sábado, 22 de agosto de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Agosto/2020 - Capítulo 3 - Tempos Trabalhosos no Ensino Bíblico




Comentarista: Gustavo Linhares 



Texto Bíblico Base Semanal: 2 Timóteo 3.10-17

10. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
11. Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;
12. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Momento Interação

Através do estudo da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (Jo 8.32). Entretanto, muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus. Consideremos algumas sugestões práticas de coisas que nos ajudarão a ser melhores estudantes da Bíblia. Devemos estudar também com respeito pelo silêncio das Escrituras. Muitos erros podem ser evitados se temos o cuidado de não falar presunçosamente quando Deus não falou. Agir quando Deus não disse nada é mudar sua palavra (veja a ilustração em Hebreus 7.12-14, onde o escritor mostra que Jesus não foi um sacerdote de acordo com a lei do Velho Testamento, mas que ele mudou a lei ao tornar-se um sacerdote de uma tribo que não estava autorizada a servir desta maneira). O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios nesta vida, e que ajuda a equiparmo-nos para ficar na presença de Deus eternamente. Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras.

Introdução

Sendo a Palavra Inspirada por DEUS, através de Seu Espírito Santo, somente ela poderia proporcionar um excelente comportamento e chamasse a atenção de todos os crentes tanto de Listra como da cidade próxima, Icônio. Isso é muito significativo. Mais tarde essa boa conduta seria exigida dos diáconos e presbíteros. Tal reputação não se encontraria se Timóteo tivesse fundamentado sua fé em um livro de autoajuda ou algo semelhante. A Vida que há na Palavra, inspirada pelo Espírito, é capaz de proporcionar mudança no comportamento "doentio" do homem, como Paulo afirma das paixões da mocidade, que ele deveria fugir.

Fato é que, em toda a existência, o poder que existe nela, é capaz de asseverar ao coração do homem, a verdade que consta em suas escrituras, quando atinge o seu coração e faz com que, o arrependimento seja eminente e a transformação de vida torna-se real. Nela não existe a dúvida, como um bisturi na mão de um cirurgião, quando o paciente está em uma maca de hospital, pronto para ser operado pelas mãos precisas do médico, assim a Palavra de DEUS corta ao coração do homem, com a finalidade de lhe dar um novo coração e oportunidade em sua caminhada com fé na Palavra.

I. A Importância da Palavra de Deus neste Tempo

Vive-se tempos em que a Sã Doutrina é colocada de lado, basta ligar os meios de comunicação para que se assista ou ouça mensagens, divergentes do que o Senhor Jesus Cristo deixou para seu povo. Por outro lado, o povo não procura ler a Palavra de DEUS, estudar e refletir sobre o que se ouve, confirmando a falta de inspiração Divina e sim humana pois, estão alicerçadas nos desejos do que os olhos podem ver e nos bens materiais onde a traça e a ferrugem corroem. A essência da Palavra deve ser a salvação do homem, o resgate e regeneração, a mudança de uma vida dominada pelo pecado e o caminho para uma vida eterna ao lado do Senhor.

É certo que os homens procuram por todos os meios deturpar a verdade contida na Bíblia de que ela é a Palavra de DEUS. Refutam com todos os argumentos que - diante da vida que há na Palavra da Bíblia - acabam por caí por terra. Diferente de outros livros, seus escritos não possuem divergências, embora as traduções possam ter afetado algumas traduções, mas nem por isso a Vida que existe nela deixou de existir. Fato é que, em toda a existência, o poder que existe nela, é capaz de asseverar ao coração do homem, a verdade que consta em suas escrituras, quando atinge o seu coração e faz com que, o arrependimento seja eminente e a transformação de vida torna-se real. Nela não existe a dúvida, como um bisturi na mão de um cirurgião, quando o paciente está em uma maca de hospital, pronto para ser operado pelas mãos precisas do médico, assim a Palavra de DEUS corta ao coração do homem, com a finalidade de lhe dar um novo coração e oportunidade em sua caminhada com fé na Palavra.

II. Devemos Estudar a Palavra de Deus

O apóstolo Pedro disse que devemos desejar ler a Bíblia como um bebê deseja beber leite: "Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom" (1 Pe 2.2,3). Assim como um bebê precisa de leite para sobreviver e crescer, nós devemos nos alimentar da Palavra de Deus para sobrevivermos às guerras que enfrentamos no dia a dia. Isso explica porque há tantos filhos de Deus sofrendo desnecessariamente - eles não têm se alimentado espiritualmente como deveriam (Os 4.6).

Diante disso, ficam algumas perguntas: "Precisamos realmente estudar a Bíblia ou devemos apenas lê-la?", "Será que precisamos ser ensinados por alguém?" Infelizmente, muitas igrejas e líderes não incentivam o estudo da Bíblia e até dizem que buscar muito conhecimento da Palavra é prejudicial. Sabemos que o Espírito Santo revelou o evangelho diretamente aos apóstolos, porém, eles deixaram escrito o Novo Testamento para as gerações futuras, e é nosso dever estudá-lo (Jo 20.30,31; Hb 2.1-4; 2 Pe 1.12-15). 

Se você ainda tem dúvida se precisa ou não estudar a Bíblia, faça essa reflexão: Como o Espírito Santo irá te lembrar do que Jesus disse, se você não ler a Bíblia? Lembre-se que quando Jesus foi tentado no deserto por Satanás, ele usou as Escrituras. O salmista também valorizava a importância de conhecer profundamente a Palavra. Ele disse: "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti" (Sl 119.9-11).

III. Cumprindo o Ide de Cristo nestes Tempos Trabalhosos

Deus se nos revelou através de um livro – a Bíblia Sagrada – e é a partir deste livro que nós tiramos os referenciais a respeito de Deus, do homem e do mundo que nos cerca. Deus nos deu este livro, e ele espera que nós o leiamos e o estudemos. Sendo a autorrevelação de Deus, a Bíblia deve ser nosso objeto de estudo, meditação e análise. Quando nós  dizemos que a Bíblia é a revelação de Deus, queremos dizer que é a através dela que Deus se revelou a nós. O termo revelação de Deus não quer dizer que ele vai nos dar novas revelações, pois ele já nos revelou tudo que precisamos saber e o registrou nas páginas da Escritura (Hb1.1). A Bíblia nos impele a estudá-la. Vários textos na Escritura nos falam da necessidade do estudo bíblico.

Estudar a Bíblia é mais do que uma atividade intelectual, é também uma atividade espiritual pois envolve oração. E muita oração. Martinho Lutero (o reformador alemão do séc. XVI) costumava dizer sempre que “orar bem é a melhor parte dos estudos”. De fato, a intelectualidade e a espiritualidade não é uma via de duas mãos. Paulo em 1 Coríntios 14.14,15, diz que a mente (i.e., o intelecto) deve fazer parte da adoração e do culto. Hoje em dia, infelizmente, há uma supervalorização da espiritualidade em detrimento da intelectualidade. Boa parte dos cristãos atuais não são seres pensantes. A leitura bíblica acompanhada de oração nos leva à espiritualidade. E este é o ponto desta seção.  Iremos alistar três razões principais para o estudo da Bíblia.

1 Pedro 2.2 diz: “Desejai ardentemente, como crianças, recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado o crescimento para a salvação”. Pedro faz uma analogia entre a Palavra de Deus e o leite materno. Da mesma forma como um recém-nascido anseia pelo leite materno, sua fonte de alimento,  o cristão deve ansiar pela Escritura. Pois se o leite materno auxilia o crescimento do recém-nascido, de igual modo a Escritura auxilia o “crescimento espiritual” do cristão. Esse leite espiritual é útil para o crescimento espiritual, ou seja, para a maturidade espiritual. Pedro transmite novamente este conceito em 2 Pedro 3.18, onde ele exorta os cristãos de todos os tempos e épocas a crescerem “na graça e no conhecimento”, e esse crescimento só pode ser alcançado mediante a leitura e estudo da Palavra de Deus.

Conclusão

Em Hebreus 5.11-14 diz: “A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atentando ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal ”.

Apesar de estarem na fé cristã a muito tempo, os cristãos hebreus não se tornaram maduros na fé. Eles deveriam ser mestres, mas não atentaram para isso. Perceba que o autor usa duas palavras com o mesmo sentido para reforçar uma ideia: “tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo”. Os destinatários da carta precisavam que alguém lhes ensinasse de novo os “princípios elementares dos oráculos de Deus”. O autor da carta lhes ensina os princípios elementares em Hebreus 6.1,2.

Então o que é maturidade espiritual? De acordo com Efésios 4.13-15, nós nos tornamos maduros à medida que nos tornamos semelhantes a Cristo. E o meio pelo qual nos tornamos semelhantes a Cristo é através da leitura da Palavra de Deus e de seu estudo. É por isso que o autor diz que seus ouvintes eram “inexperiente na palavra da justiça”.



Sugestão de Leitura da Semana: GONÇALVES, Matheus. Conhecendo o Deus da Bíblia. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário