terça-feira, 21 de abril de 2020

A Efemeridade da Vida e a Busca pela Eternidade em Deus




Por Leonardo Pereira



Um dos grandes escritores e aconselhadores de todos os tempos sem dúvidas foi o Rei Salomão. Filho de Davi e Bate-Seba, desde muito jovem buscou ao Senhor pedindo-lhe saedoria para governar o reino que outrora pertencia ao seu pai. Grande em sabedoria, ficando somente atrás do Senhor e Salvador Jesus Cristo, Salomão empregou grande parte da sua vida em quatro etapas muito importantes que refletem vividamente em sua escrita e nas suas obras de grande estabilidade e conservação da nação ainda unificada de Israel. Neste artigo, abordarei de modo resumido sobre a vida de Salomão, suas obras e a importância que tem o filho de Davi para o entendimento sobre a vida passageira e a prioridade em se buscar a eternidade com Deus, que é a principal características resultante de suas obras, ainda que no Antigo Testamento, já tinha-o como alvo magno da sua vida.

A Juventude de Salomão

A primeira parte da sua vida foi em sua juventude, seguindo os conselhos do seu pai, de buscar ao Senhor e ser homem forte e valoroso para liderar com sabedoria e com prudência uma nação com a de Israel. Não seria uma tarefa fácil já que desde o período de Davi os problemas familiares e internos (militares e sacerdotais) tinha desestabilizado temporariamente a nação por dúvidas e descrenças acerca de quem sucederia Davi na liderança da nação como monarca. Seria um enorme desafio.

Os Feitos de Salomão

A segunda parte da vida de Salomão foram os seus feitos e realizações. Salomão realizou muitas obras em vida. Edificou cidades, plantações, agregou para sí enorme quantias financeiras da época, estabilizou Israel, escreveu, compôs, trabalhou, ensinou e produziu muito. Faltaria espaço neste artigo para se falar a respeito dos feitos do rei Salomão. É inegável a sua contribuição para Israel e para a humanidade. Os feitos de Salomão estão registrados na maior do livro de 2 Reis e 2 Crônicas. A sua sabedoria, juntamente com seus planejamentos e acordos com outras nações, juntamente com os casamentos da época que garantiram paz e prosperidade aos israelitas, possibilitaram a Salomão uma vida de sabedoria e do verdadeiro entendimento da vida. Quis ele com a sabedoria que recebeu do Senhor cumprir aquilo que tinha falado com Deus: usar a sua sabedoria para liderar de maneira íntegra e correta ao seu povo, a nação que seu pai lhe tinha confiado.

As Obras e Objetivos de Salomão

A terceira parte da vida de Salomão foram as suas obras escritas deixando-as como legados morais e espirituais para as próximas gerações. Todo o conteúdo escrito por Salomão ajuda-nos a ter um entendimento melhor na vida humana. Em Provérbios, encontramos os reais valores dos bons conselhos para o dia-dia. Ao lermos o Livro de Provérbios, nossas vidas ficam mais compreensivas, claras e objetivas aos nossos olhos. Temos uma percepção melhor em entender como se deve viver prudentemente em nosso tempo e em nosso contexto social. É um livro atual para o homem moderno ser sábio e entendido no mundo em que vivemos. Em Eclesiastes, vemos o contraste entre uma vida longe e próxima de Deus. Salomão vai-nos dizer que a vida é repleta de vaidades e que o objetivo de uma vida bem vivida é termos o temor a Deus e obedecer aos seus mandamentos. 

Salomão destaca que o tempo que temos é para ser muito bem aproveitado longe das vaidades e das incongruências da vida. Devemos aproveitar, como Eclesiastes ensina, a vida ao máximo para Deus, de modo que não tenhamos uma vida sem sentido, irracional. Em Cantares, vemos como deve ser um puro relacionamento conjugal. Por mais que os desafios da vida e as inconstâncias do presente século possa-nos afligir, Salomão em Cantares aborda o seu amor pela Sulamita, sendo que esta mantém-se fiel ao seu prometido, ainda que o filho de Davi tenha-lhe tentado ao máximo consquistá-la, a fidelidade conjugal e relacional é próprio desta riquíssima obra que atravessa milênios e conserva a sua essência teológica e própria.

A Reflexão de Salomão

A quarta parte da vida de Salomão foi a sua velhice a consequente reflexo da sua vida. Salomão se perverter com muitas mulheres e corrompeu a sua vida ao colocar tais mulheres acima de Deus em sua vida. Por isso, em sua vida ele aborda algumas questões reflexivas para os nosso tempo presente. Salomão em sua vida escreveu sobre a efemeridade da vida e sobre a eternidade que Deus colocou no homem. Salomão após viver a sua vida, agora chegando a idade avançada, viu pessoas morrerem, pessoas trabalharem por trabalhar sem objetivo algum de vida ou com o Senhor, pessoas correndo atrás de coisas passageiras, temporárias, e também pessoas que deixam a vida passar como sempre tivessem o amanhã e que jamais fossem morrer. Ele resume o estilo de vida de muitos e de maneira com texto introdutório do Livro de Eclesiastes: "vaidade de vaidades, tudo é vaidade" (Ec 1.1).

Podemos até pensar que Salomão escreveu um livro com grande incredulidade na vida e até mesmo para muitos possa parecer que o Livro de Eclesiastes não é um livro bíblico, mas um livro socio-filosófico, o que é um grande engano. Salomão expôs as suas angústias reconhecendo que a vida dele poderia ter sido aproveitado de uma forma melhor, sem arrependimentos e com grande regozijo em sua alma. Ele reconhecer que apesar de ter feito tanto em sua vida, todas as suas ações longe de Deus e com proveito próprio, não lhe satisfazia a sua alma. Por fora, um homem poderoso em uma nação e no oriente, por dentro, um homem com um vazio existencial que somente Deus poderia preencher tal lacuna em sua alma e em sua vida. Salomão reconhece isto e com a sua velhice, vem a sua experiência e mostra-nos o principal objetivo de vida: Temer a Deus evitarmos as coisas superficiais e passageiras em vida, que não agregam ao nosso ser e ao nosso espírito. Somente o Senhor pode preencher o vazio que se encontra nos corações de muitos no mundo afora. Salomão entende que com o passar da sua vida, mais precioso é estar junto do Pai e distante do mundo e das coisas passageiras.

Busquemos a Eternidade em Deus

Salomão em sua vida com avançada idade, reconhece os valores de Deus em detrimento dos valores do mundo que ele em sua juventude experimentou e amargou grande derrotas morais e sociais quando antes, tinha o seu coração corrompido e distanciado do Criador. Eclesiastes ensina-nos a vivermos prudentemente temendo a Deus com reflexos para a eternidade com Ele. Sigamos as orientações bíblicas de Salomão. Deixemos de lado as questões fúteis e passageiras do presente século e corramos em direção de uma vida cujo o tempo em que vivemos é o tempo de Deus e não o tempo do mundo. Deus estabeleceu um dia (um tempo) em que haveria de julgar o mundo por meio do varão que o destinou, e deu irrefutável certeza a todos nós, ressuscitando o varão, a saber, Jesus Cristo, dentre os mortos (At 17.31). Por isso, valorizemos a vida temendo a Deus e buscando as coisas espirituais, dos céus (Cl 2.4). 



Referências:

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

Comentário Bíblico Evangelho Avivado Volume 1 - Antigo Testamento. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.

GONÇALVES, José. Sábios Conselhos para um Viver Vitorioso. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

GONÇALVES, Matheus. Vida com Deus. Evangelho Avivado, 2020.

GONÇALVES, Matheus. Conhecendo o Deus da Bíblia. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

KIDNER, Derek.  Provérbios, introdução e comentário - Série cultura bíblica. São Paulo: Vida Nova, 1990.

KELLER, Timothy; KELLER, Kathy. A Sabedoria de Deus - um ano de devocionais diários em Provérbios. São Paulo: Vida Nova, 2019.

LOPES, Hernandes Dias. Provérbios - Comentários Expositivos Hagnos. São Paulo: Hagnos, 2016.

PEREIRA, Leonardo; ROGÉRIO, Marcos. Panorama Bíblico Volume 3 - Livros Poéticos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

ROGÉRIO, Marcos. Livros Poéticos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.

ROGÉRIO, Marcos. Provérbios. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário