terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2020 - Capítulo 5 - Louvemos ao Senhor

 


Comentarista: Eliezér Gomes



Texto Bíblico Base Semanal: Salmos 146.1-10 

1. Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor.
2. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo.
3. Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
4. Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
5. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.
6. O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;
7. O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados.
8. O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos;
9. O Senhor guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
10. O Senhor reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao Senhor.

Momento Interação

É possível perceber pela Bíblia que toda a criação louva o seu criador. Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por nós. Deus em sua infinita Grandeza e em seus atos de poder estabeleceu uma relação com os seus filhos, que está para além da individualidade de cada um. O homem e os anjos, o sol e a lua, a terra e as estrelas, toda a criação, louva ao Senhor. “Pois Ele ordenou e eles foram criados”. Nenhum de nós estaria aqui hoje se Deus não tivesse ordenado isso. Vemos a criação, o sol e a lua, as estrelas e a natureza, porque Deus ordenou e eles foram criados. Sim, iremos declarar o seu louvor! Sim, vamos louvar ao nosso Deus Criador! 

Introdução

A defesa do crente quando está confuso (envergonhado, confuso, desapontado) é a Palavra de Deus. Simplesmente ler a Bíblia e refletir nos versículos nos dá coragem para enfrentar a situação constrangedora, seja ela qual for. O verdadeiro louvor vem de uma compreensão da Palavra. Muitos que tentam louvar a Deus, mas não amam a Sua Palavra, são apenas cantores, mas sem louvor. Nem todos conhecem a situação de desamparo, mas novamente só a Palavra de Deus pode amparar alguém que está passando por desprezo. Deus também sabe desamparar quando precisamos aprender algo de Sua Pessoa maravilhosa. Para buscar o Senhor precisamos buscar a Sua Palavra. É a nossa defesa contra o desamparo. É maravilhoso dizer em palavras simples para alguém que Deus a ama e que ela precisa se voltar para Deus para encontrar misericórdia no Seu Filho Jesus Cristo. Não é tão fácil para muitos crentes fazer isto. Não há curso de evangelismo que ensine a testemunhar. A motivação não está nem na prática, mas no estudo da Palavra de Deus. A vergonha é o grande inimigo para testemunhar e a defesa para isto é meditar na Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos deixa tão aliviados e descansados que a sensação é como alguém com muitas riquezas sem ter preocupações com suas finanças.

I. O Perigo dos Modismos na Adoração e no Louvor

Não é possível ignorar os processos de mudanças no louvor e adoração nos cultos públicos da igreja brasileira nestes últimos anos. Muitos pontos positivos como maior participação congregacional, maior devoção, centralidade de Jesus, maior interesse em se estudar sobre o assunto, proliferação de encontros e congressos sobre o tema, contrastam com os modismos e modelos que aportam em nosso país levando os irmãos à uma adoração alienada da realidade da vida, da mente, da razão, com forte apelo emocional, e muito antropocêntrica. Afinal, tudo está relacionada à “imagem” do ministro, do artista, da “unção ou carisma” que parece ter, do sucesso que ele tem, do recorde de vendagem de seus produtos, etc. Pouca relação com a integridade pessoal de uma vida reta, séria e coerente diante do Pai. Ouvi de uma diretora de gravadora que o que importa é a imagem, o que se vende através de uma boa mídia, já que o povo evangélico tá nem aí para o resto. Não importa a vida dos ministros ou artistas!
Mas não podemos esquecer que Deus é criativo e age diferente em diversos lugares, respeitando as pessoas, suas histórias, suas culturas. Deus não está a serviço de uma tendência de globalização, de o que é bom na Austrália, Reino Unido e Toronto é bom para o sertão brasileiro, para a América Latina e para a igreja no Quênia. Que os missiólogos digam amém! Muitos destes modelos já tem de saída, no mínimo, motivações dúbias, ainda mais quando aportam em nosso país com suas estruturas empresariais logo após seus congressos e encontros, para “venderem” seus produtos e artistas para nós. Nós que, além de “ministério”, somos também seus mercados e clientes em potencial. E quando se mistura ministério e negócios, como vemos na história da igreja, o resultado é quase sempre catastrófico para a igreja e para o reino de Deus.

II. A Igreja deve Louvar ao Senhor

Louvor, ou o ato de louvar, é reconhecer o bem que recebemos, ou a bondade de alguém. Podemos prestar louvor a muitas pessoas, porém só Deus é digno de nosso louvor com adoração: “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” (Rm 11.36). Ao contrário do que muitos pensam, o louvor é diferente da adoração. Pois adoração significa dedicar todo seu amor e vida a Deus, e o louvor é uma das maneiras pelas quais adoramos a Deus. Expressando o nosso amor e gratidão pela vida e por tudo o que o Senhor fez por nós. Pois de graça recebemos tudo e de graça somos salvos, por meio do sacrifício de Jesus.

O louvor e a adoração começam em nosso interior, com pensamentos e atitudes, que podem ser expressos de várias maneiras, como vamos observar mais a frente. A música é tema central quando falamos de louvor, pois é uma das principais maneiras que utilizamos quando nos reunimos como igreja para louvar a Deus. Um dos motivos disso, é que a música possui uma natureza unificadora, por meio dela toda a igreja, em uma só voz, expressa sua gratidão e necessidade de Deus. De nada adianta, no entanto, cantar e tocar instrumentos quando em nosso coração, não sentimos a gratidão e o amor real por nosso salvador. Também é verdade que a manifestação do louvor é essencial.

Ao manifestarmos a nossa adoração e o nosso louvor, o mundo descobre sobre o amor do Senhor. Como diz Jesus em Mateus 5.15,16: […] “ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Além de glorificar a Deus, o nosso louvor é capaz de realizar muitas coisas em nossas vidas e em nossos irmãos.

Quando repartimos o que temos com os necessitados estamos glorificando a Deus. A Bíblia ensina que somos a imagem e semelhança do nosso Deus, e que devemos cuidar de nossos irmãos, sem pensar no benefício próprio. Cuidamos de nossos irmãos porque o Senhor cuidou de nós quando estávamos perdidos e desabrigados, sem nos cobrar nada. Quando agimos em obediência e imitando nosso mestre, glorificamos o seu nome e o louvamos com nossa vida. Quando confessamos a nossa Fé no Senhor, estamos honrando o seu nome e manifestando nossa gratidão por tudo o que Ele fez por nós. Nossos lábios devem sempre contar as maravilhas que recebemos de Deus e expressar a alegria que temos pela misericórdia que Ele teve conosco. Deus nos fez para adorá-lo em Espírito e em verdade.

Enquanto aguardamos o retorno de Cristo, devemos louvá-lo com nossas vidas. Pois Ele nos escolheu para manifestar louvor por nosso libertador. Há um propósito de que nós, que esperamos a Cristo, louvemos a sua glória.

III. A Adoração ao Senhor em Ações de Graças

Adoração se tornou um grande negócio. Cantores “gospel” fazem seus shows e cobram cachês que frequentemente passam em muito o valor anual dos salários dos seus fãs. Até alguns padres se tornaram astros procurados para participar em programas de televisão e grandes eventos. Como qualquer outro negócio, as pessoas que oferecem esse “serviço” precisam agradar aos clientes, os “fiéis” que pagam os ingressos. Chega ao ponto que a única diferença entre a adoração e os shows comuns de música “secular” se encontra nas letras das músicas. Se só olhar para os artistas e suas plateias batendo palmas, tocando vários instrumentos, dançando e até usando roupas e movimentos sensuais, se torna impossível distinguir entre alguns shows de rock ou funk e a suposta adoração de pessoas que se dizem servos do Senhor.

