domingo, 31 de maio de 2020

Incentivo á Leitura de Obras Cristãs




Por Leonardo Pereira



A articulista Lais Menini do site BHAZ.COM.BR, realizou uma intensa pesquisa na média de leitura do brasileiro. Nas palavras de Lais "Há cinco anos fiz uma pesquisa e encontrei um dado catastrófico sobre a média de leitura do brasileiro: apenas 4 livros por ano. Quase caí pra trás ao pesquisar novamente o dado no ano passado e descobrir que esse número diminuiu para 2,43 livros por ano. A tristeza que a estatística me causa é gigantesca! Além do sentimento ruim, ela me convida a refletir: por que as pessoas leem tão pouco? E, mais que isso, se existe uma parcela da população que sabe ler, por que escolhe não ler?  Deixei a melancolia de lado e pensei em algumas razões. Pra começar, a leitura é um compromisso a longo prazo. Diferente do cinema, do teatro, da internet ou das atrações de TV, o livro pede uma dedicação maior de tempo. Eu já li livros inteiros em uma tarde, mas também já demorei seis meses para terminar uma obra".

É inegável que ainda a nação brasileira passa por um processo de desenvolvimento literária e no incentivo à leitura, alguns fatores são prós e contras ao fato de a leitura ser um desafio à nação brasileira. Atualmente com as mídias sociais, redes sociais e tecnologia em seu nível extremo de informação e propagação de notícias, a leitura tem sido uma atividade que por muitos vem sendo ignorada e desvalorizada. No entanto, quando falamos de literatura cristã, o terreno no qual encontramos é um pouco mais profundo. Devido à uma produção que ainda se encontra em desenvolvimento gráfico e ao mesmo tempo digital (livros para ouvir, e-books, etc), a procura por livros é um fator que também dificulta o acesso das obras aos leitores. No entanto, neste artigo com base nas informações da articulista Lais Menini, mostrarei dez fatores que faz-nos levar à buscarmos interesses por bons livros e incentivar a leitura, sobretudo a leitura da Bíblia e de obras cristãs aos nossos amigos, familiares, cônjuges, filhos, enfim, à todos que possam se interessar

1 - Procure livros sobre os assuntos bíblicos que o interesse. Existem pessoas que possuem dificuldades com algumas ou diversas temáticas bíblicas. Existem livros que explicam as muitas dificuldades bíblicas, porém o mais importante é começar por aquilo que lhe atrai; por exemplo: existem pessoas que focam em ler obras sobre a vida e o ministério de Jesus, mas que não se interessam tanto em conhecer o ministério dos profetas ou da vida dos patriarcas. Em primeiro lugar, busque assuntos na leitura de obras com temáticas que sejam do seu interesse, e dali em diante, um leque de outros assuntos bíblicos com grandes obras, podem lhe interessar e o fará buscar tal conhecimento.

2 - Busque comprar livros que estejam na sua faixa aquisitiva. Um dos maiores erros dos leitores é se endividar no fato de comprarem obras muito caras e com um longo tempo para apreciar a leitura. Existem muitas pessoas que preferem a dívidas do que deixar de obter obras tão desejadas. O mais importante é saber o quanto pode ser gasto na compra dos livros e o quanto deva ser economizado para o bem da família e daqueles que carecem do seu auxílio. Uma boa recomendação é fazer uma lista dos livros que você gosta e dos preços que se encontra atualmente no mercado literário brasileiro.

3 - Não compre todos os livros pela frente - Seja Seletivo. Outro grande erro dos compradores de livros é que buscam comprar todos os livros que veem pela frente, sem pensar no tema, no assunto, na importância daquela obra para a sua vida e como ela o influenciará. Principalmente hoje com o mercado editorial á todo vapor com todos os tipos de livros em seu catálogo (devocional, teólogico, biográfico, histórico, etc), é muito facilmente sermos ofuscados pela tão grande quantidade de obras que podemos obter; no entanto cuidado, pois quantidade não significa em sua grande maioria qualidade. Normalmente é bem mais fácil obtermos livros que podem ser facilmente utilizados em nossas vidas no cotidiano do que obras que possamos ler apenas uma vez e o deixarmos empoeirados em uma cômoda de nossos lares.

4 - Busque por livros que causaram e ainda causam grande impacto evangelístico e missionário na História da Igreja. Livros antológicos como O Peregrino, Heróis da Fé, Os Puritanos, entre outros, são obras marcantes que tem muito à nos enriquecer pela sua preciosidade em enfatizar a pessoa de Jesus Cristo como o Senhor e Salvador de nossas vidas, além de nos instigar-nos a conhecer mais profundamente os fundamentos das Escrituras Sagradas. Livros de renome sempre são um bálsamo na alma daqueles que almejam conteúdo cristão de qualidade.

5 - Organize os livros de acordo com a sua temática e ordem cronológica. Um importante fator para os leitores é a organização. Obras volumosas, pequenas, teológicas ou apenas livretos devem sempre serem organizados para que possam ser localizados rapidamente para uma pesquisa, leitura ou até mesmo uma releitura na maioria das vezes. Não adiantará aos leitores buscarem no afã de comprar muitas obras, deixá-las espalhadas pela casa com o forte risco de perdê-las. O bom leitor deve ser também um exímio organizador, pois assim, ele estará valorizando o que o Senhor está colocando sobre sua vida: excelentes conteúdos que o abençoam.

6 - Organize um período de leitura em sua semana: Os dias tem sido cada vez mais frenéticos. A cada segundo que passa, muitas coisas acontecem e em decorrência de tal rapidez no tempo, muitas pessoas deixam a leitura de lado, em consequência de outras razões que exigem o seu tempo. Por isso, organize um espaço na sua semana para leitura. Seja 10, 15, 20 minutos, utilize-os bem. Mais do que ler rápido é não entender o livro que ler. Desfrute da leitura com calma, paciência e foco naquilo que está tendo a sua atenção.

7 - Tenha calma em sua leitura. Seguindo o tópico anterior, a leitura é uma atividade de pensamento, reflexão e auto-análise. Estas 3 características requer muito tempo para serem assimiladas e só as serão se o leitor compreender a importância destes 3 fatores. Por isso, desfrute da sua leitura em um ambiente silencioso, harmonioso, de acordo com a sua condição. Pause na leitura, reflita as frases, e se possível, para assimilar melhor, retorne aos capítulos e aos textos que mais lhe chamaram atenção.

8 - Faça anotações em suas leituras. Um caderno, uma caneta e um dicionário são bastante úteis quando se trata da leitura de obras cristãs. Marque passagens de livros que chamem a sua atenção e se possível, decore-as. A assimilação é o prêmio do leitor e a sua prática partindo do livro para a sua vida é a cerne da importância da leitura. Muitas pessoas foram impactadas com grandes obras históricas pelo fato de que os seus escritores traziam da reflexão para a ação, do pensamento para a realidade. É sempre importar marcar nas páginas aquilo que lhe marca, em prol do seu desenvolvimento literário.

9 - Incentive a leitura de grandes obras cristãs aos seus próximos. Um bem muito maior que possamos imaginar, é quando incentivamos ás pessoas próximas à nós. Isto se faz muito bem pelo fato de que as pessoas precisam buscar um grande conhecimento com a prática da piedade cristã. O apoio aos próximos na leitura de obras que os edificam, é um tônico em suas almas para buscarem ao Senhor. Mais ainda, explicando as etapas de uma leitura, traz-lhes segurança e confiança para perseverarem na jornada literária de excelentes obras.

10 - Tenha em primazia como leitura a Palavra de Deus. Ainda que as recomendações de bons livros cristãos venha a ser de uma grande ondas de bênçãos para a sua vida e a vida dos seus, não podemos nos esquecer de que a primazia de nossas mentes e corações só correspondem á Palavra de Deus. É um erro desvalorizar a Bíblia em prol de livros que falem sobre a Bíblia. Se o leitor ignorar a fonte principal da mensagem, como receberá o mensageiro com a mensagem a qual deveria conhecer? Por isso, com organização, persistência, paciência, sabedoria, paz e fé, podemos fielmente meditar no Santo Livro, compreender a vontade do Senhor para as nossas vidas e crescermos no conhecimento e na graça que há em Cristo Jesus.

Que o Senhor vos abençoe!


Fonte: MENINI, Lais. Por que o brasileiro lê tão pouco? Artigo publicado em: https://bhaz.com.br/2019/05/31/por-que-o-brasileiro-le-tao-pouco/. Consulta dia: 31/05/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário