sábado, 30 de maio de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Maio/2020 - Capítulo 5 - Igreja - A Voz Profética na Terra




Comentarista: Oliveira Silva



Texto Bíblico Base Semanal: 1 Tessalonicenses 5.14-23

14. Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
15. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
16. Regozijai-vos sempre.
17. Orai sem cessar.
18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19. Não extingais o Espírito.
20. Não desprezeis as profecias.
21. Examinai tudo. Retende o bem.
22. Abstende-vos de toda a aparência do mal.
23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Momento Interação

Acreditamos que o verdadeiro ministério profético hoje seja simplesmente a pregação da Bíblia com precisão e clareza. O dom da profecia hoje é a proclamação da Palavra escrita, não a transmissão de novas informações do céu. O propósito dos dons de sinais na igreja primitiva era fornecer orientação até que o Novo Testamento fosse completado e também validar o ministério dos apóstolos. Quando a Bíblia foi completada e os apóstolos morreram, os dons miraculosos deixaram de ser úteis na igreja. Podemos ver isso no Novo Testamento em que os primeiros livros como 1 Coríntios e Efésios mencionam os dons miraculosos, enquanto os livros posteriores como 1 e 2 Timóteo não os mencionam. A Bíblia completa é suficiente para seguirmos fielmente o Senhor, e a partir dela, ecoa um poderoso ministério profético da Igreja de Jesus Cristo.

Introdução

Do ponto de vista evangélico-espiritual, esta data tem sido considerada como um momento de reflexão sobre os acontecimentos ocorridos em nosso país, bem como uma oportunidade para que a igreja ore e jejue pelas lideranças políticas, civis e eclesiásticas de todos os segmentos, que estão investidas de autoridade e responsabilidade pelo destino do Brasil, dentro do contexto sócio-político-econômico-religioso. Neste aspecto, a Igreja, como a agência do Reino de Deus, não pode perder o seu foco, ou seja, precisa exercer com autoridade e destemor a sua voz profética, porque para isto é que ela existe e está no mundo. Por outro lado, segundo as palavras de Jesus, calar-se ou se esconder debaixo de um alqueire, para que a sua luz não brilhe neste mundo é uma das maiores afrontas a Deus, o que se caracteriza como um ato de indiferença e omissão medíocre, reprovado pelo Mestre (Mt 5.15). Por isso, não podemos nos esquecer de que, como parte do Corpo de Cristo na terra, existe para “expressamente viver o modelo apostólico do Novo Testamento, ensinando e encorajando os crentes a uma vida com Deus sob a égide do Espírito Santo, a fim de serem capacitados para evangelizar o mundo, que terão as manifestações sobrenaturais do Espírito Santo (Ef 1.22,23; 2.22; Hb 12.23; At 1.8; Mt 28.19, 20; Mc 16.15, 16; 1 Co 12.13; Ef 4.11-16; 1 Co 12.28; 14.12; Mc 16.15,20; At 4.29-31; Hb 2.3,4).

I. Igreja - Baluarte do Deus Vivo

A igreja foi escolhida soberana e livremente pelo Pai desde a eternidade. Foi remida pelo sangue de Cristo e selada pelo Espírito Santo. A igreja é o corpo de Cristo em ação na terra, é o santuário da habitação de Deus, a noiva do Cordeiro, a coluna e baluarte da verdade. A igreja deve ser depositária e portadora da verdade. Fora da verdade não há evangelho para pregar, não há salvação para receber nem esperança que sirva de âncora para a alma. Vemos hoje, com pesar, a realidade de uma geração pós-cristã na América do Norte e na Europa e o florescimento de um misticismo acentuado na América Latina. Um grupo foge da verdade revelada pelo secularismo e o outro, pelo experiencialismo. Ambos relativizam as Escrituras: um esvaziando o seu conteúdo por uma interpretação racionalista e liberal; o outro, por buscar nela a sustentação para as suas práticas.

Na América do Norte e na Europa muitas igrejas estão vazias, trôpegas e mortas. Existem grandes templos, suntuosas catedrais, ricas propriedades, uma colossal estrutura, mas sem vida, sem poder, sem autoridade para viver e pregar. Isso, porque abandonaram a fidelidade às Escrituras. Bandearam para o liberalismo teológico. Suprimiram a pregação evangélica. Deram pedra em vez de pão ao povo para comer. Por isso, a igreja está morrendo. Na verdade, quando a igreja começa a flertar com o liberalismo e se render aos seus interesses, ela perde a sua autoridade e deixa de ser embaixadora de Deus. Onde o liberalismo teológico chega, a igreja morre. Esse é um aviso solene que deve estar sempre trombeteando em nossos ouvidos. Mas, esse não é o único perigo. 

No Brasil, sobretudo, temos visto a pregação de um semi-evangelho, imiscuído com práticas condenáveis pelas Escrituras, induzindo os incautos a um misticismo semi-pagão. O evangelho tornou-se mercadoria e a igreja um balcão de negócio. A mensagem passou a ser para atender o gosto e a preferência da freguesia, fruto da pesquisa do mercado de consumo. A igreja capitulou-se ao pragmatismo moderno. Para muitos segmentos religiosos hoje, o que interessa não é a verdade, mas o que funciona. Não estão preocupados com o que é certo, mas com o que dá certo. É imperativo que nesse tempo de confusão, apostasia e desequilíbrio a igreja de Deus se levante como coluna e baluarte da verdade. A doutrina bíblica é inegociável. Não podemos transigir com os absolutos de Deus.

II. A Missão da Igreja de Jesus Cristo

Há uma diferença entre unidade (que ocorre quando um grupo de pessoas se reúne por um motivo comum) e uniformidade (que ocorre quando se espera que as pessoas no grupo sejam todas do mesmo tipo e façam o mesmo tipo de coisa). Encoraje o grupo a pensar sobre esta diferença e a discutir em que aspectos eles veem a igreja pressionando as pessoas a serem uniformes, ao invés de unidas – e o que causa isso. Você pode pedir para que reflitam sobre se eles tendem a esperar que as outras pessoas na igreja sejam exatamente como eles – é mais fácil fazer isso do que pensamos.
A igreja foi criada para ser o corpo de Cristo na terra. Seu papel é continuar a missão que ele tinha de mostrar às pessoas o amor de Deus e fazê-las saber que é possível entrar em um relacionamento com ele. Devemos entender que isso envolve explicar o que Jesus fez, incluindo a importância da cruz, bem como mostrar como é ter um relacionamento com Deus e permitir que este relacionamento transforme vidas.

Hoje em dia, muitas pessoas entendem a igreja como um prédio. Esta não é a compreensão bíblica da igreja. A palavra igreja vem da palavra grega “Ecclesia”, que é definida como “uma assembléia”, ou “os que foram chamados”. O significado primário de “igreja” não é de um prédio, mas de pessoas. É irônico que quando você pergunta às pessoas que igreja freqüentam, geralmente dizem Batista, Metodista, ou outra denominação. Muitas vezes eles se referem à denominação ou ao prédio. Leia Romanos 16:5: “...Saudai também a igreja que está em sua casa.” Paulo se refere à igreja em sua casa, não à igreja prédio, mas um corpo de crentes.

A igreja é o Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” O Corpo de Cristo é feito de todos os crentes desde o tempo de Pentecoste até ao Arrebatamento. O Corpo de Cristo consiste em dois aspectos: 1) A igreja universal é a igreja que consiste de todos aqueles que têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. I Coríntios 12:13-14 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” 

Vemos que qualquer pessoa que crer é parte do corpo de Cristo. A verdadeira igreja de Deus não é nenhum prédio de igreja em particular ou denominação. A igreja universal de Deus é composta por todos os que já receberam a salvação através da fé em Cristo Jesus;  2) A igreja local é descrita em Gálatas 1.1-2: “PAULO, apóstolo ... E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.” Aqui vemos que na província de Galácia havia muitas igrejas: o que chamamos de igreja local. Uma igreja Batista, igreja Luterana, igreja Católica, etc, não é A igreja, como a igreja universal, mas ao invés disso, uma igreja local. A igreja universal é composta por aqueles que já confiaram em Cristo para salvação. Estes membros da igreja universal deveriam buscar comunhão e edificação em uma igreja local.

III. O Ministério Profético da Igreja do Senhor Jesus

Como cristãos, devemos conhecer o que significa ser igreja. Paulo, escrevendo a Timóteo, qualifica a igreja como coluna e baluarte da verdade (1 Tm 3.15). Com as palavras coluna e baluarte, Paulo exibe a figura de uma construção que tem alicerces e estruturas. Sobre estas estruturas está erguida a verdade. O papel da igreja não é definir a verdade, mas sim exibi-la, exaltá-la e proclamá-la. É certo, porém, que, mesmo a igreja não sendo a dona da verdade, ela é a agência escolhida e preparada por Deus para a manutenção da verdade. 

A Igreja mantém a verdade porque, por meio da pregação, a Igreja a proclama, a conserva pura e íntegra, a transmite à posteridade… O silêncio da Igreja significa o afastamento e a supressão da verdade. Visto que temos a responsabilidade de sustentar a verdade, resta saber o que Paulo quer dizer por verdade. Muito poderia ser dito a respeito do conceito de verdade, mas há um breve texto bíblico que explica de forma simples e clara o que é a verdade que a Igreja tem por responsabilidade sustentar: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14.6).

Conclusão

Jesus é a verdade. É isso que precisamos proclamar! Jesus Cristo, que pregou o evangelho, sendo ele próprio o assunto principal do evangelho, é o ponto focal da proclamação (kerigma) e da prática (praxis) da igreja. Muitas igrejas hoje têm reduzido o evangelho a um conjunto de programas, atividades, ou normas que podem até ser boas, mas não partem do princípio básico de que, pelo pecado, o homem está completamente afastado de Deus e que, através de Jesus, Deus restaura esse relacionamento rompido. Essa mensagem deve permear tudo o que fazemos ou falamos. Nossa missão é levantar a Cristo, para que todos possam vê-lo! Sendo assim, as nossas igrejas será verdadeiramente evangélica.



Sugestão de Leitura da Semana: SILVA, Oliveira. O Fundamento da Igreja de Cristo. São Paulo: Evangelho Avivado, 1ª Ed: 2019.

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