos do Senhor

Muitos buscam andar nos caminhos de Deus sem ter humildade no coração. A humildade é o contrário do orgulho. A pessoa humilde agrada a Deus (Rm 12.3). A Bíblia ensina que os humildes serão honrados por Deus. Jesus foi um grande exemplo de humildade, fazendo sempre a vontade de Deus (Fp 2.5-8). Para seguirmos na caminhada cristã de maneira íntegra, não basta buscarmos andar nos caminhos do Senhor. É necessário antes buscarmos os seus caminhos com humildade e mansidão. É assim que o profeta Miquéias exorta o povo para buscar de modo sincero e reto ao Criador.



Referências:



ATAÍDE, Romulo. Panorama Bíblico Volume 4 - Livros Proféticos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

BAKER, David W; ALEXANDER, T. Desmond; STURZ, Richard J. Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias - introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2001.

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

LOPES, Hernandes Dias. Miqueias - A Justiça e a Misericórdia De Deus. São Paulo: Hagnos, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário