domingo, 8 de dezembro de 2019

Estudo Bíblico Temático - Parte 2 - A Origem da Raça Humana




Por Leonardo Pereira



Qual será a maior obra prima que marcou a história da humanidade? As obras de Da Vinci? As composições de Beethoven e Mozart? Os escritos de Julio Verne? Ainda que muitos possam ter os seus pensamentos em quão grandiosas realizações ocorreram para que hoje tivessem tantas realizações sublimes, reconhecemos que por maior que seja a mentalidade humana em criações e obras, a maior obra prima que marcou a humanidade certamente não foi realizada por um ser humano, mas sim, por uma Deus que detém todo o poder, conhecimento, autoridade, soberania, glória e majestade. Deus demonstra alguns pontos específicos do seu eterno, gradioso poder e suprema excelência quando em um diálogo com o patriarca Jó descreve algumas criações as quais ao ser humano não é lícito responder, somente se atentar para as maravilhosas palavras do Criador. Os capítulos 38 e 39 de Jó informam com riqueza sobre as maravilhas de Deus:

"Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas? Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar; Para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela; E se transformasse como o barro sob o selo, e se pusessem como vestidos; E dos ímpios se desvie a sua luz, e o braço altivo se quebrante; Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo? Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?" (Jó 38.3-17).

Estas perguntas são alguns dos pontos em que Deus mostra a Jó a sua soberania perante tudo e todos, soberania esta que mostra evidente através da criação da raça humana. Todos os pontos do surgimento do homem são belíssimos e explicados detalhadamente pelo legislador Moisés, profeta aprovado pelo Senhor inspirado pelo Espírito Santo. Escrevendo o Livro de Gênesis, ele detalha como surgiu pontualmente a raça humana, desde um plano que provém do Senhor para uma realidade gloriosa em que todos nós estamos aqui neste planeta, como prova viva das maravilhas do Senhor em nossas vidas. Os relatos de Gênesis 1 e 2 é um compêndio poético do amor de Deus pelas suas criações, a obra maravilhosa do Criador sendo ilustrada por intermédio da criatura nos seus mínimos detalhes.

A Trindade de Acordo com a Criação

A origem do homem estava em Deus e não no acaso. De um plano idela para uma ideia real. Da concordância divina para sua divina e grandiosa vontade. A origem do ser humano não fora um mero capricho ou um momento em que o Senhor estava entediado conforme alguns incrédulos insensivelmente zombam e escarnecem da criação do ser humano. Foi uma vontade plena e perfeita da trindade em concordância e certeza da origem do homem. O relato bíblico diz assim sobre a origem do homem (ser humano): "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra" (Gn 1.26-28).  O final do capítulo 1 é um resumo do que virá no capítulo sobre o nascimento da ração humana. Animais das mais variadas espécies foram criadas, plantas, verduras e frutas já estavam prontas para serem cultivadas e um jardim estava sendo preparado para o homem. Com isso, a Trindade em concordância traz à existência um plano que nasceu dentro de si, partindo para uma realidade a qual graciosamente o Senhor nos concede, a nossa vida, o maior milagre.

A Formação do Ser Humano

Como foi criado o ser humano? Qual a sua estrutura, como que uma vontade se tornou realidade? A Palavra do Senhor detalha todos os momentos desde grande eventos jamais visto na história desde a fundação do mundo, desde a palavra pronunciada pelo Senhor, até o momento em que o homem fica de pé com vida, esta vinda de Deus: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gn 2.7). 

O relato do Livro de Gênesis trata acerca da criação do primeiro ser humano, o qual mostra todo o cuidado que o Criador teve com sua magnífica obra. Não foi o acaso que formou o homem, foi o Senhor quem o formou. Não foi de mitos que surgiu a humanidade como é relatado em contos gregos e árabes, mas sim da própria terra aonde pisamos e construímos as nossas vidas. A vida não surgiu a partir de um acaso, mas sim proveniente das narinas de Deus para o pó da terra, na qual ali se formou o primeiro ser humano, denominado aqui no texto de alma vivente (Gn 2.7c).  O corpo humano pode ser analisado em diferentes níveis de organização. Podemos estudar as células, os tecidos, os órgãos ou ainda os vários sistemas. Considerando as células como o primeiro nível hierárquico de organização, temos:

As células são consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. No nosso corpo, encontramos milhares de células e, por isso, somos classificados como organismos pluricelulares. As células encontradas no nosso corpo são eucariontes, ou seja, apresentam um núcleo definido e organelas membranosas.

Os tecidos podem estar organizados em órgãos, que são definidos como agrupamentos de tecidos que desempenham algumas funções específicas. Os órgãos, por sua vez, podem estar interligados formando sistemas, que desempenham funções ainda mais complexas.

Toda a estrutura do ser humano foi elaborada propriamente por Deus. Cada detalhe do mais complexo órgão ao menor fio de cabelo se encontra no controle do Senhor Todo-Poderoso. De um plano da criação surgindo na eternidade com a Trindade, para a realidade que se encontra até os dias atuais originando-se a partir de um homem só. Não podemos com as nossas mentes compreender como se deu esta criação ou como o Senhor preparou de maneira pontual a existência do nascimento da humanidade.

Sobre isto o apóstolo Paulo reafirma o plano de Deus na criação da raça humana mostrando aos atenienses que mais do que crê em contos gregos da época, devemos reafirmar as verdades divinas da Palavra de Deus no que concerne ao nascimento da humanidade. Nas palavras do apóstolo Paulo, ele afirma aos atenienses que "de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração" (At 17.26-28).



Nenhum comentário:

Postar um comentário