A questão não é o que agrada a mim. A questão é o que agrada a Deus! Nossa adoração ao Senhor deve ser baseada na palavra que ele revelou no Novo Testamento. As instruções do Antigo Testamento, com sacerdotes especiais, sacrifícios de animais, dízimos e a obrigação de comemorar várias festas em Jerusalém, foram dadas aos israelitas e vigoravam até Jesus (Gl 3.23-25). Nosso serviço, porém, é governado pela Nova Aliança de Cristo. Observemos a simplicidade de louvor no Novo Testamento.

Paulo e Silas passaram uma noite na cadeia por causa da sua fé, e cantaram louvores a Deus: “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam” (At 16.25). Quando Paulo corrigiu vários erros na igreja de Corinto, ele frisou a importância de participar do louvor com entendimento: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (1 Co 14.15). As instruções de Paulo sobre o louvor enfatizam o entendimento e a participação ativa do coração e da voz do adorador: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5.19); “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”(Cl 3.16).

IV. Tudo que tem fôlego, Louve ao Senhor!

Se você pesquisar o significado da palavra Louvar no antigo testamento, você vai encontrar o seguinte significado para ela: hãlal do hebraico, que em sua forma ativa quer dizer: “gloriar-se”. Ainda, afirma-se que não só todas as coisas vivas, mas todas as coisas criadas, inclusive o Sol e a Lua, são convocados a louvar a Deus. Salmos 148: "Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu" (Sl 148.2-5,13).
 A palavra hãlal é a origem de “aleluia”, expressão hebraica de “louvor” a Deus. O hebraico “aleluia” é traduzido em geral por “Louvai ao Senhor!” O que isso quer dizer? Que muito além de observar a criação, devemos louvar a Deus, dar Glória ao seu nome, como tudo o que somos e temos. Quando você faz algo, por exemplo, a uma pessoa necessitada, muito além da atitude de ajudar alguém, mas ao implantar no seu dia algo que Deus nos criou para ser (uma família com muitos filhos parecidos com Jesus), você está glorificando o nome dele. Os pássaros que observamos e os peixes, e muitas outras criações de Deus como a própria natureza, só me fizeram ver a simplicidade de louvar a Deus. É ser você mesmo enxertado em Jesus Cristo, a videira onde nós como ramos devemos dar nossos frutos.

Louvar a Deus é muito além de cantar canções que exaltam o nome dele e se encher de emoções ao ouvi-las, louvar a Deus é simplesmente romper com as “formas” que muitos cristãos criam para adorá-lo. Deus em sua multiforme graça nos possibilita louvarmos a ele com tudo que somos. Você não precisa estar em um altar para louvar a ele, ou no meio de dezenas, centenas ou milhares de pessoas cantarolando: Santo... Santo...Santo (Essa pode ser uma das forma de adorá-lo). Louvar a ele é reconhecer que tudo que ele criou foi para a glória Dele mesmo. Se esvaziar de si mesmo, mergulhar na grandeza que só há nele!

Louvá-lo é reconhecer que você não é nada além daquilo que ele te criou para ser; que tudo que você pensa que faz para agradá-lo, não se compara com o verdadeiro propósito para o qual você foi criado, chamado e separado para ser. Se você não sabe qual o propósito para o qual ele te criou, busque-o, peça a ele que esse propósito se torne real em sua vida e se desfaça de tudo aquilo que você acredita ser o correto para louvá-lo.

Conclusão

Louve ao Senhor em cada atitude que você tenha e que seja semelhante às atitudes que Jesus teve em sua jornada nessa terra. Deseje ser como ele, pratique seus ensinamentos, seja uma árvore de bons frutos. Quando essa pratica se tornar parte de nós, na forma em que Deus nos criou para ser, seremos como os pássaros que dão louvor ao criador, de forma simples, mas dentro do propósito que foram criados para ser. Eles simplesmente louvam porque toda a glória deve ser dada ao nosso criador. “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR...” Você tem louvado o seu criador, você tem glorificado a ele com a sua vida? Louvemos a Deus com tudo que temos e somos, e que estejamos sob e encontremos a sua vontade e o propósito pelo qual fomos chamados para glorificar o seu nome!



Sugestão de Leitura da Semana: SANTOS, Matheus. O Viver do Cristão. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário