sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2020 - Capítulo 4 - Os Salmos e as Bem-Aventuranças do Cristão

 


Comentarista: Eliezér Gomes


Texto Bíblico Base Semanal: Salmos 119.1-16


1. Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.

2. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.

3. E não praticam iniquidade, mas andam nos seus caminhos.

4. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.

5. Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.

6. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.

7. Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.

8. Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.

9. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

10. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.

11. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

12. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.

13. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.

14. Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.

15. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.

16. Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.


Momento Interação

O Salmo primeiro é o salmo da bem-aventurança, como muitos outros salmos irão seguir nesta mesma linha, da alegria, do regozijo, da felicidade, porém, chama-nos a atenção o fato de o rei Davi apresentar a bem-aventurança apontando para um único homem: “Bem-aventurado o homem…” (v. 1). As bem aventuranças ao longo do estudo bíblico no Livro dos Salmos não são “bênçãos” imerecidas. Pelo contrário; esse tipo de benção é resultado da obediência aos mandamentos do Senhor nosso Deus. O Criador de Todas as Coisas tem diversas promessas para aqueles que o obedecem. Bons Estudos!

Introdução

No Salmos 119, o Salmista faz um poema com elaborada exaltação a Palavra de Deus. Durante a leitura, é muito comum encontrarmos as palavras: caminhos, estatutos, preceitos, mandamentos, palavras. Ou seja, a intenção máxima do autor é exaltar os ensinamentos do Senhor e adorá-Lo, por isso. É um dos meus Salmos preferidos. Sendo o mais longo da Bíblia, o Salmos 119 possui 176 versículos. Ele está dividido em 22 duas seções de oito versículos cada uma. Com relação a autoria, alguns acreditam que foi Davi, Esdras o escriba ou um dos filhos de Corá.

Quando analisado no texto original hebraico, é possível perceber que cada uma das seções utiliza uma letra do alfabeto hebraico no começo de cada estrofe, até que se complete as 22 letras do alfabeto. Isso mostra que a Palavra de Deus, deve ser o ABC espiritual das nossas vidas. Por isso o Salmista diz: “Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação”. A Palavra de Deus deve ser o nosso guia. Dirigidos por ela jamais seremos confundidos, estaremos seguros e amparados diante de Deus.

I. O Padrão de Salmos ao Verdadeiro Adorador

O autor do Salmo não se identificou, mas obviamente era um amante da palavra de Deus. Sugestões de possíveis compositores incluem Davi e Esdras, certamente homens que valorizavam cada palavra comunicada por Deus aos seus servos. A estrutura desse Salmo é fascinante. A maioria das Bíblias impressas corretamente dividem o Salmo em 22 estrofes de 8 versos cada. Embora as traduções não consigam transmitir este fato, é um poema acróstico que segue as letras do alfabeto hebraico. Não somente cada estrofe, mas cada verso da estrofe inicia com a letra correspondente. Se fosse fazer a mesma coisa em português, teria 8 versos começando com a letra A, depois 8 iniciando com B e assim em diante até chegar à letra Z. O estilo acróstico aparece em outros lugares no Antigo Testamento: alguns outros Salmos, os primeiros quatro capítulos do livro de Lamentações etc. Um possível motivo de usar esse tipo de composição seria para facilitar a memorização do hino para cantar na adoração a Deus.

O hino focaliza um único tema do começo ao fim utilizando uma variedade de sinônimos. O autor elogia a palavra de Deus usando termos como lei, caminho, prescrições, mandamentos, preceitos, juízos, decretos, palavra, testemunhos, veredas etc. Em cada verso desse cântico, o valor da palavra de Deus é frisado. O tempo para ler e meditar na sua mensagem é bem investido, pois nos chama a evitar a insensatez do pecado e seguir a sabedoria revelada pelo Senhor. Todos os 176 versos merecem destaque, mas o nosso espaço aqui é limitado, então vou usar o que resta para citar alguns que são especialmente memoráveis.

II. As Bem-Aventuranças do Verdadeiro Adorador

O Salmo 119 é geralmente lembrado por ser o capítulo mais longo da Bíblia e, também, por referir-se, quase que exclusivamente, à importância da Palavra de Deus para a vida do cristão. Confesso que, a exemplo de muitos irmãos, nunca havia me aventurado a meditar mais detidamente sobre o Salmo 119, já que as poucas vezes que o li, o fiz mais por obrigação do que por prazer. Entretanto, mergulhar no Salmo 119 é um ótimo e prazeroso exercício para o cristão, buscando entender melhor o que ele ensina. Embora, por si só, o Salmo 119 sirva para inspirar um livro inteiro em 2 ou 3 volumes, alguns versículos merecem ser brevemente destacados. A estrutura do Salmo 119 é bem conhecida pela sua dedicação em expressar adoração ao Deus Verdadeiro e destacar como deve ser a vida de um verdadeiro adorador:

“Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca” (verso 4). Mesmo entendendo que todos nós falhamos (Sl 14.1-3; Rm 3.23), e que somos incapazes de merecer a aprovação de Deus (Ef 2.8,9) devemos nos esforçar para cumprir o que o Senhor ordenou. Jesus definiu o verdadeiro motivo dessa obediência: amor para com ele (Jo 14.15,23).

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (verso 9). A Bíblia não foi revelada para pessoas velhas que só pensariam na eternidade depois de gastar seus melhores anos satisfazendo desejos egoístas. É muito mais fácil manter uma roupa limpa do que tirar manchas, e assim o salmista aconselha os jovens a manter sua pureza.

“Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim” (verso 33). O autor desse Salmo demonstra a atitude que Deus exige de todos que querem estar com ele: a determinação de viver de acordo com sua palavra. No Novo Testamento, Tiago ensinou sobre a importância de ser praticantes, e não apenas ouvintes, da palavra de Deus (Tg 1.22-25).

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (verso 71). A nossa tendência é fugir da aflição, e muitos falsos mestres sugerem que o propósito do cristianismo seja o livramento de sofrimento nesta vida. Tanto aqui quanto no Novo Testamento, Deus ensina que o sofrimento traz benefícios espirituais importantes (Tg 1.2-4; 2 Co 12.10).

“Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (versos 99 e 100). É comum desprezar as Escrituras, achando mais relevante o “conhecimento” adquirido por outros meios. Podemos aprender muito da Ciência e outras disciplinas, mas as informações de valor eterno se encontram nas palavras que Deus revelou.

“Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado” (verso 127). Na busca de prosperidade material que ocupa o nosso tempo e domina os nossos pensamentos, poucos diriam que o maior lucro vem do estudo das Escrituras. O autor do Salmo 119 viu claramente a verdadeira riqueza que Deus deixou para nós na sua palavra.

III. Devemos ser Verdadeiros Adoradores

O Salmo 119 é de enaltecimento à lei de Deus. O salmista apresenta seu reconhecimento à perfeição e supremacia dela. Apega-se a ela continuamente; é sua luz e proteção. Em meio às palavras ungidas de reverência, ele intercala orações pertinentes. Algumas são repetidas. Mas faz bem à alma colher o sentido do temor à lei e pedir a bondade de Deus para cumpri-la. Existem situações inusitadas, desafiadoras e aterrorizantes na caminhada do peregrino, mas com a Lâmpada luminosa, com a Palavra no coração, ele chegará ao seu destino final, garboso de contentamento. 

O crente pode e deve orar como o salmista. Diariamente. São necessárias a paciência e a perseverança na leitura e na meditação dos preceitos de Deus, exarados na Bíblia, para sermos bem-sucedidos na vida de servos de Deus. Jamais serão confundidos ou frustrados os que atenderem, de bom grado, aos mandamentos do Senhor. A oração é forte aliada dos amantes das Escrituras Sagradas. A repetição da meditação nos tópicos do estudo fará bem ao coração e solidificará o fiel na Rocha Eterna. O Senhor Jesus Cristo disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor” (Jo 15.10).

O Salmo 119 é a extensão do Salmo 19: 7-9, em que diz que “a lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração, o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.” Em quase todos os versos, a Palavra de Deus é mencionada. O Salmo 119 afirma que a palavra de Deus reflete o caráter do próprio Deus. O autor do Salmo 119 é uma pessoa que conheceu grandes problemas na vida, mas também passou por isso com uma profunda e apaixonada compreensão do amor e compaixão infalível de Deus. Os versos são um reflexo da natureza de Deus e aprendemos, a partir delas, a confiar em Seu caráter e em Seu plano para nós. Ore com fé este Salmo tão poderoso!

Conclusão

O crente encontra tantas situações adversas na vida que muitas vezes fica desguarnecido. Sabemos que Deus está no controle de todas as situações, mas infelizmente muitos crentes não sabem como Deus deseja agir para suas defesas. De fato, não sabemos tudo sobre Deus e como Ele nos defenderá, pois somos seus servos e Ele é o nosso Senhor. Porém, Ele não age sem a Sua Santa Palavra. Tudo o que Ele faz é baseado na Palavra Fiel Dele, a Bíblia. O capítulo da Bíblia conhecido como o capítulo da Palavra de Deus é o Salmo 119. O Salmo 119 oferece defesas para o crente. 

Andar na lei do Senhor é a única forma de alguém andar retamente e andar desse modo é uma fonte de contentamento. Ninguém pode andar retamente, como Deus deseja, sem meditar na Palavra. A palavra hebraica para buscar é “darash”. É uma insistência em procurar por uma resposta. O v.2 enfatiza que essa busca deve ser realizada de todo o coração (v.2). Com toda a força, excessivamente. Nunca vamos exagerar em ser diligente, esforçado para observar a Palavra de Deus. O manejo de qualquer instrumento exige a diligência. Ninguém fica bom em nada se não houver esforço e até sacrifício. Estudar a Palavra de Deus exige muito esforço e paciência. 

A Bíblia interpreta a própria Bíblia, mas ela não se interpreta sozinha. É necessário ler, meditar, estudar, esforçar-se para adquirir conhecimento. Aquele que pratica a iniquidade não pode suportar a Palavra de Deus, pois como alguém disse: “Ou este livro me afasta do pecado ou o pecado me afasta deste livro”. O pecado nos afasta de Deus e Sua Palavra. Alguns gastam muito tempo estudando livros que tentam explicar a Bíblia, mas gastam pouco tempo estudando a própria Bíblia.


Sugestão de Leitura da Semana: ATAÍDE, Romulo; MUNIZ, Sidney; PEREIRA, Leonardo; ROGÉRIO, Marcos. Comentário Bíblico Evangelho Avivado Volume 1 - Antigo Testamento. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário