quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Teólogos da Internet - O que dizer e pensar?




Por Leonardo Pereira



Recentemente, encontramos pelas mídias sociais um grupo crescente de teólogos da internet, que expõem suas questões doutrinárias e teológicas aos seus leitores e espectadores. Com o desenvolvimento das redes sociais, grande expoentes da Bíblia Sagrada ganharam seus espaços na mídia promovendo estudos, cursos, teologia e outras questões de ensino (coaching, palestras motivacionais e eventos presenciais, não cultos). Ao longo da jornada da internet, a grande massa que alcança o público é o contato direto com pessoas através de eventos ao vivo ou publicações curtas em redes sociais, que mostram o pensamento do teólogo e sua linha doutrinária, seja para agregar conhecimento as pessoas, seja para engrandecer o seu número de seguidores, inscritos ou mesmo acompanhantes vorazes das publicações dos mesmos. 

Realmente, por um lado a divulgação da mensagem do Evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo ficou imensamente maior e bem mais rápida do que comparado à alguns anos atrás. No entanto, infelizmente, nem todos os que possuem tais status surgem para promover á Cristo. Antes possuem outros interesses no que tange aos acessos de divulgações de suas ideias pela internet. Neste artigo, não busco aqui falar desse ou aquele teólogo que traz polêmicas ou os que crescem pela internet, mas sim, expor imparcialmente a conduta de teólogos com ideais diferentes visando questões positivas ou negativas para o Povo do Senhor. Compreendemos que assim como em todo lugar, existem pessoas com boas ou más intenções, seja no ambiente eclesiástico ou fora do já citado ambiente.

Teólogos da Internet - O que Fazem?

Basicamente, os Teólogos da Internet buscam propagar teologia pela internet (redes sociais e mídias de comunicação) podendo ser teologia bíblica ou não, e usarem de seu crescimento na mídia para uma maior propagação de seus pensamentos, reflexões, ensinamentos e estudos à serem transmitidos à um maior número de pessoas. Nem sempre os teólogos da internet fazem teologia apenas pela internet. Existem teólogos que promovem o evangelho na internet e fora dela, assim como existem teólogos que somente expõem conteúdos teológicos dentro da internet para ali haver maior exposição de suas ideias, reflexões, pensamentos e conceitos acerca de Deus, de Igreja, do mundo como um todo e principalmente, da humanidade em constante mudança com o passar do tempo.

Teólogos da Internet - Quando Começaram?

Não se sabe bem ao certo quando começou a divulgação de estudos bíblicos (ou não) por estes teólogos da internet, no entanto, é possível deduzir que os teólogos da internet (quando ainda não existia tal conotação) começaram muito antes das redes sociais. Com a grande visibilidade dos blogs no começo dos anos 2000, muitos expuseram as doutrinas bíblicas e teológicas e ali, inúmeras pessoas acompanharam os blogs para conhecer o conceito doutrinário do autor dos artigos, dos estudos e de suas explanações em tais temas complexos, na maioria dos casos  bastantes polêmicos. Com o início das redes sociais e atualmente com a sua maior atividade no mundo à uma velocidade bastante impressionante, tais teólogos passaram a utilizarem os meios de comunicação destas redes sociais para divulgar suas mensagens, ideias e reflexões, ficando assim, tais teólogos ficarem mais próximos do público e com uma maior facilidade em propagar os seus ensinos pelas mídias digitais e sociais.

Teólogos da Internet - O que devemos saber sobre eles?

Como dito anteriormente, em todo o lugar existem pessoas com boas e más intenções, pessoas que usam suas mídias para divulgar o evangelho ou mesmo heresias e ideias infundadas nas Escrituras Sagradas. Com o passar dos anos, surgiram pessoas dizendo-se teólogos e difundindo ideias até mesmo contrárias as Escrituras Sagradas. Infelizmente, tais pessoas possuem hoje grande credibilidade na mídia e especialmente entre o povo evangélico brasileiro. Alguns dos ensinamentos que alguns destes teólogos propagam são: teologia do coaching, confissão positiva, teologia da prosperidade, a soberania do homem e muitas outras. Outra grande questão que devemos ter imenso cuidado é no que concerne às inúmeras brigas que surgem na mídia entre teólogos. Com o alcance em sua escala máxima por intermédio das redes sociais, muitos teólogos encontram-se em brigas para deterem o título de maior conhecedor da Bíblia, da Teologia e até mesmo de Jesus Cristo! Devemos tomar cuidado com tais teólogos também. É muito importante conhecer a vida e o ministério do teólogo que acompanhamos pelas mídias sociais para obtermos um aprendizado de excelência para a glória do Senhor.

Teólogos da Internet - O que dizer sobre eles?

Assim como nos exorta o Apóstolo Paulo, como em todo lugar em que vemos e ouvimos sobre certas questões e ocasiões, devemos examinar tudo e reter somente o que é bom (1 Ts 5.21)! Existem teólogos na internet que são bênçãos sem medidas para nossas vidas, assim como também existem aqueles que estão na internet para outros fins, que não é a glória do Senhor e à estes, devemos nós evitar. Um ponto muito importante é evitarmos confusões com certos teólogos que vem à internet para polemizar para gerar maior destaque para si. Não devemos dar créditos à estes também. O que é realmente importante á nós, é examinarmos os perfis de homens e mulheres de Deus valorosos, que utilizam a internet e suas mídias sociais e digitais para sim, abençoar muitas vidas, e engrandecer cada vez mais ao nome do Senhor, sem qualquer interesse para si ou para os acompanham. Encontramos sim, pessoas boas que promovem boa teologia pela internet, e que são teólogos reconhecidos pelos homens na Terra, e ratificados pelo Reis dos Reis (Ap 19.16) no Céu!



Referências:

UNISIMOS, Instituto Humanitas. A ascensão problemática dos teólogos de poltrona. Artigo publicado em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/588097-a-ascensao-problematica-dos-teologos-de-poltrona. Visto em: 25/08/2020.

MORI, Letícia. Como a crise do coronavírus expõe racha entre evangélicos no Brasil. Artigo publicado em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52313890. Visto em: 25/08/2020.

CHAVES, José Reis. Teólogos atuais são mestres dos antigos. Artigo publicado em: https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/teologos-atuais-sao-mestres-dos-antigos-1.2262951. Visto em: 25/08/2020.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário