terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A Fé do Centurião



Em Mateus 8.5-13, narra a cura do servo de um centurião. Esse homem movido de compaixão pelo seu servo, vai até Jesus e pede ao mestre para curá-lo. Jesus fica admirado com a fé do centurião. Mas a final de contas, o que chamou tanta atenção de Jesus nesse homem? Nesse texto queremos analisar a fé do centurião, o porquê de Jesus ficar tão admirado com a fé daquele indivíduo.  

O centurião se aproxima de Jesus

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, implorando: Senhor, o meu servo está na minha casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente (Mt 8.5,6).

Há alguns pontos importantes a destacar nesse texto. Primeiro, Jesus entra em Cafarnaum. Esse lugar, era o centro das missões de Jesus, por isso ele estava sempre retornando a esse local. Segundo, o que era um centurião? O centurião era chefe de cem homens na milícia romana. Terceiro, o servo do centurião. Esse homem se encontrava enfermo e sofrendo horrivelmente, grande era a dificuldade dele. Quarto, a oração do centurião. O texto menciona que ele se aproxima de Jesus e implora pela a cura de seu servo. Esse trecho, nos ensina a importância da oração para a vida cristã, a solução para os nossos problemas, está na oração.

A resposta de Jesus ao centurião

Jesus disse: Eu vou lá curá-lo (Mt 8.7).

Por que Jesus decidiu curar aquele servo? Primeiramente, ele teve reverência diante de Jesus. Ele reconheceu Jesus como “Senhor”. Se queremos ser bem sucedidos em nossas orações, é importante a reverência nela. Além disso, o amor do centurião pelo o seu servo. Certamente, isso foi crucial para que Jesus decidisse curar aquele homem que estava sofrendo. O apóstolo João disse: “E está é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5.14). Portanto, quando termos reverência e amor ao próximo, Jesus responde nossas petições.

A resposta do centurião a Jesus

Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de recebe-lo em minha casa. Mas apenas mande com uma palavra, e o meu servo será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: “Vá”, e ele vai; e a outro: “Venha”, e ele vem; e ao meu servo: “Faça isto”, e ele o faz (Mt 8.8,9).

Jesus decide curar o servo do centurião após saber da sua situação. De imediato, é surpreendido com as palavras do centurião, palavras essas que podemos destacar três atitudes daquele homem:

Primeiro, a sua humildade. Ele sentiu-se indigno de receber Jesus em sua casa, isto é, não era digno de receber a Cristo. Segundo, a sua fé. Aquele homem tinha uma fé extraordinária, pediu que Jesus mandasse “apenas uma palavra e seu servo seria curado”. Terceiro, a sua autoridade. Esse homem revela a sua autoridade a Jesus, mostrando que tinha homens as suas ordens. Apesar disso, demonstra total submissão e reconhecimento da autoridade de Jesus. Dessa forma, o centurião era um homem de muita humildade, fé e submissão, que possamos seguir esse grande exemplo.

Jesus admirou-se da fé do centurião

Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o acompanhavam: Em verdade lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta. Digo a vocês que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus. Mas os filhos da Reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes (Mt 8.10-12).

Jesus fica completamente admirado com a fé do centurião. Mas o que o levou a isso? A fé daquele homem era tanta, porque estava misturada com a humildade, amor ao próximo e submissão – se queremos uma fé como essa, é necessário que ela tenha esses ingredientes. Tudo isso, deixou Cristo admirado. Além disso, Jesus usa a fé desse homem como exemplo para os israelitas, que não acreditavam em Jesus como Messias. A nação de Israel era o povo escolhido por Deus para ser a sua propriedade peculiar, enquanto que o centurião era um gentio que havia crido em Cristo como Senhor. Assim, o que podemos aprender com isso, é que Jesus espera uma fé semelhante do seu povo.

A fé recompensada

Então Jesus disse ao centurião: Vá! E seja feito conforme você crê. E, naquela hora, o servo do centurião foi curado (Mt 8.13).

A fé do centurião fora recompensada e seu servo recebeu a cura. Não sabemos qual era a relação de ambos, mas fica evidente no texto uma boa relação entre patrão e empregado. Será que você querido leitor, teria a mesma atitude do centurião? De ir até Jesus e orar pelo seu empregado que se encontrava paralítico e horrivelmente sofrendo? Tudo que aquele oficial romano fez, foi movido pela fé. A fé sem as obras, é completamente morta (Tg 2.17). Portanto, que não possamos amar apenas de palavras, mas com obras também (1Jo 3.18).

Conclusão

Em suma, o que podemos aprender nessa passagem é sobre a fé do centurião. Jesus usa a fé desse gentio como exemplo para os israelitas que não acreditavam em seu ministério. Jesus revela nesse texto, que sempre foi o plano de Deus de salvar os gentios. Fica claro na passagem que Jesus é o Senhor e que tem poder sobre toda enfermidades.   


Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário