terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Dezembro/2019 - Capítulo 1 - Lei e Graça - Princípios Basilares do Âmbito Cristão




Comentarista: Emanuel Barros



Texto Bíblico Base Semanal: Romanos 2.3-16

3. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
4. Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
5. Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
6. O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
7. A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
8. Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade;
9. Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
10. Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
11. Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
12. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
13. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
15. Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
16. No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

Momento Interação

Não é incomum encontrarmos no seio do cristianismo o conceito de uma dicotomia entre lei e graça, lei e evangelho, e entre Antigo e Novo Testamento. De fato, este conceito é bastante difundido entre os cristãos, sobretudo formado pela leitura de textos bíblicos como o destacado acima. Contudo, antes de impormos à Bíblia uma dicotomia entre o que aparenta ser duas administrações opostas do plano redentor de Deus para o homem, precisamos voltar a Escritura a fim de averiguarmos a existência de tal polarização. A fim de sermos honestos para com a revelação especial de Deus, é mister que procuremos não somente evidências cabais para concluirmos dicotomias como essas, mas também que nos questionemos previamente se tais interpretações derivam de uma análise cuidadosa do texto sagrado ou se enxergamos no texto o resultado de concepções artificiais assumidas por nós de antemão. No caso da popular separação entre lei e graça ou lei e evangelho, busquemos, mediante a Escritura, averiguar sua veracidade. Para tanto, precisamos partir das definições de “lei” e “graça” e as aplicarmos aos termos correlatos que, normalmente, podem apontar para essa distinção.

Introdução

Algumas pessoas, às vezes bem intencionadas, acreditam que a lei e a graça são aspectos da religião cristã que não se harmonizam. Elas dizem: “Cristo aboliu a lei na cruz do Calvário” ou “O Antigo Testamento corresponde ao período da lei e o Novo Testamento é a dispensação da graça”. Já ouviu essa conversa? Essas pessoas colocam a lei e a graça no ringue de luta e, antes de soar o gongo, dão à graça vitória por nocaute. O texto chave para esse estudo é Efésios 2.8-10: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feituras dEle, criados em Cristo Jesus, para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Algumas coisas precisam ficar claras em nossa mente. 

Nós matamos o Filho de Deus, e, mesmo assim, Ele nos aceita, perdoa e convida para morar com Ele nos Céus. A Bíblia Sagrada nos diz em João 1.11,12 que Jesus “veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”. Esse é o absurdo do amor de Deus, ciência que estudaremos por toda eternidade. Aceitar a graça de Deus em nossa vida é a maior honra que podemos ter nessa vida. Essa honra será completa se vivermos de acordo com a graça que recebemos de Deus. Para isso, Deus nos deixou os dez mandamentos, expressão da vontade de Deus para nós.

I. Definindo os termos Lei e Graça

A palavra “lei” é usada na Bíblia em diferentes sentidos, e não podemos ignorar este fato sob a penalidade de deformarmos o significado da Escritura. Como exemplo, no Antigo Testamento, o termo “lei” é encontrado com sentido de revelação da vontade de Deus (Sl 119; Is 8.20) e se referindo ao Pentateuco (Js 1.7). No Novo Testamento, os mesmos usos da palavra “lei” estão presentes. Ademais, quando a porção neotestamentária estabelece comparações entre lei e graça ou lei e evangelho, normalmente emprega a palavra “lei” ora metonimicamente, enfatizando uma administração da obra redentora anterior à vinda de Cristo (Mt 11.13; At 25.8), ora se referindo à lei cerimonial, que tipificava a própria obra de Cristo, sendo, por isso, suplantada na consumação da obra vicária (Gl 3.24). Portanto, é de suma importância identificarmos, nas passagens que estudamos, o sentido da palavra “lei” intencionado pelo autor bíblico.

Por sua vez, graça é definida como a bondade e o amor de Deus aplicados imerecidamente ao homem. Textos como Gênesis 6.8, 1 Coríntios 15.10 e Efésios 2.8 ilustram o conceito bíblico de graça. Destarte, temos aqui um ponto pacífico: se quisermos compreender de forma acurada os textos bíblicos, que aparentemente contrapõem “lei” e “graça”, é necessário que tenhamos em perspectiva o uso correto dos termos.

II. Lei e Graça: há uma dicotomia?

Diante das corretas definições de lei e graça, podemos verificar se há realmente uma dicotomia entre esses conceitos quando eles são contrastados pelos autores bíblicos. Sendo o termo “lei” empregado em tantos contextos e a palavra graça se referindo ao amor, à misericórdia e à bondade divina dirigidos ao homem, existe realmente uma polarização entre lei e graça? Já pela definição dessas palavras, vemos que nenhuma dicotomia entre lei e graça pode ser construída como se fossem conceitos, expressões ou operações mutuamente excludentes. Não há nada que coloque em oposição excludente a lei (em qualquer dos usos nos quais o termo é empregado) e a graça. Outrossim, fora o usual contraste terminológico, no qual não há uma oposição – nem sequer implícita – , podemos nos perguntar se poderia haver algum contraste de natureza teológica. Seria a lei algo que se opõe à graça? A graça é boa e a lei ruim e obsoleta? Vejamos:

O Antigo Testamento diz que é feliz o homem que medita na lei dia e noite (Sl 1.2). Se o homem que medita na lei do Senhor é bem-aventurado, como pode a lei ser oposta à graça, ao amor e à bondade de Deus? Não seria ela uma vívida expressão e uma evidência dessa graça? O Salmo 19:7 diz: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma”. Ainda na literatura poética, o Salmo 119.29 contrasta o caminho da falsidade com a graça da lei de Deus. Observe: o contraste está entre a falsidade e a lei/graça. No mesmo Salmo 119, o poeta declara: “Deleitar-me-ei em teus mandamentos, que eu amo” (v.47). Entre outros exemplos em potencial, em Josué 22.5 há um claro paralelo entre amar a Deus servindo-o de todo o coração e guardar sua lei, e tal paralelo ecoa vigorosamente por toda a Bíblia, estendendo-se, inclusive, ao Novo Testamento.

Entrementes, o Novo Testamento não apresenta um conceito diferente da lei do Senhor. O próprio Jesus, em Mateus 5.18, diz que nada se excluirá da lei divina até que tudo seja cumprido, referindo-se à consumação dos séculos. Jesus também diz, numa declaração contundente, que a lei, a justiça, a misericórdia e a fé estão indissociavelmente ligadas (Mt 23.23). Em Romanos 2.15, Paulo diz que o ser humano tem a lei de Deus impressa em seu coração, testemunhando-lhe a existência de uma ética superior, transcendental e eterna, e apontando para a realidade de um Deus criador. Paulo também diz que a fé não anula a lei, antes, a confirma (Rm 3.31). O texto de Romanos 7.12 assevera: “(…) a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom”.

III. A Realidade da Lei e da Graça

Uma das razões pelas quais grande parte dos cristãos se mostra avessa à lei ou adepta de um conceito antagônico de “lei” e “graça” é que, muitas vezes, essas pessoas assumem que a lei veterotestamentária era uma via de salvação provisória e rudimentar, caracterizada como uma antessala para o advento de Cristo, por meio do qual a verdadeira salvação chega e consolida-se. Se alguém busca justificação diante de Deus por meio do cumprimento da lei, já está condenado. Mas, se alguém a utiliza como ela foi feita para ser usada – ou seja, para conhecimento do caráter de Deus, observação de seus padrões de santidade, orientação ética e exercendo fé em Cristo para a salvação – essa pessoa faz correto uso da lei. Com efeito, tal pessoa utiliza a lei exatamente da maneira a que ela foi feita para ser utilizada. Porém, se uma pessoa faz um uso errado da lei, sendo este farisaico, o uso indevido não pode ser imputado como demérito à lei, pois a própria lei nunca intentou ser uma via soteriológica independente da substituição vicária de Cristo! A antiga aliança prometeu justificação fundamentada no nome: ‘O SENHOR é a Nossa Justiça’ (Jr 23.6)”. Segue-se assim, excluindo sua porção cerimonial, a qual foi suplantada pelo advento e obra de Cristo, que a lei é totalmente válida e boa para os crentes do Novo Testamento; e o uso equivocado que alguns podem fazer dela não torna inválida sua qualidade intrínseca, dentro das funções para as quais ela existe.

Conclusão

Diante do fato de que o Novo Testamento não deprecia a lei de Deus, tendo-a em alta conta, é preciso interpretar corretamente as passagens que mostram uma contraposição entre lei e graça. Como exemplo, tomemos o versículo destacado no início deste artigo: “Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17). O que este verso diz realmente? Ele não está dizendo que a graça é oposta a lei ou vice-versa. Está tão somente comparando a administração mosaica como expressão da graça de Deus ao advento de Cristo, na qualidade de cúmulo dessa expressão. Em outras palavras, a graça divina não estava ausente no sistema mosaico, de maneira alguma. Contudo, a graça foi plena e perfeitamente abundante na administração da Nova Aliança, consumada pela morte expiatória de nosso Senhor. Assim, este texto de João apenas salienta que a graça e o amor de Deus foram expressos em sua plenitude na encarnação do Verbo e na realização de sua obra, acontecimentos para os quais a lei apenas apontava (com a circuncisão, o sacerdócio, o templo, os sacrifícios, etc.), mas não que a lei não fosse, em si mesma, uma expressão da graça divina.

Outro tipo de texto comumente utilizado à parte de uma aproximação mais cuidadosa é aquele que afirma a extinção da lei pelo advento e obra de Cristo. Como exemplo, tomemos Gálatas 2.21: “Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão”. Uma afirmação como esta pode ser facilmente mal interpretada e facilitar a conclusão de que a lei é má para o crente do Novo Testamento, além de se opor ao advento do evangelho. Mas o que Paulo está dizendo aqui é que ninguém é salvo por meio do cumprimento da lei, pois nenhum homem pode cumpri-la. Cristo, sendo Deus, cumpriu a lei totalmente, e aqueles que estão unidos a Cristo têm a justiça dele imputada a si. Logo, se alguém julga ser aceito por Deus pelo viés da justiça própria, para esta pessoa Cristo morreu em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário