quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Perseverança da Igreja Primitiva na Oração



Umas das característica da igreja primitiva era a sua perseverança na oração. Jesus após a sua ressurreição, ordenou aos seus discípulos que não se ausentasse de Jerusalém, mas que esperasse a promessa do Pai de serem revestido de poder que vinha do alto (At 1.4,5; Lc 24.49). Eles entenderam o valor dessa promessa e voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. Em seguida, se reuniram em um senáculo para orar, mais ou menos cento e vinte pessoas (At 1.12-14).

Aguardando a promessa em oração

Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele (At. 1.14).

Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” (Lc 24.49). Dessa forma, eles entenderam a promessa e “aguardaram em oração”.

Semelhantemente, devemos aguardar as promessas de Deus que estão na Bíblia em oração. Uma das formas para aguardar, é meditando na importância que elas tem para a vida cristã, fazendo o mesmo que Maria sobre as afirmativas da pessoa de Cristo: “Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.” (Lucas 2.19). Como disse o puritano William Spurstowe sobre o meditar nas promessas: A ruminação e meditação minuciosas de uma única promessa é como uma porção de comida bem mastigada e digerida, a qual distribui mais nutrição e força ao corpo do que grandes quantidades de alimento enfiadas goela abaixo”. [[1]] Portanto, a meditação nelas em oração nos leva a vida de obediência a Deus, os discípulos foram obedientes porque aguardaram em oração. Aguarde as promessas de Deus em oração e meditação.   

Perseverança em Oração

Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele (At. 1.14).

A igreja primitiva era uma comunidade que perseverava na oração. A palavra perseverar segundo Orlando Boyer significa “persistir, conservar-se firme e constante” [[2]]. Essa igreja, não tinha apenas a característica de perseverar na oração, mas de permanecer na doutrina dos apóstolos, na comunhão e no partir do pão (At 2.42). Matthew Henry afirma que, aqueles irmãos esperavam o derramamento do Espírito Santo em abundante oração. Os que estão orando são os melhor situação para receber bênçãos espirituais. Cristo tinha prometido enviar logo o Espírito Santo; essa promessa não devia eliminar a oração, senão vivifica-la e alentá-la. Um grupo pequeno unido em amor, de conduta exemplar, fervoroso para orar, e sabiamente zeloso para o progresso da causa de Cristo, provavelmente cresça com rapidez” [[3]].

Jesus durante o seu ministério ensinou a relevância da perseverança na oração. No sermão da montanha, ele ensinou: “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta (Mt 7.8); mostrando assim a eficácia da perseverança. Jesus ensinou por meio de parábolas a importância da mesma, ele relatou uma parábola de um amigo que recebeu algo porque perseverou no seu pedido (Lc 11. 5-8). Em outra ocasião, contou uma parábola para mostrar que devia orar sempre e nunca desanimar (Lc 18. 1-8).

Ainda mais, temos o apóstolo Paulo que nas suas epístolas ensinou sobre a perseverança na oração também. Escrevendo para igreja de Roma ele disse: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração” (Rm 12.12); A igreja de Éfeso: “Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigem com toda perseverança e súplica por todos santos” (Ef 6.18); a igreja de Colossos: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças (Cl 4.2).

Dessa forma, fica claro que a igreja primitiva foi grandemente influenciada pelos ensinos de Jesus sobre perseverança na oração. A prova disso, encontra-se nos ensinos de Paulo que exorta a essa ação e a igreja primitiva colocando em prática em suas reuniões de oração no livro de Atos.

Os benefícios da perseverança

Depois da igreja primitiva perseverar na oração em um cenáculo, foram poderosamente beneficiados. Primeiro, com a descida do Espirito Santo sobre suas vidas. Lucas descreve em Atos capítulo 2 que eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estava reunidos. Começaram a falar em outras línguas e foram cheios do Espírito Santo. A promessa de Cristo havia se cumprido na vida daquela igreja, a causa disso, porque aguardaram em oração. Segundo, receberam poder para evangelizar. Jesus disse: “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e seres minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra” (At 1.8). As nações que estavam em Jerusalém foram poderosamente evangelizadas, os discípulos falaram nas línguas das outra nações, isto é, idiomas. Fica evidente isso, no testemunho das próprias nações (At 2.6,11); no discurso de Pedro quase 3 mil almas se converteram a Cristo. Assim, ao permanecer em oração, aquela igreja fora grandemente beneficiada.

Conclusão

A igreja primitiva é o modelo de cristianismo que precisamos colocar em prática. Atualmente, muitas igrejas não dão valor mais a oração, a evidência disso encontra-se as reuniões de oração vazias. Os próprios ministros não oram, não pregam sobre a oração e nem estimulam a igreja a orar. Richard Baxter, pastor puritano, declarou sobre a oração para o ministério pastoral: “A oração precisa sustentar nosso trabalho, bem como nossa pregação. Não prega de coração ao seu povo aquele que não ora fervorosamente por ele. Se não persuadimos Deus a lhes dar a fé e arrependimento, jamais o persuadiremos a crer e se arrepender” [[4]].

A semelhança da igreja primitiva, separe com zelo tempo para orar. Medite nas promessas de Deus, elas são um balsamo para as aflições durante a caminhada. Persevere em oração, ela te levará aos cumprimentos das promessas bíblicas, como uma vida cheia do Espírito Santo para vencer o pecado e evangelizar com poder.

 

Sidney Muniz

 

 

 

 

 



[1] Site igreja Puritana Reformada em São Paulo

[2] Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boye

[3] Comentário Bíblico de Matthew Henry

[4] Teologia Puritana de Joel Beeke e Mark Jones


Nenhum comentário:

Postar um comentário